Eventos

2017 

Preparativos Para a Formatura 

O dia de hoje foi muito especial. Os alunos formandos do Pré Escolar II das Escolas CMEI Acalanto, Imigra, Taquaral e São Luiz, acompanhados pelas professoras e direção, realizaram o convite para a madrinha Lucia Bernardi. Todos ficaram felizes com o momento. Obrigado por aceitar ser nossa madrinha. Adoramos você!




 
 

Semana da Criança

A semana da criança contou com muitas atrações entre elas: festa a fantasia, dia do cabelo maluco, intersséries e torta na cara. 
Festa a fantasia:
Em comemoração ao dia das crianças, no dia 07 de outubro de 2017, aconteceu a festa a fantasia da Rede Municipal de Ensino com as crianças do Município de Pres. Cast. Branco e professoras. O evento foi marcado por uma linda apresentação de peça teatral "Deu a louca nos clássicos", muitas brincadeiras, pintura facial, música e o grande desfile. Na ocasião foi servido um delicioso lanche. Todos que estavam presentes se divertiram muito. Feliz dia das crianças! Felicidade é o sorriso de uma criança. (Monica Motti) Fotos em:  https://www.facebook.com/prefeitura.prescastbranco/?ref=br_rs  

Cabelo maluco:


















Torta na cara:


































Intersséries:




































Entrega do Uniforme Escolar e Conselho de Classe


No dia 13 de julho de 2017, a Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto realizaram a entrega dos novos uniformes aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, também aconteceu o Conselho de Classe referente ao 2º Bimestre, com a entrega de boletins. 
A abertura do evento, foi marcado com lindas apresentações culturais. 



Dia de Saúde na Escola


Os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal e Estadual participaram do Dia D de Saúde na Escola que foi realizado no dia 21 de Junho de 2017 no período matutino e vespertino na Escola de Educação Básica Dois Irmãos. Este evento teve como ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com a participação de profissionais de Saúde e equipe SESC Concórdia. Confiram as fotos deste evento: 
Grupo - Trupitan



Visita da fada do dente

São João
OIÁ O ARRAIÁ BOM DE MAIS.
No sábado dia 10 de Junho foi realizado a Festa Junina da Rede Municipal de Ensino. A Escola Municipal Taquaral apresentou a tradicional dança folclórica: jardineira, uma dança que consiste no equilíbrio de arcos floridos. Foi um dia muito legal, com muitas brincadeiras, danças, comilança e animação. Agradecemos a todos pela realização do maravilhoso evento.
E VIVA SÃO JOÃO! 









Conselho de Classe e Homenagem as Mães Páscoa 

Foi realizado o 1°Conselho de Classe do ano letivo de 2017, nos dias 18/05 com as turmas do Pré Escolar I e II e no dia 05/06 com as turmas da Creche: Berçário I e II, Maternal I e II, tendo como localidade a Escola Centro Municipal de Educação Infantil Acalanto, durante o Conselho, ouve a apresentação do II Sarau de Poesias e homenagem a passagem do dia das mães! ❤
























Coelhinho da páscoa
Que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos, assim!
Coelhinho da páscoa
Que cor ele tem?
Azul, amarelo, vermelho também.
Azul, amarelo, vermelho também.
Nesse clima de Páscoa que a E. M “Taquaral” buscou realizar de diferentes formas atividades pedagógicas/lúdicas relacionadas a este tema, como: visita do coelho, caça as cestinhas, resgate de cantigas populares, brincadeiras, jogos, dentre outros. 













Silhuetas no jornal e Coelho degradê







I Assembléia de Pais do ano de 2016

No dia 09 de março de 2016 aconteceu a I Assembléia Geral com os pais e professores da Escola Municipal Taquaral. Após acolhida, ocorreu a prestação de contas do ano de 2015 pela diretoria da APP e conversa sobre a representação da diretoria da APP no Conselho Escolar. Conseguinte realizou-se a eleição da Nova diretoria coordenada pelo Sr. Jones Cléo Gemi, presidente da APP. Prosseguiu com a aprovação do Projeto Político Pedagógico da escola e projetos pedagógicos que serão trabalhados neste ano. 







