HORTA ORGÂNICA
A alimentação vem se tornando uma das maiores preocupações para a população nos dias de hoje, por isso cada um de nós deve pensar em atitudes e meios pelos quais se possa cultivar uma alimentação mais saudável e de qualidade com o cultivo e ingestão de alimentos organicamente produzidos.
O projeto da horta na escola vem propor uma ideia de um sistema baseado na permacultura, com a construção de canteiros em forma de "mandalas", ainda uma novidade para nossa região.
Esperamos que o trabalho desenvolvido em parceria com escola/família/comunidade/administração municipal se torne uma ferramenta de conhecimentos e aprendizagens, voltados sempre para o cultivo de hábitos de alimentação saudáveis.
PROJETO DE TRABALHO
Tema do projeto: "Horta Escolar - PERMACULTURA"
Idéias-chave ou fio condutor:
Possibilidade de construção de uma horta escolar diferenciada, como apoio aos preceitos das sustentabilidade e alimentação a partir de produtos orgânicos.
O que os alunos podem aprender:
1- Organização de uma horta em forma de mandala;
2- Plantio, cultivo, adubação e manutenção de uma horta;
3- Conhecimentos a cerca de alimentos orgânicos e sua composição;
4- Importância de uma alimentação saudável, compreendendo o valor nutritivo de verduras e legumes;
5- Produção textual com seqüência e coerência de ideias;
6- Produção de relatórios orais e escritos, bem como de textos informativos;
7- Noções de medidas, equações matemáticas e formas;
8- Produção de maquetes (planta baixa) e mapas de localização;
9- Habilidades manuais e expressão corporal;
10- Importância da relação família e escola, através da interação;
11- Conhecer e compreender novos conceitos como Sustentabilidade;
12- Ler e interpretar relacionando informações com contexto real;
13-Conhecer métodos de combate às pragas;
14-Participar da preparação de lanches e receitas com uso de produtos cultivados na horta;
15- Compreender e produzir textos práticos, extraverbais e literários a partir do tema em estudo;
16- Refletir sobre hábitos alimentares e modifica-los quando necessário;
17- Produzir BLOG para divulgação do projeto;
18- Realização de pesquisas com uso de entrevistas elaboradas pelos alunos.
Estratégias a serem desenvolvidas:
1- Pesquisa de campo;
2- Trabalhos em grupos;
3- Organização da horta com a comunidade escolar;
4- Atividades contextualizadas em sala de aula envolvendo as diferentes áreas do conhecimento;
5- Plantio, colheita e manutenção da horta;
6- Disseminação de informações sobre o tema;
7- Exposição de trabalhos.
Como inicia: (conhecimentos e experiências dos quais partem)
Como implantar uma horta na escola capaz de contribuir na construção de conhecimentos com práticas sustentáveis baseadas na PERMACULTURA.
Recursos, materiais, textos, livros, visitas:
Ferramentas de trabalho utilizadas no campo, materiais didáticos e pedagógicos, sementes e mudas de verduras, adubos, máquina fotográfica, computador, impressora, internet, ...
Conexões com outros saberes:
1-Matemática;
2-Português;
3-Artes;
4-Geografia;
5-História;
6- Ciências.
Atividades para toda a turma, em grupo e individuais:
1-Organização da horta;
2- Projeção da mandala;
3- Plantio e manutenção da horta;
4-Pesquisas;
5-Registros descritivos e narrativos;
6-Elaboração da prática;
7-Oficinas;
8- Registros estraverbais;
9- Observação e análise;
10-Produções individuais e coletivas de textos de diferentes gêneros;;
11-Dramatizações;
12-Pinturas;
13- Maquetes;
14- Receitas;
15-Colheita de produtos na horta;
16- Participar de palestras sobre Permacultura;
17- Divulgação do projeto em oficina/feira.
Apresentação final: (portfólio, jornal, página eletrônica...)
1-Feira para apresentação do projeto;
2-Portfólio;
3- Panfletos;
4-Blogger.
Avaliação: o que compreenderam:
Por meio de registros orais e escritos, questionamentos e no desenvolvimento das atividades relacionadas ao projeto tanto na prática quanto na teoria.
1- Pesquisa de campo;
2- Trabalhos em grupos;
3- Organização da horta com a comunidade escolar;
4- Atividades contextualizadas em sala de aula envolvendo as diferentes áreas do conhecimento;
5- Plantio, colheita e manutenção da horta;
6- Disseminação de informações sobre o tema;
7- Exposição de trabalhos.
Como inicia: (conhecimentos e experiências dos quais partem)
Como implantar uma horta na escola capaz de contribuir na construção de conhecimentos com práticas sustentáveis baseadas na PERMACULTURA.
Recursos, materiais, textos, livros, visitas:
Ferramentas de trabalho utilizadas no campo, materiais didáticos e pedagógicos, sementes e mudas de verduras, adubos, máquina fotográfica, computador, impressora, internet, ...
Conexões com outros saberes:
1-Matemática;
2-Português;
3-Artes;
4-Geografia;
5-História;
6- Ciências.
Atividades para toda a turma, em grupo e individuais:
1-Organização da horta;
2- Projeção da mandala;
3- Plantio e manutenção da horta;
4-Pesquisas;
5-Registros descritivos e narrativos;
6-Elaboração da prática;
7-Oficinas;
8- Registros estraverbais;
9- Observação e análise;
10-Produções individuais e coletivas de textos de diferentes gêneros;;
11-Dramatizações;
12-Pinturas;
13- Maquetes;
14- Receitas;
15-Colheita de produtos na horta;
16- Participar de palestras sobre Permacultura;
17- Divulgação do projeto em oficina/feira.
Apresentação final: (portfólio, jornal, página eletrônica...)
1-Feira para apresentação do projeto;
2-Portfólio;
3- Panfletos;
4-Blogger.
Avaliação: o que compreenderam:
Por meio de registros orais e escritos, questionamentos e no desenvolvimento das atividades relacionadas ao projeto tanto na prática quanto na teoria.
TERRENO NIVELADO PARA CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário