O sentido da visão e a água
Objetivos:
*estimular o sentido da visão através das cores;
*perceber que a água é incolor, não tem cor;
*utilizar-se de diferentes tintas para colorir a água;
*aprimorar a oralidade da criança;
*estimular a coordenação motora fina;
*nomear e reconhecer cores;
*compreender a importância do sentido da visão para identificação das cores.
Observar a água em um recipiente transparente conversando sobre a cor que ela possui.
Estimular a criança a falar sobre seus conhecimentos referentes a água (no café, chuva, sucos, etc) e como ela muda de cor.
Distribuir em copos descartáveis pequenas quantias água pura.
Propor para as crianças a transformação da água acrescentando ingredientes que a deixem colorida (tinta guache azul, amarela, preta, verde, vermelha e café).
Nomear os copos com tarjas, distribuindo entre as crianças.
Cada uma terá um ingrediente para fazer a mistura, salientando a forma de mexer e os cuidados.
Roda de observação das cores onde cada um troca o copo com o colega.
Análise oral das cores criadas (forte, fraca, diferente, com cheiro ou sem cheiro, parecidas...).
Colorir a folha observando as cores em cada quadro respectivo.
Comparar a cor formada no copo e a cor na folha após a pintura (ficaram iguais, diferentes, como, por que).
Nenhum comentário:
Postar um comentário