Presidente Castelo Branco – Uma pesquisa divulgada pela revista Exame nesta sexta-feira (26) mostra que o município de Presidente Castelo Branco, no Alto Uruguai catarinense, se destaca entre os melhores do país na qualidade em Educação.
Segundo dados do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Castelo Branco aparece na 37ª colocação no ranking nacional com 5,5 pontos, superando a média nacional.
O índice leva em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil.
Considerando todas as redes municipais de ensino — público ou privado — onde estudam todas as crianças e adolescentes em idade escolar (0 a 17 anos), o país ainda deixa a desejar.
A nota geral do Brasil é de apenas 4,5 pontos em uma escala de 0 a 10. Em nível de estado, Presidente Castelo Branco aparece na terceira colocação, atrás apenas de Antônio Carlos e Vidal Ramos. Piratuba está na 40ª posição, Ipira em 66º e Concórdia em 157º.
Com 201 mil habitantes, Sobral (CE) é a primeira do ranking de qualidade na Educação com 6,1 pontos.