I ENCONTRO CASTELLENSE DE INTEGRAÇÃO DAS APPs DAS ESCOLAS MUNICIPAIS


No dia 17 do mês de outubro, aconteceu o I Encontro Castellense De Integração Das APPs Das Escolas Municipais de Pres. Cast. Branco – SC, aconteceu na comunidade de Linha Salto da Praia, tendo a seguinte programação: recepção, entrega de boletins referente ao III Bimestre, mostra de trabalhos pedagógicos dos Projetos Ambientais, dinâmica saúde na escola e por fim jantar de integração com pais, professores, alunos e funcionários.

Apresentação Cultural dos alunos do C. E. E de 1ª Grau:

 Mostra de trabalhos pedagógicos dos Projetos Ambientais:
Dinâmica saúde na escola:


MANHÃ RECREATIVA



No dia 10 de Outubro de 2015 os alunos da rede municipal de ensino de Presidente Castello Branco – SC participaram de oficinas esportivas, as mesmas foram realizadas no período matutino, tendo como local a E. E. B Dois Irmãos para o Ensino Fundamental e como local das brincadeiras para a Educação Infantil foi o pavilhão de festas Sadi José Pissaia. A manhã foi muito divertida, os alunos adoraram, pois houve atividades diferenciadas para cada idade.          





DIA DA CRIANÇA


Na última semana de Setembro, realizou-se uma programação especial referente ao dia da criança, tendo como local o ginásio de esporte Castellão, a programação foi dividida em dois dias, um para o Ensino Fundamental e outro para os alunos da Educação Infantil. As brincadeiras e jogos foram disponibilizados pela equipe do SESC em Parceria com a Prefeitura Municipal.

Alunos da Ed. Infantil da Rede Municipal de Ensino aproveitando os brinquedos:





           
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA


Foi realizado no dia 14 de setembro, mais uma etapa do Programa Saúde na Escola com orientação sobre a importância da higiene das mãos, o encontro também teve como objetivo explicações técnicas sobre as propriedades nutricionais, porções corretas e cuidados com exageros no uso dos chás. As orientações foram através da brincadeira de adivinhação coordenadas pela nutricionista Luciane Magalhães e pela Professora Leila Bet.



CONCENTRAÇÃO CÍVICA

Neste ano à Concentração Cívica aconteceu no dia 05 de setembro, na quadra da Escola de Educação Básica Dois Irmãos, onde todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino, sociedade em geral tiveram a oportunidade de compreender e refletir sobre a História da Independência do Brasil, assistir a apresentações do Coral Boa Vontade de nossa comunidade e a Fanfarra Municipal e acompanhar a entrega de diplomas para reservistas.

DIA DO DEFICIENTE

Durante a semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, o Município de Presidente Castello Branco, realizou uma programação especial, esta aconteceu no dia 27 de agosto, às 10h no Centro de Eventos da Acapi, com a recepção da Pessoa com Deficiência e seus familiares, apresentações culturais enfatizando os valores e a inclusão social, na qual os alunos de nossa escola dramatizaram a fábula da lebre e a tartaruga e após houve entrega de lembranças e almoço, que seguiu com atividades recreativas com a equipe do NASF.


DIA DO ESTUDANTE


O dia do estudante é uma data comemorada em todo território nacional no dia 11 de Agosto. Na referida os estudantes de nossa escola junto com os alunos da Rede Municipal de Ensino do município de Presidente Castello Branco – SC, reuniram-se em nossa comunidade para realizarem atividades recreativas em comemoração à data. As brincadeiras buscaram atender a todas as faixas etárias e tinham como principal objetivo a integração dos estudantes. Foram realizadas: desfile das escolas com as novas camisetas, caça ao tesouro, boliche, corrida do saco, corrida do ovo, soletrando, torta na cara, estoura balão, dança da cadeira e dança da laranja.
Confiram as fotos: 
Professores e alunos da E. M Taquaral:
Caça ao tesouro: 
Corrida do saco: 












ASSEMBLÉIA GERAL 



No último dia 04 de agosto, fora realizada a Assembleia Geral da Associação de Pais e Professores da Escola Municipal Taquaral. Coordenados pelo Sr. Jones Cléo Gemi, presidente da APP o mesmo discutiu assuntos gerais e junto com o tesoureiro realizaram a prestação de contas. Neste dia também realizou-se o Conselho de Classe referente ao II Bimestre com os pais e alunos onde foram entregues os boletins, as fichas avaliativas e a socialização do processo de aprendizagem. A APP aproveitou a data para entregar as camisetas para os pais de cada criança como lembrança ao dia do estudante.



