Histórico

A Escola Municipal Taquaral, localizada da comunidade de Linha Taquaral, município de Presidente Castello Branco, passou por muitas mudanças até ser o que é hoje. Mudanças estas, físicas, organizacionais, pedagógicas e de denominação.
Sua história no ano de 1937, quando o senhor Carlos Fries, morador da referida comunidade, iniciou seu trabalho docente. Como não havia ainda, uma escola construída, trabalhava em um paiol, onde hoje se localiza a propriedade da senhora Anair Torim Zeni.
O professor Carlos Fries, era filho de Felipe Fries e Juliana Pilce Fries, nasceu no dia 29 de novembro de 1892 em Nova Petrópolis, permanecendo na comunidade por várias décadas, falecendo no dia 7 de outubro de 1962 na cidade de Ipira.
Muitos alunos participavam das aulas em Linha Taquaral, que tratavam principalmente de atividades de leitura, escrita e as quatro operações matemáticas. Devido a grande demanda pelas aulas e sendo o espaço restrito para a realização da mesma, em 1938, os pais dos alunos e demais senhores da comunidade, construíram a primeira escola, num terreno retangular, doado pela sociedade de Linha Taquaral, num perímetro total de 236 metros, com aproximadamente 3.285 m².
A escola era de madeira, sem repartições e com janelas grandes. Sua cobertura também era de madeira, típico da região e anos depois foi trocada pela telha de barro. A escola recebeu o nome de Escola Virgilio Vargas de Taquaral em homenagem ao Deputado Estadual desta época, sendo que a escola era administrada pela esfera estadual.
Nesta escola, o lanche era levado de casa pelos alunos geralmente lanches naturais, principalmente batata-doce, pão com geléia caseira e frutas cultivadas neste período.
Como as terras onde a escola localizava-se pertenciam ao município de Campos Novos, a mesma passou a ele pertencer, embora a entidade mantedora, fosse o Estado.
Assim como as terras que hoje fazem parte do município de Presidente Castello Branco, passaram por várias jurisdições de outros municípios, a que a escola também pertenceu. Depois de Campos Novos, pertenceu ao município de Capinzal, após Piratuba, Ipira e conseqüentemente, Ouro, Distrito de Dois Irmãos e finalmente Presidente Castello Branco.
Segundo dados da 10ª CRE, hoje GERED, somente no ano de 1947, mais especificamente no dia 08 do mês de abril, a Escola oficializou-se como Instituição, através do Decreto SED, n° 003/1947 tendo iniciado com atividades de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental, embora já estivesse funcionando oficialmente, desde 15 de fevereiro de 1945. Somente no dia 23 de maio de 1984, oficializou-se o trabalho com a pré-escola, através da Lei n° 462/1984.
Neste período, a comunidade era formada por inúmeras famílias, sendo estas compostas por um grande número de indivíduos, logo, a procura pela escola, era positiva e muitas vezes, as classes chegavam a ter 50 alunos por série.
Sua nomenclatura também sofreu mudanças no decorrer dos anos. Depois de seu nome inicial, a Escola Virgílio Vargas de Taquaral, recebeu o nome de Escola Mista de Taquaral e por fim de Escola Isolada Taquaral. Atualmente registrada como: Escola Municipal Taquaral.
O professor Carlos Fries, embora tenha se aposentado em 1959, trabalhou na escola até 1961, vindo a falecer no ano seguinte. Sua filha Frida Fries, que já trabalhava com ele, continuou lecionando até o ano de 1966.
Desde então, muitos foram os profissionais de educação que trabalharam na escola.  No ano de 1981, uma nova escola foi construída, desta vez de alvenaria. 
A escola foi ampliada, aproximadamente no ano de 1988, ganhando em sua estrutura física, mais uma sala de 48m².
A demanda por matrículas ainda era significativa, embora tivesse uma aparente queda, por muitos filhos de agricultores buscarem uma forma de viverem nos centros urbanos.
 Atualmente, a escola atende alunos da Educação Infantil de 2 anos e 6 meses a 05 anos e do Ensino Fundamental de 09 anos Anos/Iniciais 1º ao 4º ano, atendendo os alunos do Ensino Fundamental na característica de turma multisseriada, ou seja, a mesma professora atende todos os alunos do 1º ao 4º ano em uma mesma sala e mesmo período, com planejamento específico para cada ano a partir do tema trabalhado.  
Funciona no período vespertino das 13hs as 17hs. Conta com um quadro de 03 funcionárias; 01 professora regente que atende os alunos da Educação Infantil, 01 professora que atende alunos do 1º ao 4º ano e 01 merendeira/auxiliar de serviços gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...