19 abril 2012

PROGRAMA SORRISO SAUDÁVEL

Recebemos a visita da dentista Caroline na escola para realizar mais uma etapa do Programa Sorriso Saudável com os alunos. Após a escovação dos dentes a dentista fez avaliação da higiene bucal, com revelação de placas com alunos de 1º ao 4º ano e distribuição de uma escova de dentes para cada aluno.

Como segue foto anexa, organizou-se um papel do programa como forma de divulgação do mesmo na comunidade escolar.

Parabéns pela iniciativa, gostamos muito do novo espaço de escovação!


17 abril 2012

CONSTRUÇÃO DO JARDIM NA ESCOLA

Em forma de mutirão com pais, mães, professores e técnico agrícola iniciaram-se na tarde de hoje os trabalhos de construção do jardim na escola







PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo

Recebemos a visita da Coordenadora do programa Professora Marli Franck e da orientadora Escola Lucimara, acompanhadas da Borbolimpo, mascote do programa.
Neste dia recebemos o kit de lixeiras para a escola (lixo orgânico, reciclável, rejeito e contaminado), para serem colocadas em espaço externo da escola para uso dos alunos e da comunidade escolar.
Juntamente com o kit recebemos um CD com a paródia do programa de autoria do Grupo de Jovens "União" da comunidade de Linha São Luiz e interpretada pelos cantores Leonardo Machado e Rodrigo Magrini, com o objetivo de divulgação entre as crianças em atividades pedagógicas.

Letra da música: PRA NOSSA VIDA MELHORAR
MORRO EM UMA CIDADE
BEM BONITA E CONSERVADA
QUE TEM COLETA SELETIVA
DE UMA FORMA ORGANIZADA

VEM, VAMOS JUNTOS SEPARAR
O LIXO EM NOSSA CASA ,
É O CAMINHO PODE ACREDITAR
PRA NOSSA VIDA MELHORAR(bis)

ATÉ SACOS COLORIDOS
FORAM FEITOS PRA FACILITAR,
MAS TEM GENTE QUE INSISTE
EM O LIXO MISTURAR.

VEM, VAMOS JUNTOS SEPARAR
O LIXO EM NOSSA CASA ,
É O CAMINHO PODE ACREDITAR
PRA NOSSA VIDA MELHORAR(bis)

COM NOSSA PARTICIPAÇÃO
CASTELLO BRANCO VAI MELHORAR,
ENTÃO NÃO VAMOS MAIS ENCONTRAR
LIXO NA RUA
OU EM QUALQUER LUGAR

VEM, VAMOS JUNTOS SEPARAR
O LIXO EM NOSSA CASA ,
É O CAMINHO PODE ACREDITAR
PRA NOSSA VIDA MELHORAR(bis)




09 abril 2012

ARTESANATO DE PÁSCOA

REUTILIZAÇÃO DE RECIPIENTES DE VIDRO

Uma das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto de Páscoa esteve voltada ao reaproveitamento de vidros e tecidos doados pelas mães.

MATERIAIS:

01 recipiente de vidro limpo e seco para conservas (500 gr.)

30 cm. de tecido estampado

figuras impressas de coelhos

lápis de cor

cola quente

barbante crú

Colorir as figuras de coelhos e recortar nas bordas. Aplicar 3 a 4 figuras ao redor do vidro fixando com uma tira de plástico contáctil. Recortar o círculo de tecido em tamanho maior que a tampa do vidro e colar sobre ela deixando uma "saia" ao redor. Amarrar um barbante crú ao redor da tampa fazendo um laço. O vidro poderá ser reaproveitado para a colocação de guloseimas.





RECEITA DE PÁSCOA

CULINÁRIA

Os alunos de 1º ao 4º ano desenvolveram atividades com a receita de "amendoim paulista" ou "cri-cri" na cozinha com a coordenação da professora Carla e apoio da merendeira da escola.

INGREDIENTES:

2 copos de amendoim descascado e crú

2 copos de açúcar (metade acúcar branco e metade açúcar mascavo)

1 copo de leite

1 colher pequena de fermento roial

Misturar tudo em uma panela e deixar ferver até começar a estalar os amendoins e soltar da panela. Acrescentar o fermento e misturar bem. Tirar da panela e colocar em um recipiente grande para esfriar. Mexer levemente para desgrudar os amendoins.

No decorrer da receita os alunos puderam pesar os ingredientes utilizados, acompanhar o processo de cozimento e ao final fazer novamente a pesagem para identificar o rendimento em quilos da receita produzida por eles. Em sala de aula foram desenvolvidas atividades voltadas à receita envolvendo as operações matemáticas.





ATIVIDADE CULTURAL NA PÁSCOA

CULTURA -VII Feira do Peixe Vivo

Na tarde da quarta-feira, (04/04/12) todos os alunos da escola juntamente com as demais escolas do campo estiveram visitando a VII Feira do Peixe Vivo desenvolvida na Rodoviária Municipal, onde assistiram palestras informativas com os técnicos agrícolas Neucir e Arnildo, visualizando de perto várias espécies de peixes vivos destinados à apreciação e à venda ao público.

Ao final da visita os alunos degustaram "patê de peixe" com pão e suco de laranja.





04 abril 2012

SUGESTÕES PARA A PÁSCOA

RECREAÇÃO

Desenvolveu-se na quinta-feira de manhã com todas as crianças da escola uma caça ao tesouro cultural conforme texto abaixo, culminando na descoberta do coelho da Páscoa que estava escondido na horta da escola com os sacos de presentes para as crianças, composto de kits pedagógicos:

kit da pré-escola: 03 livros dos clássicos literários e 01 jogo de boliche

Kit do ensino fundamental: 03 livros diversos de leitura e 01 jogo de dominó

Em um segundo saco haviam os vidros reutilizados e decorados com o tecido contendo para cada criança: 03 bombons, 04 ovos de chocolate e 02 pirulitos.

Caça ao tesouro cultural

MISSÃO DO JOGO: SEGUIR AS PISTAS DEIXADAS EM DIFERENTES LUGARES, CUMPRINDO AS TAREFAS SOLICITADAS PELO COELHO.

REGRAS: TODOS DEVEM PERMANECER JUNTOS E EM DUPLAS COM OS PULSOS PRESOS COM UM LAÇO DE TNT, ALUNOS MAIORES COM ALUNOS MENORES. UM AJUDARÁ O OUTRO NAS DIFICULDADES SEM SOLTAR OS BRAÇOS, MESMO CUMPRINDO AS TAREFAS. CADA PISTA DEVERÁ SER ENCONTRADA POR UMA DAS DUPLAS, SEM REPETIR, MAS TODOS DEVEM CUMPRIR JUNTOS AS TAREFAS.

PISTA 1: PROCURAR O PRIMEIRO RECADO QUE ESTÁ EM UM DOS LUGARES QUE VOCÊS UTILIZAM TODOS OS DIAS (ONDE SE DESENVOLVEM AS ATIVIDADES NA SALA)

(PISTA 1- Esconder pista embaixo da mesinha na sala da pré- escola).

(TEXTO: SOU O COELHINHO DA PÁSCOA, PASSEI POR AQUI PARA ESCONDER ALGUNS PRESENTES PARA VOCÊS... MAS ANTES QUERO QUE AS PROFESSORAS FAÇAM EM VOCÊS BIGODES IGUAIS AOS MEUS E UM NARIZINHO AMARELO... ATENÇÃO! TODOS DEVEM FAZER SENÃO AS PISTAS NÃO PODEM CONTINUAR! (fazer os bigodes e narizes)

Onde estou???) PARA COMEÇAR ACHO QUE É MELHOR VOCÊS ESCOVAREM OS DENTES...

(PISTA 2-Esconder pista 2 dentro do lavatório)

(TEXTO-ALGUÉM VAI PRECISAR MOSTRAR COMO SE ESCOVAM OS DENTES!!! ....

AGORA COM OS DENTINHOS BEM LIMPINHOS, VOCÊS ESTÃO PRONTOS PARA FAZER UM GOSTOSO LANCHINHO! E AGORA, QUEM SABE ONDE ESTÁ MEU PRÓXIMO RECADO???)

(PISTA 3- Esconder pista 3 embaixo da mesa do lanche)

(TEXTO-JÁ FIZ MEU LANCHINHO! MAS ME DIGAM O QUE MAIS GOSTAM DE COMER NO LANCHE DA ESCOLA???....MAS ACHO QUE BEBI MUITA ÁGUA E ME DEU AQUELA VONTADE DE FAZER XIXI! VENHAM ME ENCONTRAR!!!

