23 março 2011

CONFECÇÃO DE MASSA DE MODELAR PELAS CRIANÇAS


"BRINCANDO E APRENDENDO AO MESMO TEMPO..."


A atividade de confecção da massa de modelar entre as crianças de pré-escola e de 1º ao 4º ano teve como objetivo desenvolver e/ou ampliar a coordenação motora, a expressão oral, a criatividade, o reconhecimento de cores, a formulação e a compreensão de regras individuais e coletivas, bem como a atenção e a concentração na atividade, formas e texturas e a percepção corporal pelo tato e olfato.
Sabemos que as crianças sentem-se mais estimuladas quando trabalham atividades concretas. Dessa forma e mesmo as crianças de pré-escola terem acesso a massa de modelar na escola, desenvolvemos a atividade de confecção da massa, inclusive para os alunos de 1º ao 4º ano, para que os mesmos percebam que esse material foi resultado de seus esforços e trabalho, portanto mais valorizado e interessante.
A atividade foi desenvolvida em duas etapas: com pré-escola na sala e com ensino fundamental na cozinha.
Primeiramente em roda de conversa levantou-se a proposta de atividade e a investigação sobre o conhecimento dos alunos acerca do tema. Em seguida, o grupo elaborou oralmente regras básicas individuais e coletivas para serem seguidas no decorrer da atividade.
Após a organização dos ingredientes necessários, os alunos colocaram a mão na massa e e seguiram as etapas de produção da mesma, até chegarem ao resultado final.
Com as crianças de pré-escola, explorou-se o manuseio dos ingredientes em cada etapa com dicas de cuidado em casa (não mexer nas panelas ou fogão, manusear objetos cortantes e perigosos, seguir orientação dos pais, etc).
Mexer com a massa foi muito interessante para os pequenos pois isso não é uma atividade que costumam ter em casa, mas na escola é possível colocá-los em contato com esses materiais para que sintam o cheiro, a textura, a temperatura, etc.
As crianças puderam manusear a massa, após estar com uma textura homogênea fazer a "divisão" entre cada colega de partes iguais e escolher a cor para colorir sua massa.
Foi interessante ver como as crianças são criativas na elaboração de figuras, animais, letras, luvas, etc.
Ao final, todos queriam fazer sua própria receita em casa para poderem manusear a vontade.

RECEITA DA MASSA:
4 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO
1 XÍCARA DE SAL
1 E MEIA XÍCARA DE ÁGUA
1 COLHER DE (CHÁ) DE ÓLEO.
Misturar todos os ingredientes na panela até ficar uma massa homogênea. Acrescentar tinta guache, anilina ou corante. A massa pode ser colocada em saco plástico e na geladeira.

(REALIZANDO UMA PESQUISA SOBRE O TEMA PUDE TER ACESSO AO TEXTO ABAIXO QUE ACHEI MUITO INTERESSANTE, POR ISSO COMPARTILHO COM VOCÊS LEITORES, RESSALTANDO QUE O TEXTO NÃO É DE MINHA AUTORIA, CONSTANDO A AUTORA E FONTE AO FINAL DO TEXTO).


BENEFÍCIOS DE TRABALHAR A MOTRICIDADE REFINADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O trabalho com a motricidade refinada com crianças que estão prestes a integrar na educação infantil, segundo a pedagoga Cássia Ravena M. de Assis Medel, é considerado pré-requisito extremamente necessário para beneficiar a criança no processo de alfabetização.

Com o intuito de conscientizar os educadores sobre o quanto é positivo para a criança o trabalho com a motricidade refinada antes do ingresso a alfabetização, alguns pontos são abordados de forma que venha esclarecer tal necessidade.

Vale ressaltar que o processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros.

Com o objetivo de trabalhar a motricidade refinada com a criança é fundamental que disponibilize a ela materiais que proporcione desenvolver as partes necessárias.
O ideal é utilizar tintas, trabalhando com pintura a dedo, massa de modelar (desenvolvendo criatividade), folhas de revistas (orientando a criança a “rasgar” determinada figura e posteriormente utilizar de tesouras e colas para realizar colagens).

Além das colagens realizadas com papéis, atividades diferenciadas como colagens de macarrões, barbantes, bonecos pedagógicos, em especial aqueles que desenvolvem atividades como abrir e fechar botões, dar laços, fechar e abrir zíper, dramatizações, visto que requer o uso das mãos constantemente para expressar gestos, etc.

Na verdade, o trabalho com motricidade refinada faz parte de um rico universo educacional, que proporciona à criança, além de passar pelo processo de alfabetização com facilidade e desempenho significativo, realizar atividades do dia a dia que as tornem crianças mais independentes e evoluídas.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte: Orientação Escolar - Educador - Brasil Escola

Galeria de fotos







20 março 2011

E "A CANOA VIROU"...

AS ATIVIDADES ABAIXO FORAM DESENVOLVIDAS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DA CANTIGA...

* Cantar em roda

* Cantar dramatizando com as crianças

* A medida que se canta a criança mencionada na música vira-se para fora na roda...

* Uma criança de cada vez canta e a professora auxilia

* Cantar em duplas

* Roda de conversa sobre a cantiga contextualizando com perguntas

* Registro da cantiga em desenho com apresentação

* Colagem de raspas de lápis para formar a canoa

* Reescrita da cantiga em cartaz substituindo as palavras CANOA, MAR, MENINO, PEIXINHO por figuras correspondentes

* Confecção de canoa em papel pardo com pintura coletiva utilizando tinta guache e colagem dos bonecos das crianças dentro da canoa QUE NÃO VIROU.

