13 julho 2011

Fábula "O lobo e os sete cabritinhos"

Com a fábula é possível trabalhar inúmeros conteúdos curriculares da Educação Infantil com variadas possibilidades de estratégias e intervenções na elaboração do conhecimento, destacando-se abaixo algumas delas:
* imaginação e criatividade;

* memorização da história com coerência e originalidade;

* expressão oral individual e em grupo;

* trabalho de cooperação e socialização;

* construção e respeito às regras no jogo;

* alimentação adequada;

* desenho, pintura, recorte e colagem;

* contagem e quantificação;

* ordenação de tamanhos;

* reconhecimento de letras, palavras e números;

* pesquisa e elaboração de gráfico;

* reconto da história;

* dramatizações, etc.
Essa fábula foi muito interessante e as crianças adoraram e relembram seguidamente trechos dela em sua rotina escolar.


Registro dos alimentos que as crianças acham que a mamãe comprou no mercado com escrita coletiva das palavras

Pesquisa em encartes de supermercadoAtividade manual com algodão
Atividade autônoma para encontrar a letra inicial de cada alimento
Diferenciação de tamanhos e sequência numérica







Pesquisa realizada com alunos de 1º ao 4º sobre os alimentos que a família produz e os que ela mais compra. Após confecção de gráfico com alunos de pré-escola.








Aluno Arthur realizando o reconto para os colegas da história exposta em varal

08 julho 2011

VALORIZANDO O CAMPO

VISITA À PROPRIEDADE DE CLADIR E TEREZINHA DAL PIVO

Neste dia 07 de julho realizamos, nós Escola Municipal Taquaral juntamente com alunos e professoras da Escola Municipal Imigra, uma visita a propriedade do Sr. Cladir e Terezinha Dal Pivo, localizada na comunidade de Linha Cabeceira Dois Irmãos, município de Presidente Castello Branco.
Fomos muito bem recebidos pelos proprietários, que nos dedicaram um valioso tempo para nos apresentar sua propriedade e nos mostrar sugestões de como ela pode ser e estar organizada.
A propriedade foi recentemente premiada com o trófeu de 1° lugar pelo Programa "De Olho na Qualidade Rural" da Copérdia em conjunto com o SENAR, destacando-se como modelo de organização e qualidade.
Os exemplos de organização estavam presentes nas mais simples e corriqueiras tarefas do dia-a-dia do agricultor do campo, como o painel de ferramentas, as sacarias para armazenar sacos, os tambores com armazenamento de produtos para tratar o gado, o lugar adequado para separar o lixo até a entrega, espaço separado para os agrotóxicos usados na propriedade, os recipientes utilizados para alimentação do gado em geral, entre outras coisas que serão vistos nas fotos abaixo.
Destacamos também nesse passeio a presença de uma nascente na propriedade que, segundo a proprietária, vem sendo cuidada diariamente pela familia há cerca de 10 anos, com espaço cercado para o gado não ultrapassar, mantendo uma barreira de proteção com árvores e vegetação nativa preservada.
A propriedade possui como atividade de renda com o gado leiteiro e a parceria com suínos, também pudemos visualizar várias espécies animais como: peru, galinha, pato, galinha d'angola, marrecos, gansos, porcos, vacas, cavalo, frangos para corte, etc.
A visita vem de encontro ao Programa de Formação de Professores denominado Escola Ativa do Campo, que tem por objetivo a valorização da cultura local do campo, o respeito as tradições do interior e às atividades agrícolas tão importantes e fundamentais a toda população, bem como o desenvolvimento de estratégias a serem trabalhadas em sala de aula buscando estimular às crianças a pensar/refletir sobre a importância da permanência das famílias no campo e nas atividades agrícolas, de perceber sobretudo o quanto são valiosas essas atividades para o crescimento do município.
Segundo a proprietária Terezinha, em se tratando do tema LIXO, ela afirma que "é muito importante colocar o lixo no lugar certo e que ele pode ser separado de maneira simples e prática no dia-a-dia", ações essas que a família tem constantemente.
Ainda ela ressalta que manter atitudes de organização de materiais, objetos e tarefas em sua propriedade demonstra a valorização de seu trabalho e do campo, de acordo com ela essas atitudes devem ser diárias e com dedicação.
As crianças adoraram o passeio e de ter contato mais direto com o campo, com a natureza e os animais, com o cheiro das árvores e da terra, de visualizar aquilo que é proposto em sala de aula.
Agradecemos muito a colaboração e disponibilidade da família Dal Pivo que nos recebeu de braços abertos e com muito carinho, o mesmo carinho que dedicam ao lugar em que vivem.

Recepção dos alunos


Árvores frutíferas
Espaço de lazer e camping da propriedade
Caminhada para a nascente do Rio Lajeado Dois Irmãos
Pequeno poço de água baixo da nascente
Nascente e gruta


Retorno da nascente
Espécies de galinhas
Conversa sobre os animais


Observação dos patos no açude
Forma rústica de armazenamento de água
Animais que auxiliam nas tarefas com o gado
Organização das ferramentas
Cuidados com os agrotóxicos
Separação e armazenamento do lixo
Local adequado para recipientes utilizados para alimentação do gado
Local de armazenamento de alimentação destinados aos animais
Sacaria para organização de sacos de ráfia
Baldes identificados e fechados com produtos para o gado
Estrebaria

Caixa de medicamentos
Poço de água potável que verte naturalmente do meio das pedras


Pilão feito a mão diretamente na rocha para utilizar com lavatório em espaço aberto

Troféu do Programa "DE Olho na Qualidade Rural"


Casa da família Dal Pivo
Agradecimentos e despedidas

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...