20 setembro 2011

DESFILE CÍVICO

DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO

Em 07 de Setembro realizamos mais um desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. A programação teve início às 9:00 hrs da manhã com o desfile cívico dos pelotões formados por alunos, professores das redes Municipal e Estadual, pais, mães, funcionários públicos e comunidade em geral.

Neste ano, as Escolas da Rede Municipal de Ensino das comunidades de Linha Taquaral, Imigra, Banhadão, São Luiz, CMEI Acalanto e Centro Educacional, organizaram seus pelotões voltados à divulgação de projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas no decorrer de 2011.

O projeto da Escola Municipal Taquaral teve seu foco na Leitura, tendo como título do tema “A importância da leitura na nossa vida”, fazendo uma reflexão sobre os processos que envolvem a leitura em nossas atividades cotidianas, como quando lemos uma receita para prepararmos um bolo, quando observamos uma placa de trânsito, ou mesmo quando lemos a receita médica ou bula de um medicamento, ainda quando as crianças em fase de aprendizagem utilizam-se da literatura infantil para conhecer e imaginar, tudo isso demostra que a todo o momento estamos lendo e a, partir da leitura, estamos conhecendo o mundo que nos cerca.

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, no contato com um livro, na produção de um bolo, de um jornal ou uma placa que vemos na rua, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta. A atividade de leitura significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê.

Ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo. Além de ser envolvente, a leitura aumenta nossa capacidade de comunicação.
Graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos. Ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.
A leitura é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias. É d
esse modo que a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento para a sobrevivência do homem.








ALGUMAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA

ESTUDO DA BANDEIRA NACIONAL :
cores e significados, formas, valorização, importância, decoração, coordenação motora fina.


QUEBRA-CABEÇA:
noção de espaço, localização espacial, raciocínio e percepção visual

CANTIGA MARCHA SOLDADO:
dramatização, dança, esquema corporal, expressão oral e memória auditiva.

CULTURA BRASILEIRA: O QUE É QUE O BRASIL TEM?
valorizar o que tem no Brasil, suas pessoas, cultura, fauna e flora

PERCEPÇÃO CORPORAL:
noções de espaço, localização e corpo humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...