A adaptação de uma criança na pré-escola é uma fase primordial e dependerá das atitudes dos docentes e dos cuidadores da criança.
Algumas dicas para a educadora:
* Ao encontrar com a criança: aproximação, respeito, afeto.
* Conhecer o nome da criança anterior a sua chegada.
* Criar um clima de segurança afetiva individual e coletiva;
* Deve manter a tranquilidade frente as manifestações de inadaptações das crianças (birras, choro);
* Disponibilizar atenção individualizada, não exclusiva – sobre todos os momentos do dia: chegada, despedida, horas da alimentação, entendendo-os como momentos de grande importância para a relação individual e afetiva das crianças.
* Conhecer a criança atráves de entrevistas com os pais, observando a criança e suas reações ante as situações do cotidiano da escola.
Enquanto as crianças vão se adaptando, organizar atividades para as mesmas entrarem em contato com o resto do grupo para que possam ter conhecimento de todos os colegas, cabendo ao professor conhecer a etapa evolutiva sendo vivenciada pela criança, entendendo o egocentrismo característico, ajudando a superá-lo por meio de atividades em grupo, aprendendo a compartilhar materiais, a cuidá-los e a guardá-los.
Favorecer que a criança canalize a agressividade surgida em situações que tenha que compartilhar objetos, atenção das professoras, buscando fórmulas alternativas (não retire este brinquedo do seu amigo, pegue outro na estante...) - Entenda a conduta agressiva da criança como forma de relacionamento normal, pois está em período de adaptação. Cabe ao educador colocar limites..
É muito importante que as crianças conheçam e explorem os diferentes espaços de vivência na escola, do material utilizado, dos espaços de recreação, do banheiro, do refeitório, entre outros.
Dicas na relação com os pais:
Despertar a confiança e segurança aos pais.
Procura que entradas e saídas sejam menos conflitivas: paciência com os pais;
Ponha limites claros aos pais desde o princípio (pontualidade, limites claros, etc) evitando os enfrentamentos.
Nota: Explicar sempre as crianças todas as situações novas que possam viver: situações cotidianas, atividades, entrada, saída, comida, etc.)
(texto pesquisado na internet)
"Momentos que fazem parte da rotina das crianças na pré-escola no ambiente escolar e que contribuem com a interação/socialização das crianças entre si, com os professores e com o ambiente escolar..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário