Após se fazer a leitura e discussão da história, foi proposto aos alunos que estes dramatizassem a mesma;
Dramatização da história "O pirulito do pato"
1º GRUPO
2º GRUPO
Realizar dinâmica que instigue as crianças a compreender e identificar as frações
Metodologia: Montar grupos de 3 alunos e entregar a cada um deles um envelope contendo círculos, retângulos e quadrados repartidos em partes iguais. No primeiro momento os alunos montaram figuras geométricas utilizando as partes das figuras que estão na caixa. Em seguida, a professora propõe que eles observem as figuras construídas pelos outros grupos e analisem se são iguais ou diferentes. Nesse momento da aula podem ser trabalhadas com os alunos outras formas geométricas repartidas em partes iguais.
Construção Frações Móveis
Essa construção se faz necessária, pois os alunos se sentirão agentes ativos nessa atividade, não recebendo materiais prontos, mas sim o construindo e a partir daí desenvolver as suas competências e habilidades. O professor estará proporcionando a oportunidade dos próprios alunos representarem e manusearem frações equivalentes a partir de dobraduras, recortes e sobreposições.
Os alunos deverão ter disponíveis cartolinas nas cores: branca, azul clara, vermelha, azul escura, rosa, amarela e verde, todas essas já recortadas pelo professor anteriormente, no tamanho de uma folha sulfite A4. Após a distribuição de cada uma dessas sete “partes” de cartolinas aos alunos, ele explicará que cada uma delas representará uma fração, porém para isso eles deverão fazer algumas modificações.
Dica: Questione os alunos sobre as características de todas essas peças, onde mesmo tendo cores diferentes, possuem o mesmo tamanho, isto é, representam a mesma quantidade.
Em seguida, peça aos alunos que representem, por meio de dobraduras, cada uma dessas peças de acordo com as frações e ilustrações a seguir:
- A peça azul claro deverá ser representada pela fração 1/2;
- A peça azul escuro também deverá representar a fração 1/2, porém de uma forma diferente da azul claro;
- A peça rosa deverá ser representada pela fração 1/3;
- A peça amarela deverá ser representada pela fração 1/4;
- A peça verde deverá ser representada pela fração 1/6;
- A peça vermelha deverá ser representada pela fração 1/8.
Para que os alunos tenham oportunidade de realizar pequenas investigações matemáticas, o professor poderá dar início à atividade direcionando aos alunos algumas perguntas como:
• Quantas peças vermelhas são necessárias para compor uma branca?
• Quantas peças azuis são necessárias para compor uma branca?
• Quantas peças vermelhas são necessárias para compor uma amarela? E uma azul?
• Quantas peças verdes são necessárias para compor uma amarela? E uma azul?
• Quantas peças verdes são necessárias pra compor uma branca?
• Quantas peças verdes são necessárias para compor uma rosa? E duas rosas? E três rosas?
• Quantas peças vermelhas são necessárias para compor uma branca e uma azul?
Dica: o professor pode aproveitar essa oportunidade para analisar de que formas os alunos estão agindo para chegar às respostas: se manipulando as peças e sobrepondo umas sobre as outras ou se estão realizando os cálculos mentais a partir das frações que cada peça representa.
Frações com frutas e chocolate
Foi trabalhado também com as frações envolvendo chocolate e frutas. Fez uma relação entre esses dois alimentos destacando qual deles seria mais saudável. Abaixo fotos dessa experiência:
Fração que eu represento na minha família...
Cada aluno representou, através do desenho qual a fração que ele corresponde na sua família.
Que legal!
ResponderExcluiramei o jogo das frações móveis, vou utilizá-lo a minha regência, rs'
ResponderExcluirparabéns pelo trabalho copiei algumas ideias e logo postarei os trabalhos feitos com meus alunos no meu blog,amo trabalhos compartilhado ,nos educadores precisamos nos ajudar
ResponderExcluir