As Centopeias
Atividades realizadas na Escola Municipal Taquaral visarão desenvolver a imaginação, criatividade, noção de espaço, manipulação de texturas, desenhar utilizando a relação figura-fundo, reconhecer e identificar cores, colorir dentro dos limites, ampliar desenhos da fase de garatujas para construções de registros mais ordenados, cantar, escutar e dramatizar.
Vídeos que foram assistidos, cantados e dramatizados.
Todos contra o mosquito Aedes eagypti
Alunos cantando a paródia:
MELÔ DO MOSQUITO DENGOSO
MELODIA: A BARATA DIZ QUE TEM
O MOSQUITO DIZ QUE QUER
COM UM BEIJO LHE AGRADAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE QUER LHE ATACAR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELE QUER LHE ATACAR.
O MOSQUITO DIZ QUE VAI
UM DIA LHE CONQUISTAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE QUER É LHE MATAR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELE QUER É LHE MATAR.
ESSA FÊMEA TÃO LEVADA
DIZ QUE NA ÁGUA VAI BRINCAR
É MENTIRA DA VAMPIRA
ELA VAI É PROCRIAR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELA VAI É PROCRIAR.
O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
NÃO É NADA DE ASSUSTAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR
SÓ DEZ DIAS É QUE GASTAM
OS OVINHOS PRA CHOCAR
FIQUE ESPERTO E SE CUIDE
PARA O MOSQUITO MATAR.
HÁ! AH! AH!
OH! OH! OH!
PARA O MOSQUITO MATAR.
NOS PNEUS, GARRAFAS VELHAS
ÁGUA LIMPA E PARADA
LÁ ESTÁ O GRANDE PERIGO
A LARVINHA ESGANADA.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
A LARVINHA ESGANADA.
O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
VAI LHE DAR É MUITO AMOR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE TRAZ É MUITA DOR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELE TRAZ É MUITA DOR.
A presente sequência foi planejada pelas professoras: Carina Wolf, Claudenice Fernandes Borges, Juliana Bonotto, Leila Frigo Bet, Luana Azevedo Rodrigues, Lucia Bernardi, Vandira Cervelin.
TURMAS: Multisseriada - Maternal I, Maternal II, Pré I, Pré II.
TEMA: Histórias “Viviana a Rainha do pijama” de Steve Webb.
TEMPO ESTIMADO: Uma semana e dois dias ou o tempo que necessitar.
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Linguagem oral e escrita, conhecimentos sociais e naturais, Conhecimentos lógicos matemáticos, artes e música.
CONTEÚDOS:
CONHECIMENTOS LÓGICOS MATEMÁTICOS:
- Números;
- Quantidades;
- Sequência;
- Cores;
- Classificação;
- Receitas;
- Coordenação motora;
- Gráfico;
- Horários;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
- Interpretação textual;
- Hipótese de escrita;
- Pseudoleitura;
- Letras;
- Nome dos animais;
- Gêneros textuais;
- Interpretação de mapa;
- Poesia;
- Meios de comunicação;
CONHECIMENTOS NATURAIS E SOCIAIS:
- Corporeidade;
- Animais: característica;
- Habitat;
- Tipos de festa;
- História do pijama;
- Preservação da fauna;
MÚSICA:
- Som dos animais;
- Cantigas;
ARTES:
- Imitação dos animais;
- Modelagem em massinha;
- Brincadeiras imaginarias;
- Faz de conta;
- Releitura;
- Maquete;
OBJETIVOS:
- Maquete;
OBJETIVOS:
- Trabalhar diferentes gêneros textuais;
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
- Classificar os pijamas de acordo com o tamanho, cor, estação, gênero;
- Identificar no mapa mundi a localização dos habitat natural de cada animal e sua classificação;
- Ampliar o vocabulário e a construção da escrita por meio de palavras contidas na história;
- Relembrar os meios de comunicação utilizados no cotidiano;
- Reconhecer os tipos de festas no município;
- Compreender a importância do respeito com os animais;
- Realizar a releitura da obra “O Quarto de Van Gogh”.
- Construir a maquete de um quarto;
- Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
- Produzir uma receita contendo frutas;
ROTINA DIÁRIA:
- Recepção das crianças: 13h: 00min.
- Momento Cívico (cada quinze dias).
- Preenchimento do calendário temporal:
- Em que dia estamos?
- Que dia da semana é hoje?
- Em que mês estamos?
- Como faço esses números com o material dourado?
- O tempo está: chuvoso? Nublado? Ensolarado?
- Quem é o ajudante?
- Organização dos horários através do relógio dos animais.
- Roda de conversa sobre o tema ministrado.
- Educação física (Terça-feira 13h: 00min as 14h: 05min e Quinta-feira 15h: 45min ás 16h: 55min).
- Oficinas (Quarta-feira 15h: 25min as 16h:10min, sexta-feira 15h: 25min as 16h:10min)
- Higienização das mãos.
- Lanche: 14h: 30min.
- Escovação dos dentes: 14h: 45min.
- Descanso: 45min.
- 2ª Lanche.
- Despedidas 17h: 00min.
METODOLOGIA:
1ª DIA
- Preparar um cartaz com a seguinte frase: “Você não imagina quem está para chegar! Ela irá lhe convidar para uma incrível viagem pelo reino animal!
- Explorar o cartaz por meio de questionamentos:
* O que estamos vendo neste cartaz?
* Que animais aparecem nele?
* O que a personagem está vestindo?
