Atividades Pedagógicas Educação Infantil

As Centopeias

Atividades realizadas na Escola Municipal Taquaral visarão desenvolver a imaginação, criatividade, noção de espaço,  manipulação de texturas, desenhar utilizando a relação figura-fundo, reconhecer e identificar cores, colorir dentro dos limites, ampliar desenhos da fase de garatujas para construções de registros mais ordenados, cantar, escutar e dramatizar. 
Vídeos que foram assistidos, cantados e dramatizados.





 


Todos contra o mosquito Aedes eagypti

Alunos cantando a paródia: 

MELÔ DO MOSQUITO DENGOSO

MELODIA: A BARATA DIZ QUE TEM

O MOSQUITO DIZ QUE QUER
COM UM BEIJO LHE AGRADAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE QUER LHE ATACAR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELE QUER LHE ATACAR.

O MOSQUITO DIZ QUE VAI
UM DIA LHE CONQUISTAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE QUER É LHE MATAR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELE QUER É LHE MATAR.

ESSA FÊMEA TÃO LEVADA
DIZ QUE NA ÁGUA VAI BRINCAR
É MENTIRA DA VAMPIRA
ELA VAI É PROCRIAR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELA VAI É PROCRIAR.

O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
NÃO É NADA DE ASSUSTAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR

SÓ DEZ DIAS É QUE GASTAM
OS OVINHOS PRA CHOCAR
FIQUE ESPERTO E SE CUIDE
PARA O MOSQUITO MATAR.
HÁ! AH! AH!
OH! OH! OH!
PARA O MOSQUITO MATAR.

NOS PNEUS, GARRAFAS VELHAS
ÁGUA LIMPA E PARADA
LÁ ESTÁ O GRANDE PERIGO
A LARVINHA ESGANADA.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
A LARVINHA ESGANADA.

O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
VAI LHE DAR É MUITO AMOR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE TRAZ É MUITA DOR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELE TRAZ É MUITA DOR.


Dobradura do mosquito a partir de círculos:







SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A HISTÓRIA: VIVIANA, A RAINHA DO PIJAMA 


A presente sequência foi planejada pelas professoras: Carina Wolf, Claudenice Fernandes Borges, Juliana Bonotto, Leila Frigo Bet, Luana Azevedo Rodrigues, Lucia Bernardi, Vandira Cervelin. 
TURMAS: Multisseriada - Maternal I, Maternal II, Pré I, Pré II.
TEMA: Histórias “Viviana a Rainha do pijama” de Steve Webb.
TEMPO ESTIMADO:  Uma semana e dois dias ou o tempo que necessitar.
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Linguagem oral e escrita, conhecimentos sociais e naturais, Conhecimentos lógicos matemáticos, artes e música.
CONTEÚDOS:
CONHECIMENTOS LÓGICOS MATEMÁTICOS:
- Números;
- Quantidades;
- Sequência;
- Cores;
- Classificação;
- Receitas;
- Coordenação motora;
- Gráfico;
- Horários;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
- Interpretação textual;
- Hipótese de escrita;
- Pseudoleitura;
- Letras;
- Nome dos animais;
- Gêneros textuais;
- Interpretação de mapa;
- Poesia;
- Meios de comunicação;
CONHECIMENTOS NATURAIS E SOCIAIS:
- Corporeidade;
- Animais: característica;
- Habitat;
- Tipos de festa;
- História do pijama;
- Preservação da fauna;
MÚSICA:
- Som dos animais;
- Cantigas;
ARTES:
- Imitação dos animais;
- Modelagem em massinha;
- Brincadeiras imaginarias;
- Faz de conta;
- Releitura;
- Maquete;
OBJETIVOS:
- Trabalhar diferentes gêneros textuais;
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
- Classificar os pijamas de acordo com o tamanho, cor, estação, gênero;
- Identificar no mapa mundi a localização dos habitat natural de cada animal e sua classificação;
- Ampliar o vocabulário e a construção da escrita por meio de palavras contidas na história;
- Relembrar os meios de comunicação utilizados no cotidiano;
- Reconhecer os tipos de festas no município;
- Compreender a importância do respeito com os animais;
- Realizar a releitura da obra “O Quarto de Van Gogh”.
- Construir a maquete de um quarto;
- Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
- Produzir uma receita contendo frutas;
ROTINA DIÁRIA:
- Recepção das crianças: 13h: 00min.
- Momento Cívico (cada quinze dias).
- Preenchimento do calendário temporal:
- Em que dia estamos?
- Que dia da semana é hoje?
- Em que mês estamos?
- Como faço esses números com o material dourado?
- O tempo está: chuvoso? Nublado? Ensolarado?
- Quem é o ajudante?
- Organização dos horários através do relógio dos animais.
- Roda de conversa sobre o tema ministrado.
- Educação física (Terça-feira 13h: 00min as 14h: 05min e Quinta-feira 15h: 45min ás 16h: 55min).
- Oficinas (Quarta-feira 15h: 25min as 16h:10min, sexta-feira 15h: 25min as 16h:10min)
- Higienização das mãos.
- Lanche: 14h: 30min.
- Escovação dos dentes: 14h: 45min.
- Descanso: 45min.
- 2ª Lanche.
- Despedidas 17h: 00min.
METODOLOGIA:
1ª DIA
- Preparar um cartaz com a seguinte frase: “Você não imagina quem está para chegar! Ela irá lhe convidar para uma incrível viagem pelo reino animal!
 - Explorar o cartaz por meio de questionamentos: 
* O que estamos vendo neste cartaz? 
* Que animais aparecem nele? 
* O que a personagem está vestindo? 
* Vocês conhecem algum destes animais pessoalmente? 
* Vocês tem algum em suas casas?
- Assistir o vídeo da história “Viviana e Rainha do Pijama” gravado pelas professoras; 


 - Discutir com os alunos sobre os pijamas, animais, meio de comunicação.... 
- Fazer o mapa do corpo humano, pintar, recortar os animais e colar como o dá história Viviana a rainha do pijama.