* Exploração de aparelho multimídia para filmagem e gravação das crianças cantando a cantiga




13 março 2011

TECNOESTE/CONCÓRDIA

DIA 24 DE FEVEREIRO DE 2011.

VISITA À TECNOESTE EM CONCÓRDIA

Neste dia, pela parte da manhã, os profissionais das escolas da Rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco se fizeram presentes em um dos maiores eventos tecnológicos da região; a Tecnoeste.

O objetivo da visita foi a busca de novas ideias que pudessem nortear e enriquecer os projetos já desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, com relação ao projeto chave referente a Educação Ambiental Sustentável. Na visita e observações do grupo, pudemos identificar focos de estudo ligados ao tema em questão, como: horta permacultural, ervas medicinais, cisterna, reaproveitamento de material reciclável, etc.

Pudemos conhecer inúmeras projeções expostas na Tecnoeste com ideais inovadores e de encontro ao desenvolvimento tecnológico e, ao mesmo tempo, à preservação do meio ambiente.

Segue abaixo galeria de fotos:
Maquinários agrícolas...

Culinária...


Alternativa de jardinagem com fonte de água...


A casa ecológica com cisterna...


Horta com plantas medicinais e preparo de
medicamentos naturais alternativos...



Piscicultura...


O cultivo de diversas espécies de flores...


Uma horta com plantio de diferentes culturas, misturadas em uma só...
É uma horta em forma de jardim!



Construção em miniatura...




Ideias bem interessantes!
Artesanato com reaproveitamento de materiais diversos...
Poltrona com pneus...

Luminária com latas...

Enfeites para cortinas com garrafas pet...

Bolsas com tecidos diversos...

Porta-revistas com latas...

Colcha de retalhos e chinelos com tecido...

Crochê em vidro...

Técnica de biscuit com colagem...




02 março 2011

A ADAPTAÇÃO E A ROTINA ESCOLAR

A adaptação de uma criança na pré-escola é uma fase primordial e dependerá das atitudes dos docentes e dos cuidadores da criança.

Algumas dicas para a educadora:

* Ao encontrar com a criança: aproximação, respeito, afeto.

* Conhecer o nome da criança anterior a sua chegada.

* Criar um clima de segurança afetiva individual e coletiva;

* Deve manter a tranquilidade frente as manifestações de inadaptações das crianças (birras, choro);

* Disponibilizar atenção individualizada, não exclusiva – sobre todos os momentos do dia: chegada, despedida, horas da alimentação, entendendo-os como momentos de grande importância para a relação individual e afetiva das crianças.

* Conhecer a criança atráves de entrevistas com os pais, observando a criança e suas reações ante as situações do cotidiano da escola.

Dicas para a adaptação do grupo:

Enquanto as crianças vão se adaptando, organizar atividades para as mesmas entrarem em contato com o resto do grupo para que possam ter conhecimento de todos os colegas, cabendo ao professor conhecer a etapa evolutiva sendo vivenciada pela criança, entendendo o egocentrismo característico, ajudando a superá-lo por meio de atividades em grupo, aprendendo a compartilhar materiais, a cuidá-los e a guardá-los.

Favorecer que a criança canalize a agressividade surgida em situações que tenha que compartilhar objetos, atenção das professoras, buscando fórmulas alternativas (não retire este brinquedo do seu amigo, pegue outro na estante...) - Entenda a conduta agressiva da criança como forma de relacionamento normal, pois está em período de adaptação. Cabe ao educador colocar limites..

Dicas para a adaptação ao novo espaço:

É muito importante que as crianças conheçam e explorem os diferentes espaços de vivência na escola, do material utilizado, dos espaços de recreação, do banheiro, do refeitório, entre outros.

Dicas na relação com os pais:

Despertar a confiança e segurança aos pais.

Procura que entradas e saídas sejam menos conflitivas: paciência com os pais;

Ponha limites claros aos pais desde o princípio (pontualidade, limites claros, etc) evitando os enfrentamentos.

Nota: Explicar sempre as crianças todas as situações novas que possam viver: situações cotidianas, atividades, entrada, saída, comida, etc.)

(texto pesquisado na internet)

"Momentos que fazem parte da rotina das crianças na pré-escola no ambiente escolar e que contribuem com a interação/socialização das crianças entre si, com os professores e com o ambiente escolar..."

Cada momento que a criança vivencia na escola, seja com o colega, individualmente ou com o professor são fundamentais e trazem para ela aprendizados...

"MODELANDO IDEIAS..."

"JOGOS PEDAGÓGICOS..."

"A SOCIALIZAÇÃO E O TRABALHO COOPERATIVO..."

"MOMENTO DA ALIMENTAÇÃO..."

"MEU NOME..."

"A INTERAÇÃO COM O GRUPO..."

"O BRINQUEDO..."



"A ORALIDADE, RELAÇÃO COM SUAS VIVÊNCIAS..."

"O FAZ-DE-CONTA..."

"EXPLORAÇÃO DAS LETRAS..."


"RECORTE E COLAGEM..."

"O DESCANSO..."

"O MOMENTO DE IMAGINAR, CRIAR E CONTAR HISTÓRIAS..."

"PRODUÇÃO DO DESENHO..."

"USO DO CRACHÁ..."


"A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL..."

"APRENDIZAGEM NO CONCRETO..."

"CANTAR E BRINCAR COMO EXPRESSÃO CORPORAL..."

(Vale ressaltar que aqui constam aqui algumas atividades desenvolvidas no decorrer do período letivo, visto que são inúmeras as estratégias desenvolvidas nas turmas de pré-escola).



Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...