10 novembro 2010
22 setembro 2010
JARDIM PORTÁTIL NA ESCOLA
DIA DA ÁRVORE
No dia 21 de Setembro comemoramos nacionalmente o Dia da Árvore. Esse é um dia muito importante pois serve para pensarmos mais sobre nossas atitudes em relação ao meio ambiente, em especial à nossa flora.
Mas infelizmente nem todas as pessoas compreendem o verdadeiro significado que existe em uma árvore. Nao pensam nela como um ser vivo como nós, que nasce, cresce e morre e que nesa vida luta para sobreviver e para superar desafios.
Devemos respeitar a árvore pois enquanto a respeitamos estaremos respeitando a nós mesmos e a nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.
E cada UM deve e pode fazer uma diferença, contribuindo com a sobrevivência de TODOS!
JARDIM PORTÁTIL COM GARRAFAS PET
No dia de hoje produzimos um jardim portátil com garrafas pet, onde as crianças plantaram flores que irão enfeitar nossa escola.
C om essa atividade demostramos que é possível reutilizar materiais recicláveis para o embelezamento de espaços, de forma criativa e prática.
MATERIAL UTILIZADO:
garrafas pet descartáveis
areia
terra e adubo
mudas de flores
água
tesoura
1º passo: Cortar o fundo de uma garrafa que será o suporte do vaso de flor. Cortar nas laterais em forma oval para encaixar a garrafa deitada. Preencher com areia.
2° passo: Cortar a garrafa fazendo uma abertura na lateral da garrafa de aproximadamente
3° passo: Plantar uma flor no centro da garrafa acrescentando terra necessária. Regar.
4º passo: Colocar a garrafa com a flor plantada sobre o suporte de areia ou colocá-la em espaço externo sobre a grama ou canteiros.
O espaço da nossa escola ficou muito mais colorido com o novo jardim!
15 setembro 2010
PROJETO "CLACT...CLACT...CLACT"
PROJETO “CLACT...CLACT...CLACT”
(Liliana e Michele Iacocca)
Justificativa:
O trabalho com histórias é uma ferramenta de suma importância, pois promove aprendizagens significativas para a criança, visto que o enredo de uma história possui elementos primordiais para a imaginação, a vivência e a criação de novas ideias, contudo, de novas aprendizagens e habilidades.
· noções de limite, espaço, cores, formas geométricas, direita / esquerda.
· reconhecimento e distinção entre cores e formas.
· memória auditiva e visual.
· controle corporal no recorte com maior coordenação dos movimentos finos.
· interpretação oral e concreta através do desenho.
· noções matemáticas (adição, medidas, distância, linhas retas e curvas,etc).
· identificação de partes de um todo com agregação de elementos semelhantes.
· expressão plástica com o recorte e colagem de figuras com a ideia de representação artística.
· criatividade na confecção de fantoches das formas da historia;
· elaboração de histórias orais com dramatização na casinha de fantoches;
· produção de um livro a partir de figuras recortadas de livros e jornais envolvendo uma tesoura mágica...
Material utilizado:
livro Clact...clact...clact..., lápis de cor, giz de cera e colorido para quadro, palito de picolé e churrasco, folhas brancas, cola, papel dobraduras rosa, vermelho, amarelo, azul claro e escuro, verde, laranja e marrom, EVA de diversas cores, cola quente, tesouras, etc.
Atividades desenvolvidas:
1- Exploração dos elementos da capa... questionamentos e inferências sobre o enredo do livro;
2- Contação da história;
3- Reconto pelas crianças: com o livro em mãos a criança conta a historia para a turma.
Cuidados com o uso de tesouras, importância delas, função nas diferentes atividades do dia-a-dia, etc.
4- Questionamentos e análise dos fatos positivos e negativos da historia;
5- Registro em forma de ilustração da historia: As crianças registram no Portfólio e em folha branca a historia contada.
6- Produção de uma nova versão da historia usando figuras de jornais e revistas: A personagem principal é uma tesoura especial que sabe voar e adora recortar pelo mundo. a professora seleciona com as crianças figuras que possam ter relação com a tesoura e aos poucos a história vai sendo montada com o acréscimo de imagens e a criança do enredo contando aventuras vividas no céu e na terra pela tesoura. O livro será organizado em quadros de papel pardo 40cm x 40cm, com bordas em preto e colagem de papéis picados uma cor em cada página.
7- Reprodução do livro com colagem: sistematizar os trechos do livro e remonta-lo com a colagem de papeis e tesouras conforme a historia (abaixo em anexo)
8- Matemática com tesouras: o Pré II deverá colorir, recortar a quantia de 9 tesouras em 3 diferentes tamanhos. a professora auxilia na separação dos tamanhos (a mais grande, a mais pequena, a média). colar no Portfólio em folha separado com linhas formando três espaços.
9- Artes com tesouras: o Pré IV irá colorir tesouras de diferentes tamanhos, recortará e sobre uma folha branca pintada com fundo de giz de cera e margem, colará formando uma obra significativa para a criança, res-significando uma cena do livro...
10- Confecção de fantoches: traçar em EVA colorido 5 figuras geométricas da história (duplas) e recortar. Traçar pés e mãos para cada figura, montar o fantoche de dedo colando em uma das partes da figura as mãos e pés e sobre essa parte colar a parte frontal da figura de maneira que ela fique dupla. Desenhar elementos do rosto.
CASA DE FANTOCHE: Organizar uma caixa recortada em forma de cenário com cortina de TNT para que as crianças possam utilizar-se dos fantoches dedo para a encenação livre e dirigida de dramatizações.
11- Andando sobre as figuras: A professora traça as formas geométricas no chão da sala ou em espaço externo, conversa com as crianças sobre quais são, dirigindo atividades de coordenação corporal onde as crianças devem andar sobre os traços das formas sem sair da linha. Qual das formas tem linha reta, curva, qual teve que parar ou continuar os passos...REGISTRO DA ATIVIDADE.
les, encaixando os diferentes tamanhos analisando: qual figuras tem os lados iguais ao palito de picolé ou de churrasco, pode ser usado o mesmo palito, a distancia é a mesma ou não, figura maior e menor, lado com proporções iguais ou diferentes...
15- Cada cor para seu lado!
PRATO- Misturar cores de papel picado
COLAGEM- No caderno fazer a divisão conforme quantia de cores, as crianças receberão 5 papeis de cada cor e devem separar e colar uma cor em cada parte traçada.
ARTES:
COM PINTURA, RECORTE E COLAGEM AS CRIANÇAS SÃO CAPAZES DE FAZER VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE...
Abertura do Ano Letivo 2017
O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...
-
PROJETO “CLACT...CLACT...CLACT” (Liliana e Michele Iacocca) J ustificativa: O trabalho com histórias é uma ferramenta de suma importância,...
-
Com a fábula é possível trabalhar inúmeros conteúdos curriculares da Educação Infantil com variadas possibilidades de estratégias e interven...
-
AS ATIVIDADES ABAIXO FORAM DESENVOLVIDAS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DA CANTIGA... * Cantar em roda * Cantar dramatizando com as crianças ...