2ª DIA
- Confeccionar o mapa Mundi em papel pardo e localizar os animais colando os mesmos conforme seu habitat; alimentação, características, (vertebrados, invertebrados...) classificação (mamífero, aquáticos, aéreos, terrestres, ...) cuidados...


- Atividade de registro: 
* Pré II: Fazer termo a termo com o nome dos animais e da Viviana; 
* Pré I: Primeiro com letras móveis escrever o nome de cada animal contido na história e depois repassar no caderno e desenhar os personagens.
* Maternal II: Letra inicial dos nomes dos animais
Exploração do nome dos personagens com as letras móveis:
                              
3ª DIA
- Contar o livro Viviana a Rainha do pijama.
- Caça ao tesouro, esconder as imagens dos animais da história Viviana a Rainha do Pijama pelo pátio da escola, os alunos deveram localizar os mesmos.
- Atividade de Registro:
* PRÉ I: Quantidades de patas de cada animal, soma das patas de dois animais. 
MATERNAL I e  II: contar as patas e colar uma bolinha de papel crepom para cada pata correspondente.
 * PRÉ II: fazer a soma das patas dos animais.
 Em seguida cada aluno receberá um pequeno pedaço de papel, neste deverão desenhar o seu animal favorito, um aluno por vez, apresentará o seu desenho para os demais colegas explicando o porquê gostou mais de determinado animal
- Por último será construído o gráfico de barras coletivo dos animais preferidos da turma.
- Assistir o vídeo que fala da classificação dos animais (Baby Ehinsten).  Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LPCHh4XTuH4
4ª DIA
- Contar a história Viviana a rainha do Pijama com slides.
- Trabalhar o gênero carta, conversar com as crianças sobre antigamente:
* Que o meio de comunicação era a carta;
* Como funcionava para se mandar uma carta;
* O que precisa para fazer uma carta;
* Quais os endereços de uma carta;
* Quais os meios de comunicação de agora...
- Fazer um carta coletiva contando sobre a história... se estão gostando da história.... qual foi o animal que os alunos mais gostaram e pedir sobre o que estão trabalhando. (professora atua como escriba) junto com a carta enviar uma foto da turma.
(cartas recebidas das escolas municipais)
*Atividade de registro sobre os meios de comunicação...
Pré II: cruzadinha dos meios de comunicação
 Pré I:
 Maternal II:

Maternal I: Explorar os meios de comunicação através de brincadeira.
 5ª DIA
Conversar sobre os horários de dormir: quantas horas precisamos dormir? Porque precisamos dormir? 
Questionar as crianças:
Que horas vocês vão dormir?
Que horas vocês acordam?  
 - Apresentar a obra “ O  quarto” de Van Gogh. 
Questioná-los:
* Quais os desenhos que aparecem nesta obra?  
Quantas cadeiras possuem? 
 Qual a cor das cadeiras? 
 A cama é de solteiro ou casal?
* Qual a cor das paredes?  
Entregar uma folha A4 para cada criança. Elas deveram realizar a releitura da obra usando tinta guache. 
6ª DIA 
 - Relembrar a importância da rotina diária, tanto em casa, quanto na escola. 
 - Fazer a maquete de um quarto (cama, guarda roupa, coberta, caixa de brinquedos, travesseiro). As crianças ajudaram a encapar as caixinhas, desenhar nelas e depois organizaram como é um quarto o que encontramos nele.
7ª DIA  
Neste dia cada aluno trará seu pijama de casa, cada crianças deverá apresentar o seu pijama aos colegas, falando sobre os desenhos estampados em seu pijama, porque gosta deste pijama. 
Realizar com os alunos a classificação dos pijamas, separando por cor, tamanho, curto ou longo, de verão ou inverno...

Os alunos deveram vestir seus pijamas sozinhos, com esta atividade poderemos perceber os alunos que já tem a independência desse ato, os que não conseguirem a professora os ajuda.  
Realizar um desfile.  
 - Dançar diversas músicas durante a festa - 5 macaquinhos pulavam na cama –Xuxa imitando os animais – pescoço da girafa – Ted o polvo – Eu conheço um jacaré –canção da bicharada – o Sitio do seu Lobato... 
- Brincadeira: dança da cadeira.
Nesse dia, como lanche faremos pipoca doce e um espetinhos de fruta com maçã, banana, mamão, laranja para degustarem durante a festa do pijama. 



Assistir ao filme Madagascar.


ATIVIDADE PEDAGÓGICA - REDES DE APRENDIZAGENS - PROINFO EDUCAÇÃO INFANTIL

            No último encontro do curso de redes de Aprendizagens – PROINFO conhecemos o site  http://www.educopedia.com.br/ sendo ele muito enriquecedor, pois podemos encontrar vários assuntos, planos e atividades. Realizei na  Educação Infantil com as turmas Maternal III, Pré I e Pré II, utilizei o tema Pingo de tinta neste tem jogos, videos de histórias e músicas trabalhamos  sobre as cores, sendo o plano foi que este foi adaptado de acordo com a idade de cada aluno.
Fotos:
 
 Brincadeira caça ao tesouro.

Caixa Surpresa com tubos de tintas.


 Misturando as cores primárias.
Atividade Pedagógica.
 Assistindo o vídeo "Bom dia todas as cores".
                                                                             Fazendo a massinha de modelar.

 As crianças ajudando na massinha.
Brincando com a massinha depois de pronta.







        










Jogando o jogo das cores.                                                                 Cursistas Carina e Claudete.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...