OFICINA SOBRE PLANTIO DE MUDAS COM TÉCNICO AGRÍCOLA NEUCIR GIACOMINI
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
PROJETO HORTA PERMACULTURAL: VALORIZANDO A OLERICULTURA
PROJETO HORTA PERMACULTURAL: VALORIZANDO A OLERICULTURA
“1ª ETAPA - TROCA DE
BAMBUS”
No dia 08 de Outubro de 2015, tivemos em nossa escola a palestra e oficina com o técnico agrícola do município Neucir Giacomini sobre o plantio e cultivo de mudas de olerícolas. Nessa oportunidade, Neucir Giacomini mostrou técnicas apropriadas para que cada olerícola possa crescer saudável e qual é a melhor estratégia para o plantio, destacou a reprodução por estacas, divisão de ramos, semeadura por células, semeadura por pulsão, divisão de ramos. Ao final cada aluno ganhou um kit de sementes de olerícolas.
PROJETO HORTA PERMACULTURAL: VALORIZANDO A OLERICULTURA
Tema: Projeto Horta Permacultural Valorizando a Olericultura
Duração: 7 aulas
Áreas do conhecimento: Português; Matemática; Geografia; Ciências;
Conteúdos:
Português: Leitura; Oralidade; Produção textual lista; Interpretação de informações explicita e implícitas no texto; Estética da letra; Ortografia; Pesquisa;, Leitura de imagens; Pontuar e paragrafar textos; Gênero textual dialogo, poesia, texto informativo;
Matemática: Tabuada; Formas geométricas; Coleta de dados, tabelas e gráficos, área e perímetro;
Geografia: Localização no mapa mundi;
Ciências: Germinação, partes da planta, Valores nutricionais e valores medicinais.
Objetivos:
• Desenvolver o habito pela leitura, bem como o entendimento da mesma.
• Identificaras Olerícolas da horta.
• Classificar as Olerícolas em verduras, legumes e condimentos.
• Produzir um dialogo referente a o tema horta;
• Criar um boletim informativo sobre verdura e legumes;
• Tabelar dados de pesquisa;
• Elaborar gráficos de barras e linhas.
• Palestra sobre germinação de Olerícolas por estacas, ramos, sementes e divisão de touceiras.
• Conhecer diferentes formas de germinação;
• Medir e encontrar a área e perímetro da horta de sua escola;
• Criar uma poesia com legumes e verduras da horta;
Metodologia
Atividades de rotina:
• Antes de começar a aula, todos irem ao banheiro, encher a garrafinha com água .
• Passar álcool gel.
• Retirar o material, conferir se trouxe todas as matérias....
Calendário
• Quem é o ajudante do dia de hoje
• Preenchimento do calendário pelo ajudante do dia:
• Que dia é hoje?
• Como eu faço esse dia com o material dourado?
• Que mês estamos?
• O tempo esta como hoje?
1ª DIA
Pauta
Educação Fisíca
Lanche
Contação de história
Classificação de hortaliças
Tema
Leitura para deleite: Poesia
1º momento
• Aula de educação fisíca ministrada pela professora Giselle, duração de 1hora.
- Lanche/ escovação
2º momento
• Troca de livros e momento da leitura durante 30 minutos.
• Ficha de leitura no caderno....
1. Nome do livro e autor?
2. Personagens da história?
3. Onde se passa a história?
4. Qual o problema situação que o personagem se envolve?
5. Como termina?
6. De sua opinião sobre o desfecho da história?
7. Escreve uma parte que mais gostou?
3º momento
• Contação de história “ Não gosto de sopa”.
Roda de conversa :
O que são legumes , verduras....
O que não gosto...gosto , cultivo em casa ....
Hortas....
2ª DIA
Pauta
• Inglês
• Tabuada tampada
• Produção textual.
Leitura para deleite: Viagem o jardim zoológico ( no inicio da aula irão procurar os personagens para realizar a leitura....
2º momento
• Trabalhar o conceito de permacultura .....De Bio Mollison
4º ano
No laboratório.
• Elaborar um folder apresentar o folder da escola para eles verem como são produzidos e expecíficar o que deve contemplar.
• Explicar como elaborar e sua função;
Folder é o nome que é utilizado no Brasil para designar um tipo de impresso publicitário parecido com o * flyer, só que com dobras. Um sinônimo perfeito em Portugal é Prospecto. De acordo com o Dicionário Houaiss da língua portuguesa, Folder é um “impresso de pequeno porte, constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo ou publicitário; folheto” ou ainda” prospecto dobrável”. Num exame etimológico da palavra folder, de origem inglesa, aparecem referências como “folheto dobrado”, “o que dobra” ou ainda a derivação deste vocábulo do verbo tofold, ou seja, dobrar.
OBJETIVOS DO FOLDER
O folder é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária. Dependendo do tamanho do papel é possível fazer um grande número de dobras.
Um folder é geralmente a apresentação de alguma coisa no papel, seja de uma empresa, de um produto, de uma campanha, ou até mesmo de um projeto.
ONGs brasileiras costumam fazer folders para apresentar a instituição aos possíveis patrocinadores. Mas há também as que desenvolvem peças
para incentivar a participação de pessoas em campanhas.
Após o termno apresentar para a turma e entregar um pra cada colega levar para casa.
2º e 3º ano
• Trabalhar o gênero dialogo com os alunos
• Apresentar para os alunos os slaides do site:http://pt.slideshare.net/AnaCalvario1972/o-dilogo-28337162 explicando como fazer um dialogo passo-a-passo.
• Então o que acontece no livro do menino que não gostava de sopa ???
• Será que era um dialogo??
• Quais as partes que nós indica isso???
• Vamos relembrar uma parte???
Vamos copiar alguns pontos importantes sobre o dialogo após vamos produzir um coletivamente....Em dupla .
4ªano
• Criar uma poesia sobre a horta,utilizando verduras e legumes como tema.
3ª DIA
Pauta
• Educação fisica
• Passar a limpo o dialogo corrigido
• Lanche
• Tabelar dados e construir tabelas.
• Tema
Leitura para deleite: Sons nas histórias
1º momento
• Aula de educação física ministada pela professora Edineia durante 1 hora.
2º momento
• 2º e 3º ano
• Passar a limpo o dialogo nas folhas após correção / leitura do mesmo para os colegas/Gravar/
• 4º ano
• Terminar de organizar o folder...
Lanche/ escovação.
3º momento
A partir da lista de olericulas cultivadas em casa tabelar os dados e construir gráficos de linhas e barras.
4ª DIA
Pauta
Tabulação de dados e construção de graficos
Lanche
Inglês
Tapa tabuada
Brincadira
Leitura para deleite :Um poema Trimilique
1º momento: Cada um irá relaizara areceita que trouxe de casa.
Tabulação de dados e produção de gráficos .
-Todos juntos no quadro tabular os dados da pesquisa feita com os pais sobre as olerículas cultivadas em casa.
-Explicar como fazer no quadro e depois na folha montar a tabela .
2º e3°ano
-Irão na folha elaborar um gráfico de barras.
4º ano
Uso das tecnologias no word e exel
-No word irão tabular os dados da pesquisa ...
-No exel irão produzir um grafico com os dados da pesquisa .
Escola Municipal Taquaral
PROJETO HORTA PERMACULTURAL: VALORIZANDO A OLERICULTURA
Aluno: Lucas Guilherme Kleemann Camargo e Lucas Luan Albara Ano: 4º Data: 07/10/15
Produção de tabela a partir de dados coletados em pesquisa com os pais
Produção de tabela a partir de dados coletados em pesquisa com os pais.
Elabore gráfico de barras referentes á tabulação de dados acima.
Lanche/escovação
2º momento
• Aula de inglês ministrada pela professora Andreia Parissoto duração de 45 minutos.
3º momento
• Tapa tabuada .
Brincadeira do dia , estamos atrassados mas é o Thalison.
Tema :Leitura.
5ª DIA
Tabulação de dados e construção de graficos
Lanche
Inglês
Tapa tabuada
Brincadira
Leitura para deleite :Um poema Trimilique
1º momento: Cada um irá relaizara areceita que trouxe de casa.
Tabulação de dados e produção de gráficos .
-Todos juntos no quadro tabular os dados da pesquisa feita com os pais sobre as olerículas cultivadas em casa.
-Explicar como fazer no quadro e depois na folha montar a tabela .
2º e3°ano
-Irão na folha elaborar um gráfico de barras.
4º ano
Uso das tecnologias no word e exel
-No word irão tabular os dados da pesquisa ...
-No exel irão produzir um grafico com os dados da pesquisa .
Escola Municipal Taquaral
PROJETO HORTA PERMACULTURAL: VALORIZANDO A OLERICULTURA
Aluno: Lucas Guilherme Kleemann Camargo e Lucas Luan Albara Ano: 4º Data: 07/10/15
Produção de tabela a partir de dados coletados em pesquisa com os pais
Produção de tabela a partir de dados coletados em pesquisa com os pais.
