Mosquito Aedes eagypti
Alunos cantando a paródia:
MELÔ DO MOSQUITO DENGOSO
MELODIA: A BARATA DIZ QUE TEM
O MOSQUITO DIZ QUE QUER
COM UM BEIJO LHE AGRADAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE QUER LHE ATACAR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELE QUER LHE ATACAR.
O MOSQUITO DIZ QUE VAI
UM DIA LHE CONQUISTAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE QUER É LHE MATAR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELE QUER É LHE MATAR.
ESSA FÊMEA TÃO LEVADA
DIZ QUE NA ÁGUA VAI BRINCAR
É MENTIRA DA VAMPIRA
ELA VAI É PROCRIAR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELA VAI É PROCRIAR.
O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
NÃO É NADA DE ASSUSTAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR
SÓ DEZ DIAS É QUE GASTAM
OS OVINHOS PRA CHOCAR
FIQUE ESPERTO E SE CUIDE
PARA O MOSQUITO MATAR.
HÁ! AH! AH!
OH! OH! OH!
PARA O MOSQUITO MATAR.
NOS PNEUS, GARRAFAS VELHAS
ÁGUA LIMPA E PARADA
LÁ ESTÁ O GRANDE PERIGO
A LARVINHA ESGANADA.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
A LARVINHA ESGANADA.
O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
VAI LHE DAR É MUITO AMOR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE TRAZ É MUITA DOR.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELE TRAZ É MUITA DOR.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
PROFESSORA: Carla Kerber
TURMA MULTISSERIADA: 1º, 2º ,3º e 4º ano.
TEMA: Valorização étnica cultural
TEMPO ESTIMADO: Seis dias.
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Português, Matemática, Geografia, História,Ensino Religioso.
CONTEÚDOS:
MATEMÁTICA:
- Resolução de situações problemas;
PORTUGUÊS:
- Leitura;
- Oralidade;
- Produção textual;
- Reestruturação textual;
- Separação de sílabas;
- Substantivos/próprio/comuns/adjetivos e verbos;
GEOGRAFIA:
- Continentes
- Localização
ENSINO RELIGIOSO:
- Ritos e festas religiosas;
- Diversidade religiosa
- Identidade cultural e social e a cultura nacional de diferentes e manifestações religiosas;
HISTÓRIA
- Cultura étnica do legado africano /afrodescendência.
OBJETIVOS:
- Perceber-se e perceber o outro como diferente;
- Respeitar as diferenças;
- Desenvolver e potencializar a criatividade.
- Participar da leitura coletiva;
- Elaborar um mapa conceitual demonstrando o que compreendeu história;
- Desenvolver a leitura oral perante a turma;
- Produzir uma fábula referente a história;
- Fazer a análise linguística do texto;
- Interpretar textos lidos com autonomia;
- Conhecer e respeitar a diversidade religiosa;
- Refletir sobre o conhecimento historicamente produzido, a identidade cultural e social e a cultura nacional de diferentes e manifestações religiosas;
ROTINA DIÁRIA:
- Leitura para deleite todos os dias no primeiro momento:
- Hino (segunda feira).
- Preenchimento do calendário temporal:
Em que dia estamos?
Que dia da semana é hoje?
Em que mês estamos?
Como faço esses números com o material dourado?
O tempo está: chuvoso? Nublado? Ensolarado?
Quem é o ajudante?
- Apresentação da pauta do dia.
- Artes ministrada pela Profª. Alessandra (segunda-feira 14:45 min. as 16:15 min.)
- Educação física ministrado pela Prof.ªEdineia (Terça-feira 13h: 00min as 14h: 05min e Quinta-feira 15h: 45min ás 16h: 55min).
- Aula de inglês ministrada pela Prof.ª Andréia (quarta-feira 15:25 min. as 16:15min. e sexta-feira das 13:00min. as 13:55 min.)
- Lanche: 15h: 00min.
- Escovação dos dentes: 15h: 15min.
- Passar o tema 17h: 00min.
- Todas as quartas-feiras momento da leitura e troca de livros durante 45 minutos.
• Observação: Todas as terça-feira e sexta-feira a aluna do 1º ano não participa da aula por afastamento médico.
METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS:
1º DIA
- Conversar com a turma sobre suas relações pensando nas seguintes questões: há crianças que não conseguem interagir com o grupo? Há crianças que expressam verbalmente sua dificuldade em aceitar o outro. Como se dão as interações nos momentos debrincadeiras livres? Como são feitas as escolhas dos parceiros de brincadeiras e de atividades em grupo? Essas e outras questões possibilitam perceber os preconceitos velados entre nossas crianças em sala de aula. Podemos dês fazer as pessoas pela, cor , tamanha, capelos , classe social ????
Apresentação da história para contar às crianças que contemple ou mencione “diferenças”. No caso é a história “Menina Bonita do laço de fita” da autora Ana Maria Machado. Através de slides.
Fazer uma rodinha e converse com as crianças sobre a história. Levante algumas questões para que as crianças possam pensar e verbalizar suas opiniões. Reler o trecho da história “O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele já tinha visto toda a vida! E pensava: _ Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela!”.
Questione as crianças: O que é ser bonito? Como uma pessoa deve ser para ser bonita? Na medida em que as crianças forem colocando suas opiniões ir enfatizando a importância da diferença de cada um. Destacar para o grupo que o importante é ser diferente, indagando: Já pensaram se todos nós fôssemos iguais?
Aproveitar a descoberta do coelho de que “a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos” e perguntar às crianças com quem elas se acham que se parecem. Para completar essa discussão, pedir que as crianças olhem para as outras e observarem as diferenças e semelhanças do ser humano. Pedir os alunos para pesquisarem vários tipos humanos (brancos, negros, índios, orientais etc..) em revista compondo um painel de fotos com a frase: “Diferenças: não basta reconhecê-las é preciso valorizá-las”. Exemplo Conversar com as crianças sobre as famílias que formaram o Brasil, sobre os índios, o negro, o colonizadores europeu, os imigrantes italianos etc.
- Interpretação da história
1. Quais os personagens da história?
2. Onde se passa?
3. Qual o assunto da história?
4. O que o coelho queria com a menina?
5. Por que o coelho queria mudar de cor?
6. Quais as características da menina?
7. Quais as formas que a menina inventou, sobre o porquê de sua cor?
8. Então no final explique por que a menina era negra?
9. Como o coelho resolveu o seu problema, para ter uma filha negra?
10. O que o livro quer nos mostrar?
2º DIA
- Leitura compartilhada da história Menina bonita do laço de fita, estimulando a oralidade e a leitura coletiva com fichas onde os alunos participarão da contação.
- Elaboração de um mapa conceitual da história mostrando os personagem e o que ela quer nos dizer, desenvolvendo a escrita, a organização das letras.
- Cada aluno irá apresentar para os colegas o que elaborou identificando os personagens, a pronuncia e a escrita da atividade, bem como a estética da mesma.
- Para a escrita individual vamos conhecer os gêneros textuais que a história nos apresenta, esta é uma história em forma de dialogo, agora vamos transformá-la em uma fábula (fábula é uma história com personagens que falam que não é real, com uma moral, então vamos pensar que qual é a moral da história apresentada)
- Analisaremos a escrita de cada um, após ter criado sua fábula vamos fazer a reestruturação textual aluno por aluno ir auxiliando nas carteiras.
- Enquanto iremos fazer a reestruturação textual os demais irão ler um livro da biblioteca da escola;
- Para completar escolheremos alguns alunos para a leitura de sua produção.
- Tema: Leitura da história para os pais.
3º DIA
- Na roda de conversa
- Mostrar, no mapa-múndi, os cincos continentes: América, a Europa, Ásia, África e a Oceania, ressaltando que eles são divididos em países, cada um seus costumes e tradições, suas festas, músicas e danças, suas religiões e seu jeito de ser, pois ninguém é igual a ninguém e é isso que dá graça à vida. Destacar o país africano no mapa.
- Texto para ser apresentado para os alunos;
A África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Pode-se perceber grandes diferenças em suas raças, origens, costumes, religiões e outros.
Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte, etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas fazem seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas.