FESTA JUNINA 


A Rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco, busca envolver ações de cidadania e ampliação cultural a partir de sequencias didáticas e atividades propostas nas escolas. Um exemplo deste trabalho aconteceu no sábado dia 20 de Junho de 2015 na Comunidade de Linha Imigra, no Centro Comunitário Olivo Mores, onde os alunos, professores, pais, direção, APP, Conselho escolar, comunidade em geral puderam estar prestigiando belas apresentações culturais e momento de degustação de comidas típicas.

OFICINA DE CONFECÇÃO DO AQUECEDOR SOLAR COM MATERIAL ALTERNATIVO




No dia 17. 06. 2015 foi realizado a oficina de confecção de um aquecedor solar feito com material alternativo, ministrado pela EPAGRI, tendo como participação: pais, alunos, direção, conselho escolar, professores e comunidade em geral. O aquecedor é uma estratégia para o reaproveitamento de materiais poluentes e ainda uma ferramenta que auxilia na economia na conta de luz, podendo ser usado em residências, estabelecimentos comerciais, escolas.


Utilizando garrafas pet, algumas caixas de leite usadas e tubos de PVC, pode-se criar um mecanismo que aproveita o calor produzido pelo sol para aquecer a água que será usada na torneira da cozinha. A montagem desse aquecedor é simples e barata. O único custo é com o investimento dos tubos de PVC, fita forte dupla face, tinta preto-fosco e arame.


          

ENTREGA DO UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR




Administração Municipal de Presidente Castello Branco, realizou durante os dias 11 e 12 de junho, a entrega do Uniforme Escolar aos alunos da Rede Municipal de Ensino, este evento contou com a participação da comunidade escolar: pais, alunos, direção, professores e Conselho Escolar. Os alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais ganharam um kit com material escolar e um com o uniforme.
O kit do uniforme era composto por: camiseta manga curta, camiseta manga longa, agasalho (calça e jaqueta), legging feminino e bermuda masculina, meia e tênis. O uniforme, valoriza os projetos de educação ambiental desenvolvidos nas Escolas Municipais.
No mês de Maio também foram distribuídos aos alunos um kit de material escolar contendo cadernos, lápis, caneta, cola, borracha, massa de modelar, régua e outros materiais específicos para cada faixa etária e ano escolar. É disponibilizado às Escolas, cotidianamente em acordo com a necessidade didático-pedagógica, materiais como resmas de folha A4, toner, cartolina, papel cartão, EVA, pincéis permanentes e para quadro branco, fotocópias e demais materiais de expediente escolar.


         


SEMANA DO MEIO AMBIENTE


            Em comemoração à semana do meio ambiente no dia 03 de junho de 2015 as escolas municipais “Taquaral” e “Imigra” estiveram realizando um passeio pelo município para observarem algumas intervenções culturais com o tema meio ambiente, estas como forma de reflexão sobre o ato do ser humano sob o meio em que habita. Outro ponto de observação e análise foi a visita ao aterro sanitário, unidade de compostagem e a horta permacultural do local, em outro momento puderam apreciar uma peça teatral com os personagens Edwirges e Astolfo, conhecer sobre o Concurso do Adesivo para Carros (desenhos, slogans e frases) e o Concurso de fotografia olhares sobre a água. 


  DIA DO DESAFIO


O Dia do Desafio é um evento anual, que acontece mundialmente na última quarta-feira do mês de maio, neste ano Presidente Castello Branco disputou com a cidade gaúcha de Pirapó, numa disputa acirrada que acabou em um inesperado empate, 33% da população de cada uma das cidades se envolveram nas atividades realizadas. No Dia do Desafio os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança e o espírito de cooperação. 
Para mais informações acesse: http://www.castellobranco.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/6906/codNoticia/299490#.VaRPUflViko. 

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES 
REFERENTE À CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE


No dia 25 de Maio, o município de Presidente Castello Branco, realizou sua IV Conferência Municipal da Criança e do Adolescente com o tema: “Política e Plano Decenal de Direitos de Crianças e de Adolescentes fortalecendo os Conselhos de Direitos dos Direitos de Crianças e Adolescentes”.
 Tendo como principal objetivo a sensibilização da comunidade sobre as questões sociais que afetam crianças e adolescentes, enfatizando a   garantia de direitos   que se concretizam através dos programas, projetos e serviços prestados pelo município, através de uma PALESTRA SHOW, ministrada pelo professor   Vilson   Cechetti, que enfatizou muito a questão da Violência na escola, Bulling, Violência Física, Verbal e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.



 DEFESA CIVIL

Na data de 18.05.2015, tivemos em nossa escola a presença da orientadora escolar Lucimara F. Machado. Esta que veio realizar uma conversa informativa com os educandos sobre as ações da Defesa Civil. A defesa civil é o conjunto de ações preventivas de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais, incidentes tecnológicos, a fim de restabelecer a normalidade social. Esta ação fez parte da Semana Estadual da Defesa Civil.


CONSELHO DE CLASSE COM PAIS E ALUNOS REFERENTE AO I BIMESTRE/2015 

No dia 14 do mês de Maio, no período noturno, reuniram-se no centro de eventos “Sadi José Pissaia” pais, professores, alunos e autoridades para o I Conselho de Classe do ano letivo de 2015. Neste evento a comunidade escolar aprovou o Plano Municipal de Educação para o decênio de 2015-2015, estes que puderam observar a mostra de trabalhos pedagógicos apresentados pelos alunos e professores através de canções, poesias, acrósticos, textos informativos e os pais tiveram a oportunidade de conversar com os professores regentes sobre o processo de ensino e aprendizagem do seu filho.



               ECO-ÔNIBUS

Os alunos de Presidente Castello Branco no dia 12.05.15 tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto de Educação Ambiental Itinerante no Eco-Ônibus da Fundação Do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA). O objetivo do projeto é contribuir para o processo de formação e informação dos estudantes, promovendo o desenvolvimento sustentável.  O conteúdo abordado durante as visitas contribuem com o trabalho que o nosso município já desenvolve nas escolas e comunidades sobre as questões ambientais.             


                                     
            X FEIRA DO PEIXE VIVO

 No dia 31 de Março de 2015, os alunos das Escolas Municipais “Imigra” e “Taquaral”, estiveram visitando a X Feira do Peixe Vivo. O principal objetivo da feira neste ano, foi: valorizar os produtores de peixes de nosso município. A Visita aconteceu na Comunidade de Linha Rancho Grande, a propriedade do Armindo Forquesato. Na propriedade da família do piscicultor, os alunos puderam observar a grande diversidade de peixes, os tratos necessários desta referida atividade, a alimentação dos peixes, habitat, etc... A feira acontece todos os anos através da Secretaria Municipal da Agricultura, Indústria e Comércio, em parceria com a EPAGRI e demais Secretarias Municipais.
Acompanhem as fotos abaixo desta visita: 



APRENDENDO COM O PROJETO RESGATANDO A HISTÓRIA NO CINQUENTENÁRIO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO ETAPA 2015


No dia 14 de Abril de 2015, os alunos das Escolas Municipais “Imigra” e “Taquaral”, estiveram conhecendo mais sobre a história de nosso município, em continuidade ao Projeto do Cinquentenário do nosso município realizado no ano passado; concretizaremos as visitas nos locais que marcam essa trajetória de lutas, vitórias:
- Biblioteca Pública Municipal – História do Município
- Prefeitura – Centro Administrativo/Poder Executivo – Entrevista com o Prefeito
- Rótula – Monumento dos Dois Irmãos
- Câmara de Vereadores – Poder Legislativo – Entrevista com Vereadores
- Visita ao Poço Profundo
- Praça – Homenagem ao 1º Prefeito Severino Matiolo
Confira a foto: 
 PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA/PROGRAMA SORRISO SAUDÁVEL