Olerícula
|
Quantidade
|
Alface
|
12
|
Repolho
|
12
|
Alface roxa
|
4
|
Tomate
|
12
|
Beterraba
|
12
|
Couve-flor
|
8
|
Brócolis
|
9
|
Chicória
|
3
|
Cenoura
|
8
|
Rabanete
|
4
|
Radicha
|
7
|
Rúcula
|
5
|
Couve-Mantega
|
1
|
Fisales
|
5
|
Quiabo
|
2
|
Feijão de vage
|
10
|
Pimentão
|
10
|
Pepino
|
7
|
Chuchu
|
9
|
Espinafre
|
4
|
Cebolinha
|
10
|
Alho
|
10
|
Salsa
|
11
|
Alecrim
|
3
|
Acelga
|
5
|
Elabore gráfico de barras referentes á tabulação de dados acima.
Lanche/escovação
2º momento
• Aula de inglês ministrada pela professora Andreia Parissoto duração de 45 minutos.
3º momento
• Tapa tabuada .
Brincadeira do dia , estamos atrassados mas é o Thalison.
Tema :Leitura.
5ª DIA
Pauta
Leitura do tema troca de livros
Palestra sobre germinação de olerículas
Lanche
Atividdaes referentes
Educação fisíca
Tema
Leitura para deleite:
1º momento
• Recolher o tema e explicar o que irá contecer na escola , com a paletra do Tecnico da Epagrio Neucir Giacomin.
Paletra sobre germimação de verduras, legumes e condimentos com o técnico da Epagri Neucir Giacomin.
2º momento
• Atividade refernte a palestra.
Escola Municipal Taquaral
PROJETO HORTA PERMACULTURAL: VALORIZANDO A OLERICULTURA
Aluno:_____________________________Ano:_________________Data:______________
A partir da palestra Técnica com Neocir Giacomini, descreva como acontece a germinação de algumas olerícola.
3º momento
• Aula de educação física ministrada pela professora Edineia duração de 1 hora.
Tema: Estudar a tabuada.
6ª DIA
Pauta
Recolher a atividades
Produção de relatório
Inglês
Lanche
Conhecendo a couve-flor
Tema
Leitura para deleite: Um aluno irá realizar a leitura de seu livro.
1°momento
• Aula de inglês ministrada pela professora Andreia Parizzoto duração de 45 minutos .
2°momento
• 4°ano explicar como se produz um relatório,e após eles produzirem sobre a palestra de ontem.
2° ano e 3° ano
• Vamos retomar sobre a germinação, principais fatores para que ele aconteça com sucesso .
2° ano
Nomear as olerícolas e a forma de germinação de acordo com a palestra de ontem .
3° ano
1) Quais os elementos indispensáveis para uma boa germinação em todas as formas apresentadas?
2) Ilustre como a luz solar influência:
3) Ilustre e escreva os nomes das olerícolas que se reproduzem através de sementes? E quais as formas de semeadura podemos fazer?
4) Quais as olerícolas que não podem ser transplantadas?
5) Como deve ser o meu canteiro na horta para ter uma boa produção?
• Conhecendo a história da Couve-flor.
Origem/História
Com a sua origem provável no Mediterrâneo Oriental, este tipo de couve, já sob forma bem diferenciada, foi cultivada na Turquia e no Egito pelo menos há 1500 a 2000 anos. A distinção entre a couve-flor e os brócolos não foi clara, durante muitos séculos, sendo feita a primeira descrição inequívoca da couve-flor no séc. XVI. Foi somente no século IXX, com a chegada dos imigrantes italianos no Brasil, que a couve-flor passou a se tornar popular em nosso país.
• Vamos localizar no mapa do Mediterrâneo onde surgiu a couve- flor, qual continentes e onde esta o Brasil qual continente.
• Pinte de verde o Egito , marrom a Turquia e o Brasil de amarelo.
• No caderno. Escrever as principais características.
• Vamos conhecer a planta num todo.
A couve-flor é um vegetal crucífero do gênero Brassica e pertencente à família Brassicaceae(Crucíferas), da qual estão inclusas várias espécies entre elas a couve, o brócolis e o repolho. Por ser uma hortaliça altamente nutritiva e muito saborosa a couve-flor é cultivada e apreciada em várias partes do mundo. No Brasil ela é produzida durante todo o ano e cultivada em várias regiões, com destaque para o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Couve-Flor
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Brassicaceae
Gênero: Brassica
Espécie: Brassica oleracea
Facilmente reconhecível por conter uma exuberante inflorescência formada por botões florais, encontrados em tons de branco, laranja, verde e roxo, rodeados por folhas grossas de coloração verde-acinzentada, a couve-flor assim como o brócolis, já fazia parte dos alimentos consumidos pelos habitantes que viviam na região do Mediterrâneodesde a Antiguidade. Foi somente no século 19, com a chegada dos imigrantes italianos no Brasil, que a couve-flor passou a se tornar popular em nosso país. Desde então, ela está presente na mesa de muitos brasileiros sendo considerada uma das mais saborosas hortaliças, quando bem preparadas.
A couve-flor é muito nutritiva. Ela contém grandes quantidades de vitamina C, K, folato e fibra dietética. Também é fonte significativa de vitamina B6 (piridoxina), triptofano, ácidos graxos (omega 3), manganês e vitamina B5 (ácido pantotênico). Além de tudo isto também são encontradas na hortaliça potássio, proteína, fósforo,vitamina B2 (riboflavina), vitamina B1, magnésio, vitamina B3 (niacina) e substâncias antioxidantes.
A quantidade de vitamina C encontrada na couve-flor é tamanha. Para ser ter uma idéia, o consumo de apenas três floretes de couve-flor, fornece aproximadamente 60% da necessidade diária de vitamina C de um ser humano adulto. E pode ser consumida à vontade, principalmente para pessoas que fazem regime para emagrecimento, uma vez que 100 gramas de couve-flor fornecem apenas 25 kcal e é um alimento de fácil digestão.
O consumo constante de vegetais crucíferos como a couve-flor pode reduzir o aparecimento de vários tipos de câncer. Isto, devido à presença de substâncias antioxidantes. Porém, uma substância chamada purina, também é encontrada na couve-flor e pessoas que possuem problemas renais e gota devem limitar ou evitar o seu consumo, pois as purinas contribuem para o aumento da concentração de ácido úrico no sangue.
Consumida de variadas maneiras a couve-flor é muito apreciada crua, cozida ou em conserva. A parte mais comumente consumida são os floretes da couve-flor. No entanto, o caule e as folhas também são comestíveis e são geralmente adicionados em caldos e sopas. Para as pessoas que apreciam consumir a hortaliça cozida e desejarem reduzir a perda de nutrientes, o ideal é cozinhar a couve-flor no vapor ou fervê-la por um período de tempo curto.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Couve-flor
http://www.cnph.embrapa.br/paginas/dicas_ao_consumidor/couve_flor.htm
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1566
http://www.nestle.com.br/Site/cozinha/enciclopedia/ingredientes/couve-flor.aspx
Arquivado em: Reino Plantae (plantas)
Tema : Estudar a tabuada, pedir ajuda dos pais para medir a horta de sua casa , trazer um pedaço de papelão.
Leitura do tema troca de livros
Palestra sobre germinação de olerículas
Lanche
Atividdaes referentes
Educação fisíca
Tema
Leitura para deleite:
1º momento
• Recolher o tema e explicar o que irá contecer na escola , com a paletra do Tecnico da Epagrio Neucir Giacomin.
Paletra sobre germimação de verduras, legumes e condimentos com o técnico da Epagri Neucir Giacomin.
2º momento
• Atividade refernte a palestra.
Escola Municipal Taquaral
PROJETO HORTA PERMACULTURAL: VALORIZANDO A OLERICULTURA
Aluno:_____________________________Ano:_________________Data:______________
A partir da palestra Técnica com Neocir Giacomini, descreva como acontece a germinação de algumas olerícola.
3º momento
• Aula de educação física ministrada pela professora Edineia duração de 1 hora.
Tema: Estudar a tabuada.
6ª DIA
Pauta
Recolher a atividades
Produção de relatório
Inglês
Lanche
Conhecendo a couve-flor
Tema
Leitura para deleite: Um aluno irá realizar a leitura de seu livro.
1°momento
• Aula de inglês ministrada pela professora Andreia Parizzoto duração de 45 minutos .
2°momento
• 4°ano explicar como se produz um relatório,e após eles produzirem sobre a palestra de ontem.
2° ano e 3° ano
• Vamos retomar sobre a germinação, principais fatores para que ele aconteça com sucesso .
2° ano
Nomear as olerícolas e a forma de germinação de acordo com a palestra de ontem .
3° ano
1) Quais os elementos indispensáveis para uma boa germinação em todas as formas apresentadas?
2) Ilustre como a luz solar influência:
3) Ilustre e escreva os nomes das olerícolas que se reproduzem através de sementes? E quais as formas de semeadura podemos fazer?
4) Quais as olerícolas que não podem ser transplantadas?
5) Como deve ser o meu canteiro na horta para ter uma boa produção?
Lanche/escovação
3°momento • Conhecendo a história da Couve-flor.
