08 setembro 2010

CONTOS E RECONTOS


RECONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL... ou será recriando?

O reconto de histórias possibilita às crianças compreender melhor como funciona a linguagem oral e escrita, pois recontar uma história não é simplesmente reproduzir seu enredo, mas recriar com ideias próprias das crianças.

É interessante perceber como as crianças agrupam elementos de outras histórias já conhecidas por elas, como: Chapeuzinho vermelho, O patinho feio, Os três porquinhos, entre outros.

As crianças de Pré-escola possuem ideias maravilhosas e criativas, imaginam fazer parte da história que acontece e buscam saídas para os conflitos somando suas ideias com as do colega.

O livro "O PATINHO QUE NÃO ERA MAIS FEIO" foi uma criação das crianças de pré-escola demonstrando que elas possuem um senso de justiça e que acham que o patinho sofreu muito com a rejeição causada por suas diferenças e que, se dependesse delas a história poderia ser mais alegre para o personagem... Isso não quer dizer que as crianças não apreciem a história original "O patinho feio", mas se elas pudessem reescrevê-la...

E foi o que elas fizeram! Trouxeram felicidade ao patinho desde o início da história!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...