Atividades Pedagógicas de Oficinas Recreativas

SÍTIO DO SEU LOBATO


            Trabalho realizado com os alunos da rede municipal de ensino com a música o Sítio do Seu Lobato. 
Professora Taciana

HISTÓRIA: CACHINHOS DE OURO

Trabalho realizado com os alunos da rede municipal de ensino com a história cachinhos de ouro.

Professora Taciana

ARTE EXTRAORDINÁRIA
Alunos deixam a imaginação fluir e recriam obras do artista plástico brasileiro Vik Muniz.


Os alunos da Escola Municipal Taquaral realizam, nas aulas de Artes, uma divertida atividade baseado na obra de Vik Muniz. A proposta consistiu em analisar e recriar as obras do artista plástico brasileiro.
Vik Muniz ficou conhecido por usar lixo, alimentos (manteiga de amendoim, chocolate, molhos e geleia) e outros objetos inusitados na construção de suas obras multidimensionais. Outro diferencial é que o artista fotografava suas obras e criava nossas formas artísticas com esse registro.
O artista ficou ainda mais em evidência após o lançamento do documentário “Lixo Extraordinário”, sobre seu trabalho com catadores de lixo da cidade de Duque de Caxias, localizada na área metropolitana do Rio de Janeiro (RJ). Os alunos puderam conhecer um pouco mais do artista através de vídeos e reproduções de obras. 

Após a apreciação, os estudantes fizeram uma nova leitura de obras e personagens conhecidos, representados com materiais diversos como, por exemplo, sementes, pó de café, linhas de lã, erva e outros materiais. 

Professora: Alessandra P. Resmini

PRIMAVERA
Cecília Meireles

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.
(...)
Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.
Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.
Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.
Nesta semana de setembro inicia-se a estação do ano mais colorida, alegre e feliz, a PRIMAVERA. Para comemorarmos a chegada dessa estação realizaremos trabalhos alegres e coloridas e um deles será entregue de presente ( um painel) a uma de nossas escolas vizinhas. A escola de São Luíz entregará para as crianças de Imigra, as crianças de Imigra entregarão para Taquaral e as de Taquaral para São Luíz. 
   Além desse trabalho serão realizadas atividades que envolvam a coordenação motora, a ludicidade, a diversidade textual, a oralidade, a imaginação e criatividade




Professora Taciana.

BRINCANDO COM AS PROFISSÕES

Durante algumas oficinas com a professora Taciana as crianças estudaram, brincaram e aprenderam sobre “as profissões”.
Nas atividades desenvolveram a imaginação, criatividade e respeito pela escolha do colega. Ampliaram o diálogo, respeito mútuo e a solidariedade.
Aprenderam mais sobre vida coletiva, doenças e vícios. Conheceram e compararam a natureza da paisagem local com a de outros lugares e identificaram as transformações feitas pelo homem na natureza.
Sem esquecer-se dos direitos e deveres individuais e coletivos. 

Para encerrar realizamos um desfile mostrando para os colegas as profissões escolhidas.










Professora Taciana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...