Seus ritos eram realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que podem ser divididos em: momentos importantes da vida, integração dos seres vivos e para a passagem da vida para a morte. Na economia, trabalhavam principalmente na agricultura, mas também se dedicavam à criação de animais e de instrumentos artesanais.
Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, estes transmitiram vários costumes como:
- A capoeira que chegou na época da escravização e era utilizada na África como luta defensiva, já que não tinham acesso a armas de fogo;
- O candomblé que também marca sua presença no Brasil, principalmente no território baiano onde os escravos antigamente eram desembarcados;
- A culinária recebeu grandes novidades africanas, como o leite de coco, óleo de palmeira, azeite de dendê e até a feijoada, que se originou no período em que os escravos misturavam restos de carne para comerem.
Por Gabriela Cabral - Equipe Brasil Escola
- OS JOGOS AFRICANOS: A peteca, pula elástico e outras brincadeiras conhecidas como Escravos de Jó, que sofreu várias alterações, são de origem Africana e difundidas mundialmente.
Um jogo muito interessante, é o MANCALA
Mancala é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, algumas vezes chamada de jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura, que vêm das regras gerais. Os jogos dessa família mais conhecidos no mundo ocidental são o Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao. Jogos de mancala possuem um papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do xadrez no Ocidente.
- Como a professora de educação física já vem trabalhando o mancala vamos jogar juntos uma vez.
- Realizar as outras brincadeiras trazidas pelos africanos eu continuam em nossa tradição, elástico, peteca...
- Através de um desenho representar as principais características do continente africano;
- Descrever através de uma lista as características deste continente, dando mais atenção aos pontos positivos do que os negativos.
- Assistir um vídeo da principal tradição dos negros africanos deixada no Brasil a capoeira;
4º DIA
- Roda de conversa sobre o que os pais falaram a respeito da influência africana no Brasil.
- Aspectos religiosos e sua influência no Brasil principalmente no nordeste, vamos conhecer um pouco desta cultura e religião.
Texto referente ao candomblé
O candomblé é uma religião africana trazida para o Brasil no período em que os negros desembarcaram para serem escravos. Nesse período, a Igreja Católica proibia o ritual africano e ainda tinha o apoio do governo, que julgava o ato como criminoso, por isso os escravos cultuavam seus Orixás, Inquices e Vodus omitindo-os em santos católicos.
Os orixás, para o candomblé, são os deuses supremos. Possuem personalidade e habilidades distintas, bem como preferências ritualísticas. Estes também escolhem as pessoas que utilizam para incorporar no ato do nascimento, podendo compartilhá-lo com outro orixá, caso necessário.
Os rituais do candomblé são realizados em templos chamados casas, roças ou terreiros que podem ser de linhagem matriarcal (quando somente as mulheres podem assumir a liderança), patriarcal (quando somente homens podem assumir a liderança) ou mista (quando homens e mulheres podem assumir a liderança do terreiro). A celebração do ritual é feita pelo pai de santo ou mãe de santo, que inicia o despacho do Exu. Em ritmo de dança, o tambor é tocado e os filhos de santo começam a invocar seus orixás para que os incorporem. O ritual tem no mínimo duas horas de duração.
O candomblé não pode ser igualado à umbanda. No candomblé, não há incorporação de espíritos, já que os orixás que são incorporados são divindades da natureza; enquanto na umbanda, as incorporações são feitas através de espíritos encarnados ou desencarnados em médiuns de incorporação. Existem pessoas que praticam o candomblé e a umbanda, mas o fazem em dias, horários e locais diferentes.
Por Gabriela Cabral
http://www.brasilescola.com/religiao/candomble.htm
- Interpretação trabalho de Ensino Religioso.
1. O que é candomblé?
2. Como chegou ao Brasil?
3. O que a igreja católica fez neste período, por quê?
4. Fale o que são os orixás.
5. A onde são realizados os rituais do candomblé?
6. O que significa:
Matriarcal:
Patriarcal:
7. Quem realiza ou comanda o ritual?
8. Como acontece este ritual?
9. Diferencie candomblé de umbanda.
10. Fale o que você compreendeu desta religião.
1º ano
- Com os personagens da história vamos separar as sílabas e classificar conforme sua quantidade de letras.
