28 março 2011

O JOGO COMO INSTRUMENTO

JOGO DO BAMBOLÊ COM LITROS DE ÁGUA

O jogo permite à criança planejar seu movimento, arremessar tento acertar no litro, ouvir e seguir o comando do apito, esperar sua vez, analisar seus acertos, contar oralmente, comparar resultados, ordenar oralmente, registrar em desenho de maneira coerente, etc.

MATERIAL:

4 litros cheios de água (ou à critério)
bambolês (a critério)
apito
giz branco
marcador de quadro branco
folhas A4 e lápis de cor

OBJETIVO: Acertar o bambolê em um dos litros de água.

PROCEDIMENTO:

Primeiramente combinar as regras do jogo.
Traçar uma linha de tiro com giz.
Ordenar de forma escrita o nome das crianças no quadro.
Jogar o bambolê e marcar um círculo para cada acerto abaixo do nome da criança.
Observar e comparar com as crianças os acertos de cada um.
Registrar em desenho os pontos que fez.
Socializar no grupo.
Relatar como ocorreu o jogo, facilidades, dificuldades, regras, resultados...


Relatos de algumas crianças quando questionadas sobre o procedimento do jogo:

(Arthur) "Jogamos o bambolê, acertamos e batemos palma."
(Joana) "A profe apitava e nós jogava os bambolês e a profe fazia os bambolês no quadro."
(William) "A profe apitava e nós pisava na linha e jogava o bambolê."
Fica nítida nos relatos orais das crianças a compreensão de regras do jogo criadas no grupo.

"O jogo..."


"Análise, contagem e comparação dos acertos de cada criança."

"Registro do jogo pelas crianças mostrando os acertos alcançados por cada um."
(todas fizeram 3 acertos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...