Origem/História
Com a sua origem provável no Mediterrâneo Oriental, este tipo de couve, já sob forma bem diferenciada, foi cultivada na Turquia e no Egito pelo menos há 1500 a 2000 anos. A distinção entre a couve-flor e os brócolos não foi clara, durante muitos séculos, sendo feita a primeira descrição inequívoca da couve-flor no séc. XVI. Foi somente no século IXX, com a chegada dos imigrantes italianos no Brasil, que a couve-flor passou a se tornar popular em nosso país.
• Vamos localizar no mapa do Mediterrâneo onde surgiu a couve- flor, qual continentes e onde esta o Brasil qual continente.
• Pinte de verde o Egito , marrom a Turquia e o Brasil de amarelo.
• No caderno. Escrever as principais características.
• Vamos conhecer a planta num todo.
A couve-flor é um vegetal crucífero do gênero Brassica e pertencente à família Brassicaceae(Crucíferas), da qual estão inclusas várias espécies entre elas a couve, o brócolis e o repolho. Por ser uma hortaliça altamente nutritiva e muito saborosa a couve-flor é cultivada e apreciada em várias partes do mundo. No Brasil ela é produzida durante todo o ano e cultivada em várias regiões, com destaque para o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Couve-Flor
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Brassicaceae
Gênero: Brassica
Espécie: Brassica oleracea
Facilmente reconhecível por conter uma exuberante inflorescência formada por botões florais, encontrados em tons de branco, laranja, verde e roxo, rodeados por folhas grossas de coloração verde-acinzentada, a couve-flor assim como o brócolis, já fazia parte dos alimentos consumidos pelos habitantes que viviam na região do Mediterrâneodesde a Antiguidade. Foi somente no século 19, com a chegada dos imigrantes italianos no Brasil, que a couve-flor passou a se tornar popular em nosso país. Desde então, ela está presente na mesa de muitos brasileiros sendo considerada uma das mais saborosas hortaliças, quando bem preparadas.
A couve-flor é muito nutritiva. Ela contém grandes quantidades de vitamina C, K, folato e fibra dietética. Também é fonte significativa de vitamina B6 (piridoxina), triptofano, ácidos graxos (omega 3), manganês e vitamina B5 (ácido pantotênico). Além de tudo isto também são encontradas na hortaliça potássio, proteína, fósforo,vitamina B2 (riboflavina), vitamina B1, magnésio, vitamina B3 (niacina) e substâncias antioxidantes.
A quantidade de vitamina C encontrada na couve-flor é tamanha. Para ser ter uma idéia, o consumo de apenas três floretes de couve-flor, fornece aproximadamente 60% da necessidade diária de vitamina C de um ser humano adulto. E pode ser consumida à vontade, principalmente para pessoas que fazem regime para emagrecimento, uma vez que 100 gramas de couve-flor fornecem apenas 25 kcal e é um alimento de fácil digestão.
O consumo constante de vegetais crucíferos como a couve-flor pode reduzir o aparecimento de vários tipos de câncer. Isto, devido à presença de substâncias antioxidantes. Porém, uma substância chamada purina, também é encontrada na couve-flor e pessoas que possuem problemas renais e gota devem limitar ou evitar o seu consumo, pois as purinas contribuem para o aumento da concentração de ácido úrico no sangue.
Consumida de variadas maneiras a couve-flor é muito apreciada crua, cozida ou em conserva. A parte mais comumente consumida são os floretes da couve-flor. No entanto, o caule e as folhas também são comestíveis e são geralmente adicionados em caldos e sopas. Para as pessoas que apreciam consumir a hortaliça cozida e desejarem reduzir a perda de nutrientes, o ideal é cozinhar a couve-flor no vapor ou fervê-la por um período de tempo curto.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Couve-flor
http://www.cnph.embrapa.br/paginas/dicas_ao_consumidor/couve_flor.htm
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1566
http://www.nestle.com.br/Site/cozinha/enciclopedia/ingredientes/couve-flor.aspx
Arquivado em: Reino Plantae (plantas)
Tema : Estudar a tabuada, pedir ajuda dos pais para medir a horta de sua casa , trazer um pedaço de papelão.
7ª DIA
Pauta
Tapa tabuada
Trabalhar a couve-flor
Lanche
Atividades
Inglês
Área e perímetro
Mudar as mudas na horta
Tema;
Leitura para deleite: Escolher um aluno para realizar a leitura de seu livro.
1º momento
• Realizar a atividades de tapa tabuada
2º momento
• Vamos retomar a couve-flor, nome cientifico, características, valores nutricionais...
• Vamos ver mais específicos as propriedades medicinais, e os benefícios para a saúde.Entregar o texto para os alunos.Ler e falar sobre eles.