Menina-fita-bonita-vermelha-mãe-avó-coelho-negra-parentes-tinta-jabuticaba-café-xixi-barriga-coelhinha.
- O 1º ano irá realizar a atividades com o texto sem espaçamento, onde que através da leitura reescreverá o parágrafo do texto com o devido espaçamento.
2º, 3º e 4º ano
- Retomada da história.
- Leitura com entonação de foz, fazendo a pontuação.
- Pinte de amarelo os substantivos próprios de verde os comuns, de vermelho os adjetivos e de azul os verbos.
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
(Ana Maria Machado)
Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:¬
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela.
Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi.
Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:¬
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até
com os parentes tortos.E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina,
tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda
a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha.
Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...
- Retomada de conteúdo sobre substantivos, próprio e comuns, adjetivos e verbos.
O que é Substantivo:
Gramaticalmente, substantivo é qualquer palavra que nomeia tudo que existe. É tudo que dá nome aos seres, a tudo que você vê, ouve, sente ou imagina. Ex.: casa, avião, grito, música, felicidade, amor etc.
O substantivo podem variar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).
Quanto ao elemento que designa, o substantivo classifica-se em: próprio (Brasil), comum (cidade), concreto (caneta), abstrato (beleza), simples (flor), composto (beija-flor), primitivo (carro), derivado (carrinho).
O substantivo coletivo é todo aquele comum, mesmo no singular, que designa vários seres da mesma espécie: atlas (de mapas), biblioteca (de livros), enxame (de abelhas) etc.
Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhequalidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).
Verbo é uma palavra com origem no termo em Latim "verbum", que significa "palavra". Na Gramática da Língua Portuguesa, designa a classe de palavras que indicam ação, uma situação ou mudança de estado.
Os verbos podem ser flexionados em Pessoa (primeira, segunda e terceira),Número (singular ou plural), Modo(indicativo, subjuntivo e imperativo), Tempo(presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito) e Voz (ativa, passiva ou reflexiva).
Conjugação de Verbos
O Conjugação é uma ferramenta online para conjugar os verbos da língua portuguesa. Use a busca para encontrar a conjugação completa do verbo que procura. Temos a conjugação verbal de todos os verbos da língua portuguesa.
Quando conjugados, os verbos flexionam-se em pessoa a fim de evidenciar quem fala, para quem se fala ou aquele de quem se fala. Vamos observar os seguintes exemplos:
Eu trabalho. “Eu” indica a pessoa que fala.
Tu trabalhas. “Tu” indica um interlocutor direto, isto é, alguém para quem se fala.
Ele (ou ela) trabalha. Eles (ou elas) trabalham. “Ele” ou “ela”, “eles” ou “elas” indicam que se fala sobre alguém, ou algo, que não participa diretamente da comunicação estabelecida entre as duas primeiras pessoas.
Nós trabalhamos. “Nós” indica que a pessoa que fala participa da comunicação juntamente com outros.
Vós trabalhais. “Vós” pode indicar que se fala para um ou para vários interlocutores diretos.
As formas eu, tu, ele, ela, eles, elas, nós e vós são denominadas pronomes pessoais, e indicam também o sujeito das frases às quais se referem.
Fonte: http://www.significados.com.br/
5º DIA
- Terminar a atividades de ontem.
- Dinâmica do telefone sem fio.
- Como ele vai acontecer:
-Vamos realizar em duplas.
-Vou dividir a história em 6 partes .
1º Vou entregar a primeira parte para a primeira dupla, vão ler e contar no ouvido para a próxima dupla.
2º A próxima dupla vai contar a outra.
3º Que irá desenhar o que compreendeu.
4º Vai interpretar o desenho e contar para a próxima dupla;
5º Vai escrever o que o colega contou sobre o desenho.
6 º Ira ler em voz alta para todos os demais e ver se era aquilo mesmo.
- Tema: Trazer uma imagem de criança em meio a natureza.
6º DIA
- Terminar a dinâmica do telefone sem fio.
- Resolução de situações problemas para todos.
- Com a aluna de segundo ano explicar a divisão com materiais concretos.
RESOLVA OS PROBLEMAS ABAIXO
1) Menina bonita do laço de fita tem 4 bonecas de pano e e quer dividir elas igualmente com o coelho. Quantas bonecas cada um irá ficar?
RESPOSTA: ___________________________________________________
2) Na fruteira perto da casa da Menina bonita do laço de fita,tinha 12 jabuticabas, sendo que o coelho comeu em 2 vezes todas. Quando ele come cada vez?
3) A mãe da menina era cozinheira e preparou 2 dúzias de cafés para o coelho, com a intuição de dividir igualmente entre os 3.Com quantos café cada um poderia tomar?
4) O coelho foi a feira e comprou 36 jabuticabas para comer , para ver se ficava pretinho, dividiu elas em 3 pacotes.Quantas jabuticabas tinha em cada pacote?
- Situações para o 3º e 4º ano
1. Para a festa de aniversário da coelhinha preta, o coelho branquinho comprou 84 cenourinhas para distribuir entre seus amigos. Ele resolveu coloca-las em saquinhos com 12 cenourinhas , quantos saquinhos irá usar?
Então ele fez assim até chegar no 84:
Saquinhos Cenourinhas
1 12
a) Se o coelho tivesse 75 cenourinhas, ele precisaria de quantos saquinhos?
b) Se ele tivesse 1224 cenourinhas, quantos precisaria ?
2.Como a Menina disse para o coelho tomar muito café , ele ligou na fábrica de café, a entrega é me caixas com 12 xícaras. Ele encomendou 180 cafés.
a) Quantas caixas de completas de café serão entregues?
b) Se cada café é de 250 ml, quantos litros de café ele receberá?
- Iremos fazer um desenho de completar, como o tema era trazer uma imagem de natureza com criança, irão colar no centro da folha para completar o desenho ou continuá-lo.
- Com as imagens da história Menina bonita do laço de fita, irão cria um cenário para as imagens, tendo como base o livro.
Avaliação:
Esta semana se mostrou muito produtiva, todos participaram as discussões a respeito do tema foram bem produtivas, com bastante comentários e demostrando que os alunos conhecem e valorizem as diferenças.O tema e bem abrangente, retratamos o continente africano e procuramos descrevê-lo com características positivas, onde que muitos alunos ficaram bem interessados em conhecer mais sobre este continente. As produções foram muito boas com riqueza em detalhes tanto na escrita quanto nas ilustrações.
FOTO:
Contação da história:
Atividades com verbos, substantivos e adjetivos.
Atividades com verbos, substantivos e adjetivos.
Atividade com situações problemas:
Atividade do primeiro ano espaçamento entre palavras
Dinâmica
Confecção de cartaz
Produção de desenhos referente a história
ATIVIDADE PEDAGÓGICA - REDES DE APRENDIZAGENS – PROINFO ENSINO FUNDAMENTAL
Duração: 7 aulas
Áreas do conhecimento: Português; Matemática; Geografia; Ciências;
Conteúdos:
Português: Leitura; Oralidade; Produção textual lista; Interpretação de informações explicita e implícitas no texto; Estética da letra; Ortografia; Pesquisa;, Leitura de imagens; Pontuar e paragrafar textos; Gênero textual dialogo, poesia, texto informativo;
Matemática: Tabuada; Formas geométricas; Coleta de dados, tabelas e gráficos, área e perímetro;
Geografia: Localização no mapa mundi;
Ciências: Germinação, partes da planta, Valores nutricionais e valores medicinais.
Objetivos:
• Desenvolver o habito pela leitura, bem como o entendimento da mesma.
• Identificaras olerículas da horta.
• Classificar as olerículas em verduras, legumes e condimentos.
• Produzir um dialogo referente a o tema horta;
• Criar um boletim informativo sobre verdura e legumes;
• Tabelar dados de pesquisa;
• Elaborar gráficos de barras e linhas.
• Palestra sobre germinação de olerículas por estacas, ramos, sementes e divisão de touceiras.
• Conhecer diferentes formas de germinação;
• Medir e encontrar a área e perímetro da horta de sua escola;
• Criar uma poesia com legumes e verduras da horta;
Metodologia
Atividades de rotina:
• Antes de começar a aula, todos irem ao banheiro, encher a garrafinha com água .