* Vocês conhecem algum destes animais pessoalmente?
* Vocês tem algum em suas casas?
- Fazer o mapa do corpo humano, pintar, recortar os animais e colar como o dá história Viviana a rainha do pijama.
- Confeccionar o mapa Mundi em papel pardo e localizar os animais colando os mesmos conforme seu habitat; alimentação, características, (vertebrados, invertebrados...) classificação (mamífero, aquáticos, aéreos, terrestres, ...) cuidados...
- Atividade de registro:
3ª DIA
- Contar o livro Viviana a Rainha do pijama.
- Caça ao tesouro, esconder as imagens dos animais da história Viviana a Rainha do Pijama pelo pátio da escola, os alunos deveram localizar os mesmos.
- Atividade de Registro:
* PRÉ I: Quantidades de patas de cada animal, soma das patas de dois animais.
* MATERNAL I e II: contar as patas e colar uma bolinha de papel crepom para cada pata correspondente.
* MATERNAL I e II: contar as patas e colar uma bolinha de papel crepom para cada pata correspondente.
* PRÉ II: fazer a soma das patas dos animais.
- Em seguida cada aluno receberá um pequeno pedaço de papel, neste deverão desenhar o seu animal favorito, um aluno por vez, apresentará o seu desenho para os demais colegas explicando o porquê gostou mais de determinado animal.
- Em seguida cada aluno receberá um pequeno pedaço de papel, neste deverão desenhar o seu animal favorito, um aluno por vez, apresentará o seu desenho para os demais colegas explicando o porquê gostou mais de determinado animal.
- Por último será construído o gráfico de barras coletivo dos animais preferidos da turma.
- Assistir o vídeo que fala da classificação dos animais (Baby Ehinsten). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LPCHh4XTuH4
4ª DIA
- Contar a história Viviana a rainha do Pijama com slides.
- Trabalhar o gênero carta, conversar com as crianças sobre antigamente:
* Que o meio de comunicação era a carta;
* Como funcionava para se mandar uma carta;
* O que precisa para fazer uma carta;
* Quais os endereços de uma carta;
* Quais os meios de comunicação de agora...
- Fazer um carta coletiva contando sobre a história... se estão gostando da história.... qual foi o animal que os alunos mais gostaram e pedir sobre o que estão trabalhando. (professora atua como escriba) junto com a carta enviar uma foto da turma.
*Atividade de registro sobre os meios de comunicação...
5ª DIA
- Conversar sobre os horários de dormir: quantas horas precisamos dormir? Porque precisamos dormir?
- Questionar as crianças:
* Que horas vocês vão dormir?
* Que horas vocês acordam?
* Quais os desenhos que aparecem nesta obra?
* Quantas cadeiras possuem?
* Qual a cor das cadeiras?
* A cama é de solteiro ou casal?
* Qual a cor das paredes?
- Entregar uma folha A4 para cada criança. Elas deveram realizar a releitura da obra usando tinta guache.
6ª DIA
- Relembrar a importância da rotina diária, tanto em casa, quanto na escola.
- Fazer a maquete de um quarto (cama, guarda roupa, coberta, caixa de brinquedos, travesseiro). As crianças ajudaram a encapar as caixinhas, desenhar nelas e depois organizaram como é um quarto o que encontramos nele.
- Neste dia cada aluno trará seu pijama de casa, cada crianças deverá apresentar o seu pijama aos colegas, falando sobre os desenhos estampados em seu pijama, porque gosta deste pijama.
- Realizar com os alunos a classificação dos pijamas, separando por cor, tamanho, curto ou longo, de verão ou inverno...
- Os alunos deveram vestir seus pijamas sozinhos, com esta atividade poderemos perceber os alunos que já tem a independência desse ato, os que não conseguirem a professora os ajuda.
- Realizar um desfile.
- Dançar diversas músicas durante a festa - 5 macaquinhos pulavam na cama –Xuxa imitando os animais – pescoço da girafa – Ted o polvo – Eu conheço um jacaré –canção da bicharada – o Sitio do seu Lobato...
- Brincadeira: dança da cadeira.
- Nesse dia, como lanche faremos pipoca doce e um espetinhos de fruta com maçã, banana, mamão, laranja para degustarem durante a festa do pijama.
- Assistir ao filme Madagascar.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA - REDES DE APRENDIZAGENS - PROINFO EDUCAÇÃO INFANTIL
No último encontro do curso de redes de Aprendizagens – PROINFO conhecemos o site http://www.educopedia.com.br/ sendo ele muito enriquecedor, pois podemos encontrar vários assuntos, planos e atividades. Realizei na Educação Infantil com as turmas Maternal III, Pré I e Pré II, utilizei o tema Pingo de tinta neste tem jogos, videos de histórias e músicas trabalhamos sobre as cores, sendo o plano foi que este foi adaptado de acordo com a idade de cada aluno.
Brincadeira caça ao tesouro.
Caixa Surpresa com tubos de tintas.
Misturando as cores primárias.
Atividade Pedagógica.
Assistindo o vídeo "Bom dia todas as cores".
As crianças ajudando na massinha.
Brincando com a massinha depois de pronta.
Caixa Surpresa com tubos de tintas.
Misturando as cores primárias.
Atividade Pedagógica.
Assistindo o vídeo "Bom dia todas as cores".
Fazendo a massinha de modelar.
As crianças ajudando na massinha.
Brincando com a massinha depois de pronta.
Jogando o jogo das cores. Cursistas Carina e Claudete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário