29 abril 2013

VIII Feira Castelense do Peixe Vivo


No dia 27 de Março, alunos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Escola Municipal Taquaral  acompanhados das professoras do CMEI Acalanto e Centro Educacional visitaram a VIII Feira Castellense do Peixe Vivo.
    Inicialmente a nutricionista Luciane incentivou o consumo de peixe e os benefícios à nossa saúde. As crianças também puderam ver os peixes no aquário e conheceram os tipos de rações para peixe, seu ciclo de vida e seu habitat... Visualizaram os peixes que estavam a venda, e conheceram como funciona a feira de peixe vivo.
Neste encontro os alunos degustaram o filé de tilápia, peixe crido em nosso município.



Estudo de cobertura de solo

No dia 25 de março realizamos estudos sobre  tipos de coberturas de solo com as crianças, trabalhando um dos princípios da permacultura o cuidado e a proteção do solo.

As crianças realizando a cobertura do solo com silagem em decomposição


II Seminário da água

          Em homenagem ao dia mundial da água, no dia 22 de março, a Escola Municipal Taquaral recebeu a visita da professora Rosana juntamente com duas alunas da E. E.B Dois Irmãos para falar um pouco sobre a água, reuniram as crianças onde apresentaram um teatro de fantoches sobre como economizar água, assistiram à um vídeo e em seguida feito algumas perguntas às crianças.

Assistindo ao vídeo
Apresentação do teatro para as crianças




Aprendendo Unidades de Medida

No dia 07 de março realizamos uma oficina trabalhando as unidades de medidas envolvidas no preparo de alimentos. Todos os alunos participaram e aprenderam como a matemática está presente em nosso dia a dia. Produzimos um bolo de milho, indo de encontro com o Projeto Sitio do Pica pau Amarelo.

Relação de ingredientes com a merendeira Dione

Todos ajudando na quantidade de cada ingrediente

A receita pronta

A receita  ao forno




Programa Saúde na Escola

No dia 13 de Março tivemos a visita da nutricionista Luciane, a enfermeira Luciana e da tecnica esportiva Fernanda , falando um pouquinho para os alunos sobre a importância de uma boa alimentação e de pratica de esportes,conversaram com os alunos sobre obesidade infantil
sendo que a nutricionista mostrou gráfico referente ao peso e alturas dos alunos no ano de 2012 e 2013, fazendo uma comparação de dados.

          Neste dia as professoras de Educação Física, Edineia e Inês fizeram brincadeiras com os alunos incentivando a prática de esportes.

 Nutricionista  Luciane e a enfermeira Luciana expondo sobre o assunto de obesidade e boa pratica de alimentação.
 Atividades realizadas pelas professoras de educação fisica.

,
Programa Sorriso Saudável

No dia 06 de março tivemos a visita da dentista do Município doutora Caroline Poyer, ela visita todas as escolas  do município uma vez por mês durante o ano todo.
   O Programa "Sorriso Saudável", fez a  entrega de creme dental e escova aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, faz a observação e encaminha ao consultório caso necessário.


Entrega de escova e creme dental

Observação dentária para posterior encaminhamento

11 abril 2013

Visita de Dona Benta na Escola 

     Em uma bela quarta-feira de sol  dia 27 de fevereiro, recebemos uma inesperável visita ,Dona Benta vinda lá do Sitio do Pica Pau Amarelo chegou na escola para nos visitar e conhecer nosso projeto.



Foi  até a sala da educação infantil para conhecer os alunos.


Dona Benta esta contando as histórias lá do sítio. 




Foi conhecer o Projeto Horta Permacultural ,onde as crianças o apresentaram e explicaram o que haviam estudado.


Antes de ir tomar seu café da tarde distribuiu um livrinho de  histórias variadas para cada aluno, para que leiam bastante.                                                                         

Lanche preparado pela merendeira Dione justamente para a visita de Dona Benta com bolo de cenoura , cocadas de beterraba e cenoura , pão de queijo frutas e um delicioso suco de laranja. 



Esta foi uma visita muito agradável.
 Obrigada dona Benta !!!

04 abril 2013

Projeto Horta Permacultural

      Iniciou-se os trabalhos do projeto com a troca de bambus da horta, sendo que para esta nova etapa contamos com a valiosa participação da comunidade escolar , que valoriza e participa plenamente do projeto , que busca a sustentabilidade.

       Os trabalhos iniciaram-se na no dia 19 de fevereiro e encerrou-se na manhã do dia 21 de fevereiro, tendo como organizador e coordenador dos trabalho o técnico agrícola Neucir Giacomini bem com a participação de servidores públicos do setor de transporte e obras.


Corte dos bambus 


                                                                                              
Realizando a troca dos bambus pais e funcionários da Prefeitura Municipal 






 Realizando   correção do solo  e adubação;


Utilização do composto produzido na escola  do lixo orgânico; 



Horta pronta para o plantio ;



Alunos  e Professores agradecem ao pais e funcionários pela valiosa colaboração para a continuidade dos trabalhos na horta !!!
Risoto no Tacho 2013

   A  Associação de Pais e Professores da Escola Municipal Taquaral agradece a participação de todos ao Risoto no Tacho  que realizou-se no último dia 16 de fevereiro de 2013. 

Contamos com a presença de varias autoridades do municipais entre elas o prefeito Municipal Claudio Sartori e a vice-prefeita Marisa Talini 



Realizou-se um momento de paz e oração com a participação da
 Reverenda Noilves Rosa da Silva 



  Neste evento podemos contar com breve histórico da Escola Municipal Taquaral desde sua fundação até os dias atuais realizado pelas professoras Carla Kerber e Vanessa Camargo .



Muito obrigado pela valiosa participação de todos !!!!!
     

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...