• Passar álcool gel.
• Retirar o material, conferir se trouxe todas as matérias....
Calendário
• Quem é o ajudante do dia de hoje
• Preenchimento do calendário pelo ajudante do dia:
• Que dia é hoje?
• Como eu faço esse dia com o material dourado?
• Que mês estamos?
• O tempo esta como hoje?
Quinta - feira
Pauta
Educação Fisíca
Lanche
Contação de história
Classificação de hortaliças
Tema
Leitura para deleite: Poesia
1º momento
• Aula de educação fisíca ministrada pela professora Giselle, duração de 1hora.
Lanche/ escovação
2º momento
• Troca de livros e momento da leitura durante 30 minutos.
• Ficha de leitura no caderno....
1. Nome do livro e autor?
2. Personagens da história?
3. Onde se passa a história?
4. Qual o problema situação que o personagem se envolve?
5. Como termina?
6. De sua opinião sobre o desfecho da história?
7. Escreve uma parte que mais gostou?
3º momento
• Contação de hístoria “ Não gosto de sopa”.
Roda de conversa :
O que são legumes , verduras....
O que não gosto...gosto , cultivo em casa ....
Hortas....
Sexta-feira
Pauta
• Inglês
• Tabuada tampada
• Produção textual.
Leitura para deleite: Viagem o jardim zoologico ( no inicio da aula irão procurar os personagens para realizar a leitura....
2º momento
• Trabalhar o conceito de permacultura .....De Bio Mollison
4º ano
No laboratório.
• Elaborar um folder apresentar o folder da escola para eles verem como são produzitos e expecificar o que deve contemplar.
• Explicar como elaborar e sua função;
Folder é o nome que é utilizado no Brasil paradesignar um tipo de impresso publicitário parecidocom o * flyer, só que com dobras. Um sinônimoperfeito em Portugal é Prospecto.De acordo com o Dicionário Houaiss da língua portuguesa, Folder é um “impresso de pequenoporte, constituído de uma só folha de papel comuma ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo ou publicitário; folheto” ou ainda“prospecto dobrável”. Num exame etimológico dapalavra folder, de origem inglesa, aparecemreferências como “folheto dobrado”, “o quedobra” ou ainda a derivação deste vocábulodo verbo tofold, ou seja, dobrar.
OBJETIVOS DO FOLDER
O folder é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária. Dependendo do tamanho do papel é possível fazer um grande número de dobras.
Um folder é geralmente a apresentação de alguma coisa no papel, seja de uma empresa, de um produto, de uma campanha, ou até mesmo de um projeto.
ONGs brasileiras costumam fazer folders para apresentar a instituição aos possíveis patrocinadores. Mas há também as que desenvolvem peças
para incentivar a participação de pessoas em campanhas.
• 1º grupo; Sobre verduras
Folder informativo
Escola Municipal Taquaral
4 ano Cauê e Lucas G
VERDURAS
http://aprendaplantar.com/wp-content/uploads/2015/04/verduras.jpg
São hortaliças que são verdes e folhadas e que dão em botões ex:Alface,ervilha,lentilha,feijão,couve- flor,brócolis e muitos outros.
Podemos consumidas em folhas,botões e sementes ex:saladas ,conservas,sopas e etc.
São fontes ricas em vitaminas A e C,tem nutrientes essenciais para a saúde e são antioxidante as VERDURAS contem carboidratos,vitaminas e minerais;
Exemplo dos nutrientes da verdura mais consumidas em nossa escola:
Alface: Apresenta quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais, Cálcio, Fósforo e Ferro. Dentre muitas propriedades a alface é também considerada como ótimo laxante, calmante e diurético. Juntamente com o tomate, é a hortaliça preferida para as saladas devido ao seu sabor agradável e refrescante e facilidade de preparo.
Umas das sugestões de atividades do site http://www.educopedia.com.br/ é o trabalho com geometria, e que pode e deve ser trabalhado em todas as turmas. Para o desenvolvimento das aulas, pensei em uma sequência didática que favorece as potencialidades de todos os meus educandos, e principalmente o uso das tecnologias em sala de aula.
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