Seus componentes
A couve flor é uma grande fonte de vitamina C (ácido ascórbico), ácido fólico, vitamina K (filoquinona) e vitamina B-6. Além desses possui ainda vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina) e E (alfa tocoferol).
Essa hortaliça fornece ainda minerais essenciais como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o potássio e o manganês. É uma fonte de proteína e possui quantidades muito baixas de gordura. Parte dessa gordura que a compõe vem da gordura insaturada e ômega 3, que são os ácidos gordos essenciais ao organismo.
Seus benefícios e propriedades
São muitos os benefícios da couve flor para o nosso organismo, entre eles temos: o alívio da indigestão, diabetes, colite, degeneração macular, obesidade e hipertensão.
Por ser antioxidante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ajuda a reduzir possíveis riscos de acidentes vasculares, câncer, doenças neurodegenerativas e cardíacas. Ajuda ainda na manutenção dos ossos, cérebro e saúde celular, o equilíbrio de eletrólitos, os níveis de colesterol ideais e previne doenças cardiovasculares. Ele retarda o envelhecimento, repara o DNA, protege de Alzheimer, previne crises de epilepsia e a alopecia.
• Agora em uma filha de oficio vamos desenhar uma couve –flor e colocar seus valores nutricionais e propriedades nutricionais, para de mostrar seus benefícios a saúde.
Lanche/ escovação
• A partir das medidas trazidas da horta de casa vamos trabalhar área e perímetro trabalhar o conceito. Explicar no quadro.
Perímetro, área
PERÍMETRO:
O Perímetro é a medida do comprimento de um contorno, ou seja é a soma das medidas dos lados de um polígono.Observe um campo de futebol, o perímetro dele é o seu contorno que está de vermelho.
Pra fazermos o cálculo do perímetro devemos somar todos os seus lados:
P = 100 + 70 + 100 + 70
P = 340 m
Outro exemplo:
O perímetro da figura é a soma de todos os seus lados:
P = 10 + 8 + 3 + 1 + 2 + 7 + 2 +3
P = 18 + 4 + 9 + 5
P = 22 + 14
P = 36
OBS: A unidade de medida utilizada no cálculo do perímetro é a mesma unidade de medida de comprimento: metro, centímetro, quilômetro…
ÀREA:
A Área é a região plana interna delimitada pelos lados de um polígono. Tal conceito é amplamente usado no dia-a-dia, como na medição de um terreno, na delimitação de um espaço, entre outros. O valor da área de um polígono varia de acordo com seu formato. Cada polígono tem uma forma peculiar para calcular sua área. Exemplificaremos alguns conhecidos, tais como: retângulo, quadrado, paralelogramo, triângulo, trapézio, losango e círculo.
Retângulo
• Após cada um fazer o seu cálculo no caderno para repassar em escala para o papelão reproduzindo sua horta.
• Medir a horta de escola .
3º momento
• Aula de inglês ministrada pela professora Andréia duração de 45 minutos.
4º momento
• Vamos à horta fazer uma atividades de semeadura e mudar algumas olericulas.
Tema: Terminar o desenho da horta.
Culminância da sequência ,mostra de trabalhos com conselho de classe para os pais ,confira as fotos ;
Avaliação
Pode perceber que mesmo sendo um tema já trabalhados a alguns anos , o interesse não se perde e sempre tem algo para se conhecer que ainda não conhecem , como classificar verduras, legumes e condimentos.
A palestra veio para contribuir e muito para a aprendizagem, pois trouxe novos conhecimentos de como trabalhar na horta para melhorar a produção.
Outra atividade que foi muito gratificante foi trabalhar no computador com o 4º ano, pode perceber o quanto precisam aprender, pois o essencial no word eles não conseguiam , todos possuem computador e nunca tinham utilizado o exel e a construção de gráficos, foi muito produtiva esta atividade.
Conhecer mais uma olerícola foi muito bom pois assim poderem perceber o quanto é importante o seu consumo.
FOTOS:
Produção de folders
Palestra como técnico da EPAGRI:
Plantas utilizadas para reprodução por estacas.
Divisão de ramos .
Semeadura por células.
Semeadura por pulsão.
Divisão de ramos .
Entrega de sementes de olerícolas para as crianças.
Atividades de área e perímetro:
ENTREGA DE KITS DE HORTALIÇASFOTOS:
Produção de folders
Palestra como técnico da EPAGRI:
Plantas utilizadas para reprodução por estacas.
Divisão de ramos .
Semeadura por células.
Semeadura por pulsão.
Divisão de ramos .
Entrega de sementes de olerícolas para as crianças.
