02 março 2011

A ADAPTAÇÃO E A ROTINA ESCOLAR

A adaptação de uma criança na pré-escola é uma fase primordial e dependerá das atitudes dos docentes e dos cuidadores da criança.

Algumas dicas para a educadora:

* Ao encontrar com a criança: aproximação, respeito, afeto.

* Conhecer o nome da criança anterior a sua chegada.

* Criar um clima de segurança afetiva individual e coletiva;

* Deve manter a tranquilidade frente as manifestações de inadaptações das crianças (birras, choro);

* Disponibilizar atenção individualizada, não exclusiva – sobre todos os momentos do dia: chegada, despedida, horas da alimentação, entendendo-os como momentos de grande importância para a relação individual e afetiva das crianças.

* Conhecer a criança atráves de entrevistas com os pais, observando a criança e suas reações ante as situações do cotidiano da escola.

Dicas para a adaptação do grupo:

Enquanto as crianças vão se adaptando, organizar atividades para as mesmas entrarem em contato com o resto do grupo para que possam ter conhecimento de todos os colegas, cabendo ao professor conhecer a etapa evolutiva sendo vivenciada pela criança, entendendo o egocentrismo característico, ajudando a superá-lo por meio de atividades em grupo, aprendendo a compartilhar materiais, a cuidá-los e a guardá-los.

Favorecer que a criança canalize a agressividade surgida em situações que tenha que compartilhar objetos, atenção das professoras, buscando fórmulas alternativas (não retire este brinquedo do seu amigo, pegue outro na estante...) - Entenda a conduta agressiva da criança como forma de relacionamento normal, pois está em período de adaptação. Cabe ao educador colocar limites..

Dicas para a adaptação ao novo espaço:

É muito importante que as crianças conheçam e explorem os diferentes espaços de vivência na escola, do material utilizado, dos espaços de recreação, do banheiro, do refeitório, entre outros.

Dicas na relação com os pais:

Despertar a confiança e segurança aos pais.

Procura que entradas e saídas sejam menos conflitivas: paciência com os pais;

Ponha limites claros aos pais desde o princípio (pontualidade, limites claros, etc) evitando os enfrentamentos.

Nota: Explicar sempre as crianças todas as situações novas que possam viver: situações cotidianas, atividades, entrada, saída, comida, etc.)

(texto pesquisado na internet)

"Momentos que fazem parte da rotina das crianças na pré-escola no ambiente escolar e que contribuem com a interação/socialização das crianças entre si, com os professores e com o ambiente escolar..."

Cada momento que a criança vivencia na escola, seja com o colega, individualmente ou com o professor são fundamentais e trazem para ela aprendizados...

"MODELANDO IDEIAS..."

"JOGOS PEDAGÓGICOS..."

"A SOCIALIZAÇÃO E O TRABALHO COOPERATIVO..."

"MOMENTO DA ALIMENTAÇÃO..."

"MEU NOME..."

"A INTERAÇÃO COM O GRUPO..."

"O BRINQUEDO..."



"A ORALIDADE, RELAÇÃO COM SUAS VIVÊNCIAS..."

"O FAZ-DE-CONTA..."

"EXPLORAÇÃO DAS LETRAS..."


"RECORTE E COLAGEM..."

"O DESCANSO..."

"O MOMENTO DE IMAGINAR, CRIAR E CONTAR HISTÓRIAS..."

"PRODUÇÃO DO DESENHO..."

"USO DO CRACHÁ..."


"A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL..."

"APRENDIZAGEM NO CONCRETO..."

"CANTAR E BRINCAR COMO EXPRESSÃO CORPORAL..."

(Vale ressaltar que aqui constam aqui algumas atividades desenvolvidas no decorrer do período letivo, visto que são inúmeras as estratégias desenvolvidas nas turmas de pré-escola).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...