(PISTA 4- Esconder a pista 4 atrás da caixa de descarga do banheiro feminino)

(TEXTO-QUE BOM!!! ME ENCONTRARAM DE NOVO! VOCÊS SÃO MUITO RÁPIDOS! MAS SABE O QUE EU PRECISEI FAZER? TOMAR UM BANHO PARA FICAR CHEIROSO PARA ENCONTRAR VOCÊS E DEIXEI UMA PISTA NESTE LUGAR! ONDE É?

(PISTA 5- Esconder a pista 5 dentro do box do banheiro das professoras)

(TEXTO- AGORA ESTOU LIMPINHO! ADORO CANTAR DEIXADO DO CHUVEIRO E PARA CONTINUAR A BRINCADEIRA PRECISO QUE CANTEM PARA MIM A MUSIQUINHA COELHINHO DA PÁSCOA E NÃO ESQUEÇAM DE DANÇAR!... DEPOIS DESSA DANÇA FIQUEI COM SEDE E ANTES DE CONTINUAR PRECISEI TOMAR UMA ÁGUINHA! ONDE ESTOU?)

(PISTA 6- Esconder pista 6 dentro do armário da pia onde ficam os copos)

(TEXTO-COM TANTA CORRERIA FIQUEI CANSADO... PRECISO DAR UMA CONFERIDA NA MINHA SAÚDE E VER SE NÃO ESTOU COMENDO CENOURA DEMAIS, PORQUE ESTOU MUITO BARRIGUDO! QUE LUGAR É ESSE?)

(Pista 7-Esconder pista 7 no posto de saúde no alto da parede, onde o grupo deverá descobrir uma maneira de alcançar com ajuda de uma criança pequena)

(TEXTO-COMO FALAMOS EM SAÚDE QUERO QUE FAÇAM UNS EXERCICIOS:

*DÊEM 5 PULOS COM A PERNA ESQUERDA...

*DÊEM 5 PULOS COM A PERNA DIREITA...

*AGORA QUERO 3 PULOS DE COELHO COM AS DUAS PERNAS...

*MAS ME RESPONDAM: QUE ATITUDE PODEMOS TER COM AS OUTRAS PESSOAS QUE AS DEIXEM FELIZES? COM O PAPAI, A MAMÃE, OS COLEGAS, AS PROFESSORAS...

*QUEM ESTUDA FICA MAIS ESPERTO AINDA! ENTÃO ME RESPONDAM OS MENINOS:

HAVIA 42 COELHOS EM UMA TOCA, MAS METADE DELES FOI EMBORA. QUANTOS FICARAM?

*O QUE VOCÊS SABEM SOBRE OS COELHOS?...

MAS SABEM QUE ESTOU CANSADO DE TANTO FUGIR DE VOCÊS! QUERO MESMO SABER ONDE ESTOU? FUI PEGAR UM LANCHINHO PARA LEVAR COMIGO NA VIAGEM... E SABE O QUE EU ADORO COMER??? MAS NÃO É DA CENOURA QUE EU ESTOU FALANDO...

COMO VOCÊS FORAM MUITO DEDICADOS NO JOGO, DEIXEI UMA PEQUENA LEMBRANÇA PARA VOCÊS. MAS PARA CHEGAR ATÉ ELA VÃO TER QUE ME ENCONTRAR SEGUINDO A PISTA. ADIVINHEM ONDE ESTOU???

DESFECHO FINAL DO JOGO:

(Pista 8- Colocar 1 saco vermelho grande ao lado da horta com os potes de doces e o coelho escondido embaixo coberto com TNT e 1 dentro da horta com os livros e jogos).

(TEXTO- ATENÇÃO CRIANÇADA!!! SOMENTE O COELHO PODERÁ ABRIR OS SACOS E AS PROFESSORAS É QUE AJUDARÃO A ENTREGAR OS MEUS PRESENTES!!! MAS ANTES DEIXEM O COELHINHO DAR UMA RESPIRADA POIS ELE ESTAVA DORMINDO!!! IMAGINE SÓ, DEVE ESTAR MUITO CANSADO DE TANTA CORRERIA... POR ISSO, SENTEM E ESPEREM O COELHO...

E BOA PÁSCOA PARA VOCÊS!!!



Fotos da caça ao tesouro





ABAIXO KIT ENTREGUE PARA ALUNOS DE 1º AO 4º ANO


KIT ENTREGUE PARA ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL






Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...