22 setembro 2010

JARDIM PORTÁTIL NA ESCOLA

DIA DA ÁRVORE


No dia 21 de Setembro comemoramos nacionalmente o Dia da Árvore. Esse é um dia muito importante pois serve para pensarmos mais sobre nossas atitudes em relação ao meio ambiente, em especial à nossa flora.


Mas infelizmente nem todas as pessoas compreendem o verdadeiro significado que existe em uma árvore. Nao pensam nela como um ser vivo como nós, que nasce, cresce e morre e que nesa vida luta para sobreviver e para superar desafios.


As árvores protegem nosso planeta, nos dão sua sombra para descansar, suas raízes e frutos para nos alimentar, é capaz de evaporar a água contribuindo com o ciclo natural da terra, produzir o oxigênio necessário a sobrevivência de todas as espécies humanas e animais.



Devemos respeitar a árvore pois enquanto a respeitamos estaremos respeitando a nós mesmos e a nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.

E cada UM deve e pode fazer uma diferença, contribuindo com a sobrevivência de TODOS!



JARDIM PORTÁTIL COM GARRAFAS PET

No dia de hoje produzimos um jardim portátil com garrafas pet, onde as crianças plantaram flores que irão enfeitar nossa escola.


C
om essa atividade demostramos que é possível reutilizar materiais recicláveis para o embelezamento de espaços, de forma criativa e prática.


MATERIAL UTILIZADO:

garrafas pet descartáveis

areia

terra e adubo

mudas de flores

água

tesoura


1º passo: Cortar o fundo de uma garrafa que será o suporte do vaso de flor. Cortar nas laterais em forma oval para encaixar a garrafa deitada. Preencher com areia.

2° passo: Cortar a garrafa fazendo uma abertura na lateral da garrafa de aproximadamente 15 cm por 10 cm. Misturar a terra e o adubo e prencher a garrafa deixando espaço no meio. Furar com estilete ou objeto pontiagudo a parte debaixo para escorrer a água da rega.


3° passo: Plantar uma flor no centro da garrafa acrescentando terra necessária. Regar.

4º passo: Colocar a garrafa com a flor plantada sobre o suporte de areia ou colocá-la em espaço externo sobre a grama ou canteiros.

O espaço da nossa escola ficou muito mais colorido com o novo jardim!


Garrafas pet recortadas e montadas


Preenchimento do suporte com areia


Preenchimento do "vaso" com terra e adubo



Plantio das flores


Vasos prontos







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...