Atividades de área e perímetro:
. Em consonância com o Projeto Horta Permacultural: Valorizando a Olericultura a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente distribuiu na primeira quinzena do mês de Maio, especificamente no dia 06. 05. 2015, kits de hortaliças para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino do Município de Pres. Cast. Branco tendo por objetivo diminuir os custos da alimentação familiar, incentivar o hábito de consumir hortaliças e produtos produzidos organicamente em sua própria propriedade, resgatar e utilizar as hortas pelas famílias e fomentar a atividade como fonte de renda e ou agregação de valores nas propriedades. Dessa forma essa prática de distribuição de mudas acontecem duas vezes ao ano e cada criança recebe um kit com no mínimo 30 mudas contendo alface, beterraba, brócolis e repolho.
PROJETO HORTA PERMACULTURAL: VALORIZANDO A OLERICULTURA
No mês de março, com a ajuda dos pais, realizamos mais uma etapa do Projeto Horta Permacultural, nesta etapa realizamos a troca dos bambus. A troca de bambus acontece a cada dois anos, o uso dos mesmos reduz os impactos das construções de outros formatos de horta, também, contribuí no equilíbrio da temperatura do solo, sendo um material de baixo e simples manuseio, não prejudica o meio ambiente deixando nossa horta esteticamente bonita e ecologicamente correta.
OFICINA DE PREPARO DOS REPELENTES
NATURAIS: CALDAS
Na
data: 04. 11. 2014, realizou-se em nossa escola a oficina de caldas
ministradas pela professora Carla Kerber e o Técnico Agrícola Neucir Giacomini, aos
alunos do Curso de Olericultura e aos educandos da escola. Pelo curso, conseguiram assimilar as informações referentes aos cuidados
que devemos ter com os agrotóxicos, e a vantagem que temos ao utilizar as
caldas na horta. Confira as receitas preparadas no dia:
EXTRATO DE ALHO E CEBOLA
INGREDIENTES
3 cebolas medias picadas.
5 dentes de alhos.
10 litros de água.
Modo de Preparo: Em 10 litros de água, colocar a cebola e o alho picados e macerar dentro da água com a mão. Não deve bater no liquidificador.
Para os pulgõeszinhos da horta.
EXTRATO DE CAVALINHA
INGREDIENTES
200 gramas de cavalinha verde, picadinha
10 litros de água morna.
Modo de preparo: Deixe a mistura descansar por 20 minutos.
É um fungicida natural.
CALDA BORDALESA 1 %
INGREDIENTES
200 g de sulfato de cobre
200 g de cal virgem
10 litros
Modo de Preparo: Diluir o sulfato de cobre em 10 litros de água (balde de plástico)
Em outro balde com 10 litros de água diluir o cal virgem.
Sempre misturar o sulfato de cobre sobre a cal (azul sobre o branco).
É inseticida, acaricida e fungicida.
URINA DE VACA
INGREDIENTES
200 ml de urina
20 litros de água
Coletar a urina e armazenar em litro plástico, deixar fermentar por 3 dias no mínimo.
Diluir a urina na água.
Inseticida
LEITE CRÚ
INGREDIENTES
200 ml de leite (soro)
20 litros de água
Deixar o leite fermentar no mínimo 12 horas em temperatura ambiente.
Diluir o leite no soro.
Afasta moscas
EXTRATO DE TAGETES (CRAVO DE DEFUNTO)
INGEREDIENTES
200 g de cravo moído
1 litro de álcool
20 litros de água
Modo de preparo: Planta fresca (verde) utilizar 200 grs. do cravo moído.
Colocar o cravo moído em um litrão, sobre o cravo colocar um litro de álcool. Deixar descansar 24 horas.
Diluição 01 litro de preparado em 20 litros de água.
Repelente de insetos
FILMAGEM TV ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE FLORIANÓPOLIS
Na data de 09. 10. 2014, ocorreu em toda a Rede Municipal de ensino a filmagem da TV Assembléia Legislativa de Florianópolis com o intuito de divulgar o Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo, concomitante aos subprojetos de cada escola.
Os alunos se dedicaram, fizeram apresentações culturais, como: dança, poemas, expuseram suas contribuições sobre o projeto: Horta Permacultural: Valorizando a Olericultura e fizeram algumas atividades de registro, sendo que ao término da filmagem puderam saborear os quitutes preparados com as olerícolas.
Para assistir a reportagem é só acessar o link:
http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/tval/noticia_single_tval/presidente-castello-branco
http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/tval/noticia_single_tval/presidente-castello-branco
ENTREGA DAS MUDAS DE OLERÍCOLAS
Com o intuito de continuar a disseminação do Projeto: Horta Permacultural Valorizando a Olericultura, a Secretaria de Agricultura, realizou no dia onze de setembro, a entrega para toda rede municipal de ensino as mudas de diversas olerícolas.