           No mês de março foi realizado mais uma etapa do Programa Saúde na Escola este que é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Nesses dias os diversos profissionais da área estiveram envolvidos para a realização de atividades: fisioterapeuta, nutricionista, oftalmologista, enfermeira, dentista. As atividades foram as seguintes: altura/pesagem das crianças, mochilas, avaliação oftalmológica, acompanhamento odontológico mensal. 
Confira as fotos dos principais momento do Programa que atendeu nossos alunos: 



 ABERTURA DO ANO LETIVO DE 2015 INICIA COM ASSEMBLEIA GERAL  

No dia 06 de Fevereiro de 2015, realizamos nas dependências da Escola Municipal Taquaral a 1ª Assembleia Geral com os pais. Neste encontro, realizamos a apresentação do quadro de funcionários para o ano letivo de 2015, a APP realizou a prestação de contas do ano anterior, refletimos sobre os eventos escolares que realizaremos e participaremos neste ano, dentre outros assuntos. 

DIA DA ANIMAÇÃO 


         O dia da animação foi realizado no dia 29. 10. 2014, com o intuito de divulgar os filmes e curtas metragens de todo o Brasil. Esse é uma data que todo o país se envolve para essa ação.           


RÁDIO ESCOLA 

         No sábado 25 de Outubro de 2014, a Escola Municipal Taquaral teve a honra de participar do Programa Rural Ambiental da Rádio Rural da cidade de Concórdia - SC. Nessa data, todas as crianças desde Ed. Infantil aos Anos Iniciais, professoras, pais e funcionários da escola, puderam conhecer um pouquinho sobre esse meio de informação e principalmente, socializar o Projeto: Horta Permacultural: valorizando a Olericultura.
          Com essa oportunidade os alunos sentiram-se motivados a continuarem desenvolvendo esse projeto de maneira que o mesmo continue se expandindo. 

PROJETO A CRIANÇA E A NATUREZA

          No dia 16 de Outubro todos os alunos do 4ª ano da Rede Municipal De Ensino de Pres. Cast. Branco, foram conhecer o município de Jaborá, devido ao Projeto Criança e Natureza que acontece todo ano em um município diferente da AMAUC. Nesse ano o tema era Agricultura Familiar, desse modo, conhecemos no município de Jaborá as cooperativas familiares que integram a Cooper Questo Si.

III CONSELHO DE CLASSE

          Aos quatorze dias do mês de outubro, tivemos o III Conselho de Classe com os pais. No primeiro momento foi discutido as ações que seriam feitas com o dinheiro vindo PDDE Normal e o PDDE do Campo. Em outro momento foi falado sobre os assuntos gerais de encerramento do bimestre. Ao final cada professor atendeu de modo individual os pais com entrega do boletim e explanação sobre a aprendizagem dos alunos.

DIA DA CRIANÇA


           Em comemoração ao dia da criança, foi realizado na data de 8 de outubro a tarde recreativa com muitos jogos e diversão promovido pelo SESC no Ginásio De Esportes Castellão. No primeiro momento o Prefeito Cláudio Sartori e a Prof.ª Fernanda fizeram uma fala em homenagem as crianças. No horário das 13h: 30min as 15h: 00min os alunos de Ed. Infantil, 1ª e 2ª Anos aproveitaram os diversos brinquedos: piscina de bolinhas, futebol de botão, pingue-pongue, peças de encaixe, cama elástica, pimbolin, chute a gol, equilíbrio, enquanto os 3ª e 4ª assistiam um filme, depois das três  horas fizeram o "rodizio" de atividades.

ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA E DESFILE CÍVICO


       No dia 02 de setembro, realizou – se na Escola de Educação Básica Dois Irmãos a abertura da Semana da Pátria. Durante a semana, cada professor, realizou um trabalho sobre o assunto.
        Em culminância e consonância ao Projeto: Resgatando A História No Cinquentenário Do Município De Presidente Castello Branco, realizou-se no dia 06 de setembro, na sede, o Desfile Cívico com a participação de todas as entidades das comunidades.
        A nossa comunidade, Linha Taquaral, buscou representar toda a história da mesma, como: os resquícios da guerra do contestado, desbravadores, comércios (sapataria, alfaiataria, moinho, açougue, serraria, ferraria, bolão, bocha), a escola nova e antiga, professores, igrejas, coral, esporte, festa do porco, clube de mães.   
APRENDENDO COM O PROJETO RESGATANDO A HISTÓRIA NO CINQUENTENÁRIO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO ETAPA 2014

