Fonte: Orientação Escolar - Educador - Brasil Escola
23 março 2011
CONFECÇÃO DE MASSA DE MODELAR PELAS CRIANÇAS
20 março 2011
E "A CANOA VIROU"...
AS ATIVIDADES ABAIXO FORAM DESENVOLVIDAS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DA CANTIGA...
* Cantar em roda
* Cantar dramatizando com as crianças
* A medida que se canta a criança mencionada na música vira-se para fora na roda...
* Uma criança de cada vez canta e a professora auxilia
* Cantar em duplas
* Roda de conversa sobre a cantiga contextualizando com perguntas
* Registro da cantiga em desenho com apresentação
* Colagem de raspas de lápis para formar a canoa
* Reescrita da cantiga em cartaz substituindo as palavras CANOA, MAR, MENINO, PEIXINHO por figuras correspondentes
* Confecção de canoa em papel pardo com pintura coletiva utilizando tinta guache e colagem dos bonecos das crianças dentro da canoa QUE NÃO VIROU.
* Exploração de aparelho multimídia para filmagem e gravação das crianças cantando a cantiga
13 março 2011
TECNOESTE/CONCÓRDIA
DIA 24 DE FEVEREIRO DE 2011.
VISITA À TECNOESTE EM CONCÓRDIA
Neste dia, pela parte da manhã, os profissionais das escolas da Rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco se fizeram presentes em um dos maiores eventos tecnológicos da região; a Tecnoeste.
O objetivo da visita foi a busca de novas ideias que pudessem nortear e enriquecer os projetos já desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, com relação ao projeto chave referente a Educação Ambiental Sustentável. Na visita e observações do grupo, pudemos identificar focos de estudo ligados ao tema em questão, como: horta permacultural, ervas medicinais, cisterna, reaproveitamento de material reciclável, etc.
Pudemos conhecer inúmeras projeções expostas na Tecnoeste com ideais inovadores e de encontro ao desenvolvimento tecnológico e, ao mesmo tempo, à preservação do meio ambiente.
02 março 2011
A ADAPTAÇÃO E A ROTINA ESCOLAR
A adaptação de uma criança na pré-escola é uma fase primordial e dependerá das atitudes dos docentes e dos cuidadores da criança.
Algumas dicas para a educadora:
* Ao encontrar com a criança: aproximação, respeito, afeto.
* Conhecer o nome da criança anterior a sua chegada.
* Criar um clima de segurança afetiva individual e coletiva;
* Deve manter a tranquilidade frente as manifestações de inadaptações das crianças (birras, choro);
* Disponibilizar atenção individualizada, não exclusiva – sobre todos os momentos do dia: chegada, despedida, horas da alimentação, entendendo-os como momentos de grande importância para a relação individual e afetiva das crianças.
* Conhecer a criança atráves de entrevistas com os pais, observando a criança e suas reações ante as situações do cotidiano da escola.
Enquanto as crianças vão se adaptando, organizar atividades para as mesmas entrarem em contato com o resto do grupo para que possam ter conhecimento de todos os colegas, cabendo ao professor conhecer a etapa evolutiva sendo vivenciada pela criança, entendendo o egocentrismo característico, ajudando a superá-lo por meio de atividades em grupo, aprendendo a compartilhar materiais, a cuidá-los e a guardá-los.
Favorecer que a criança canalize a agressividade surgida em situações que tenha que compartilhar objetos, atenção das professoras, buscando fórmulas alternativas (não retire este brinquedo do seu amigo, pegue outro na estante...) - Entenda a conduta agressiva da criança como forma de relacionamento normal, pois está em período de adaptação. Cabe ao educador colocar limites..
É muito importante que as crianças conheçam e explorem os diferentes espaços de vivência na escola, do material utilizado, dos espaços de recreação, do banheiro, do refeitório, entre outros.
Dicas na relação com os pais:
Despertar a confiança e segurança aos pais.
Procura que entradas e saídas sejam menos conflitivas: paciência com os pais;
Ponha limites claros aos pais desde o princípio (pontualidade, limites claros, etc) evitando os enfrentamentos.
Nota: Explicar sempre as crianças todas as situações novas que possam viver: situações cotidianas, atividades, entrada, saída, comida, etc.)
(texto pesquisado na internet)
"Momentos que fazem parte da rotina das crianças na pré-escola no ambiente escolar e que contribuem com a interação/socialização das crianças entre si, com os professores e com o ambiente escolar..."
Abertura do Ano Letivo 2017
O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...
-
PROJETO “CLACT...CLACT...CLACT” (Liliana e Michele Iacocca) J ustificativa: O trabalho com histórias é uma ferramenta de suma importância,...
-
Com a fábula é possível trabalhar inúmeros conteúdos curriculares da Educação Infantil com variadas possibilidades de estratégias e interven...
-
O corpo humano desperta muitas curiosidades nas crianças de pré-escola: Por que nosso cabelo tem essa cor? Por que meus olhos são azuis e do...