VISITA DO MUNICÍPIO DE JABORÁ
No dia 01 de Setembro os alunos e professores do 2ª ano do Município de Jaborá vieram até o nosso município para conhecer os projetos ambientais.
Em nossa escola conheceram o Projeto Horta Permacultural: Valorizando a Olericultura. Os alunos de nossa escola desda Educação Infantil até os Anos Iniciais, realizaram apresentações, como a da música “A Horta” Sandy e Junior e da poesia “Para a nossa Saúde” com os alunos Joana e Arthur, em seguida, três alunos falaram sobre o Projeto da Horta. Após, as professoras explicaram sobre a Cisterna e a Fossa Ecológica que são outros meios de sustentabilidade presentes na escola. Por último, degustaram a Cocada e o pão colorido que fazem parte do nosso projeto.
VIAGEM DE ESTUDOS A IPÊ
Professoras da Rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco, realizaram uma viagem de estudos com o objetivo de conhecer diferentes formas de produzir alimentos orgânicos, buscando novas aprendizagens para darmos continuidade aos Projetos de Educação Ambiental realizados no município.
Nesta oportunidade conhecemos uma cooperativa de agricultura familiar orgânica sendo que fomos in loco onde os proprietários produtores nos receberam e apresentaram sua forma de produzir e sua produção totalmente orgânica. Veja fotos da visita:
Propriedade rural do Senhor Menegat onde produz as sementes crioulas.
Produção orgânica de cenoura.
Produção de morangos.
Produção de olericolas.
Foi uma viagem muito boa, pois podemos ver que é possível sim produzirmos de forma orgânica.
No mês de outubro e novembro desenvolvemos trabalhos pedagógicos com base nos princípios da CARTA DA TERRA, onde procuramos abordar temas desde a origem da Terra até os dias atuais.
Para começar os estudos assistimos o filme "Home" para refletirmos sobre nossas atitudes em relação a natureza.
Após realizamos atividades com a Carta da Terra para crianças onde realizamos pesquisas e atividades de conscientização sobre nossas atitudes. Confira um vídeo sobre momentos realizados com alunos:
ATIVIDADE CAÇA AO TESOURO EM MEIO A NATUREZA
Durante todo este ano, foram desenvolvidas atividades que despertassem o interesse e o cuidado com a natureza.
Neste mês desenvolvemos um caça ao tesouro em meio a natureza onde cada criança iria em busca de algo que lhe chamasse a atenção e que demonstraria a beleza que a natureza nos proporciona.
PARTICIPAÇÃO NA III MOSISC CONCÓRDIA
No dia 12 de Setembro, a Escola Municipal Taquaral participou da III MOSISC, VI Feira Multidisciplinar e XVI Feira Regional de Matemática, na Escola de Educação Básica Deodoro.
Nesta oportunidade tivemos a oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvida na Escola Municipal Taquaral, com o Projeto Horta Permacultura: Valorizando a Olericultura, onde o principal objetivo do projeto é “Desenvolver o cultivo de olerícolos e manejo de uma horta escolar diferenciada com apoio aos preceitos da sustentabilidade, buscando uma maior qualidade de vida, tornando a horta ao mesmo tempo uma ferramenta de ensino aprendizagem para os alunos, representados pelos alunos Gustavo Dani e Paola Giacomoni e professora Carla kerber.
No decorrer do ano desenvolvemos atividades interdisciplinar relacionadas ao tema, onde apresentamos os resultados obtidos com o projeto, explicando e expondo o conhecimento cientifico adquirido pelos alunos.
Dentre 64 projetos expostos, sendo que destes somente três passariam para a fase Estadual conseguimos o segundo lugar.
· 1° lugar para o Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso dia a dia;
· 2° lugar para o Projeto Horta Permacultura: Valorizando a Olericultura;
Confira as fotos.
Abertura da feira. |
Stand do projeto com alunos explicando. |
Stand com alunos e professora. |
Participantes da feira do município. |
Fotos da premiação.
Professora Carla Kerber e os alunos expositores Gustavo Dani e Paola Giacomoini. |
ENTREGA DE MUDAS
Em valorização ao projeto desenvolvido pela nossa escola a Secretaria de Agricultura realiza a produção de mudas de olerículas para entregar para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.
Onde no dia 13 de setembro de 2013 cada aluno levou um kit de mudas para cultivar em suas hortas familiares.
Confira a foto:
Agora é só cultivar !
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