       No dia 15 de agosto, de acordo com o projeto realizado em toda a Rede Municipal de Ensino: resgatando a história no cinquentenário do Município de Presidente Castello Branco,  tivemos a presença em nossa escola dos moradores da nossa comunidade de Linha Taquaral: Armênia e Normélio Klemann, para falar como era a comunidade em sua época e falar sobre os resquícios em nossa comunidade da guerra do contestado.
       O casal contou, que antigamente a comunidade era um grande centro comercial, com: sapataria, alfaiataria, açougue, serraria, ferraria, moinho, um centro onde era realizado jogos de bolão, bocha, e, danças. Trouxeram fotos da escola antiga da comunidade, a escola Virgílio Várzea de Taquaral. Os alunos ficaram muito empolgados com as informações repassadas pelo casal, não imaginavam quão era importante a comunidade naquela época. Com as informações coletadas, os alunos produziram textos, murais, maquetes, em culminância ao projeto, todas essas informações serão representadas no Desfile Cívico. 

    
DIA DO ESTUDANTE
Realizou-se no dia 08 de Agosto, em comemoração ao dia do estudante, uma tarde recreativa, na comunidade de Linha São Luiz.  A tarde foi muito divertida, os alunos tiveram várias atividades durante a tarde, primeiro foi realizado o “festival” de poemas e músicas pelos educandos, após, as crianças foram divididas em equipes para jogarem futebol e brincarem com os mais variados tipos de jogos. As 15h: 00min foi servido o lanche; Em seguida, assistiram a um filme, depois retornaram aos jogos e apresentações até as 16h: 45min.       

II CONSELHO DE CLASSE


No dia 01 de agosto, tivemos o II Conselho de Classe no Centro Comunitário Sadi José Pissaia com entrega dos boletins referentes ao 1ª e 2ª bimestre. Neste evento, teve apresentações culturais, e a participação dos pais, palestra com promotora sobre o trabalho infantil. 

ENTREGA DE MUDAS DE ÁRVORES FRUTÍFERAS

                     Em valorização aos projetos desenvolvidos em nosso município, recebemos no dia 15. 07. 2014 mudas de árvores frutíferas, disponibilizadas pela Secretaria de Agricultura, sendo que esta prática, está em consonância ao projeto que é desenvolvido pela escola de Linha São Luiz.



ENCONTRO DAS MERENDEIRAS

                 Todo mês é realizado o encontro das merendeiras em uma escola diferente. No mês de julho, especificamente na data: 09. 07. 2014, foi a vez da nossa escola receber a visita. Durante o encontro, foi socializado as etapas do projeto: horta permacultural: valorizando a olericultura, teve também, fala dos alunos, professoras, apresentações e a oficina de preparação da receita trouxinha de repolho.







VISITA DE GRUPO DE JOVENS – CURSO EPAGRI

                 Recebemos, no dia 25 de junho, a visita de um grupo de estudantes de ensino médio de um curso oferecido pela Epagri. Estes vieram conhecer sobre o projeto de sustentabilidade do município mais voltado para o tratamento de água e esgoto. Na visita a nossa escola puderam conferir, a cisterna e a fossa ecológica, o propósitos dos alunos eram implantar essas estratégias em seus municípios.






FESTA DE SÃO JOÃO


                    No dia 24. 06. 2014, tivemos a festa junina de todos os alunos da rede municipal de ensino, na comunidade de Linha Cabeçeira Dois Irmãos, como mais uma etapa do projeto: resgatando histórias no cinquentenário de Pres. Cast. Branco. O evento teve início às 13h: 00min e terminou por volta das 16h: 30 min. Houve várias apresentações, nossa escola apresentou a música: O Sanfoneiro Só Tocava Isso – Xuxa. Teve comidas típicas distribuídas a tarde toda. Foi muito divertido!




VISITA DO MUNICÍPIO DE IPUAÇU-SC
               
                Nos dias 20 e 21 de maio tivemos a presença em nosso município e em toda a rede de ensino o município de Ipuaçu - SC. Estes vieram conhecer como funciona o projeto interssetorial e projetos ambientais.
                  Na visita a nossa escola Municipal Taquaral puderam conhecer o projeto Horta Permacultural: Valorizando a Olericultura. No primeiro momento assistiram a apresentação da música: horta de Sandy e Junior. Após ouviram a explicação pelos alunos do 3ª ano, professoras e uma mãe. Os visitantes puderam observar a horta em formato Mandala com diversas culturas de olerícolas plantadas em um mesmo canteiro (permacultura), composto orgânico, fossa ecológica, puderam também degustar dos pratos à base de legumes e verduras tradicionais de nosso projeto.




















ENTREGA DE KITS DE HORTALIÇAS

                    Em consonância com o Projeto Horta Permacultural: Valorizando a Olericultura a Secretária de Agricultura distribuiu na primeira quinzena do mês de Maio, Kits de hortaliças para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino do Município de Pres. Cast. Branco tendo por objetivo diminuir os custos da alimentação familiar; incentivar o hábito de consumir hortaliças; resgatar e utilizar as hortas pelas famílias, não somente como alimento mas como fonte de renda; que os Castellense consumam produtos produzidos organicamente em sua própria propriedade. Dessa forma essa prática de distribuição de mudas acontecem duas vezes ao ano, e cada criança ganha um kit com no mínimo 30 mudas sendo elas de alface, beterraba, brócolis e repolho.

FEIRA DO PEIXE VIVO

           No dia 17 de Abril as turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais da Escola Municipal Taquaral visitaram a IX Feira Castellense do Peixe vivo. Na feira, puderam observar várias espécies de peixe de água doce, tiveram uma conversa com os técnicos agrícolas sobre como transformar o açude em um viveiro para produção de peixes com melhor qualidade.
Durante o evento tivemos a presença da nutricionista. Ela esclareceu os benefícios do consumo da carne de peixe. Os alunos puderam experimentar pratos à base de peixe como a mini pizza. Ao término foi entregado a cada aluno um folder explicativo.
Fotos:















VIAGEM PRÊMIO EPAGRI


                   No dia 27 de Setembro as turmas do Ensino Fundamental das escolas do campo de nosso município, realizaram uma viagem educativa ao município de Campos Novos como parte da Premiação Epagri Ecologia Márcia Mortari recebido no ano passado. Na oportunidade conheceram o Centro de Treinamento da Epagri, Casa Eficiente na sub estação da Eletrosul, a horta orgânica, um pomar e a estação de monitoramento meteorológico.
                  Foi muito importante e interessante para a aprendizagem, onde poderão visualizar e aprender ainda mais sobre os projetos desenvolvidos no município. 

Confira as fotos:

Centro de treinamento da Epagri Campos Novos .



  Horta Orgânica.


 Estação de monitoramento meteorológico. 

Pomar 

Visita a Eletrosul.



Muito boa a viagem e produtiva as crianças adoraram.

DESFILE DE 07 DE SETEMBRO


No dia 08 de Setembro foi realizado o Desfile Cívico em nosso Município, o  desfile ocorreu na  Avenida 17 de fevereiro e a concentração na Praça Prefeito Severino Matiollo.
  A Rede Municipal de Educação representou os Projetos de Educação Ambiental das Unidades Escolares, Projetos Pedagógicos, e Formação de Professores Alfabetizadores – PNAIC.
 Com isso toda a população de nosso município e de municípios vizinhos podem conhecer os projetos que são desenvolvidos nas escolas de nosso município.
Contamos ainda com a apresentação com o grupo de Tiro de Guerra de Herval D`Oeste, que trouxe um brilho especial ao evento. 
E a entrega dos certificados de dispensa aos reservistas.

Veja as fotos abaixo.



















AVALIAÇÃO OFTALMOLÓGICA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA.




         No dia 31 de Agosto de 2013 os alunos da Rede Municipal de Ensino tiveram uma consulta oftalmológica com o Doutor Adenilsom Niedrauer, além da consulta participaram de oficinas com as professoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...