10 outubro 2011

PROJETO HORTA PERMACULTURAL


PROJETO HORTA PERMACUTURAL:


Oficina de preparo de pratos com legumes e verduras


Data: 05/10/11


Realizou-se no decorrer da tarde deste dia a Oficina “Valorizando a Cultura Familiar”, com o preparo de pratos a base de legumes e verduras, com apoio de mães, nutricionista, merendeira e professoras da Escola Municipal Taquaral. Participaram deste evento o Prefeito Municipal Sr. Claudio Sartori e Vice-Prefeita Marisa P. Talini acompanhados de representantes de Secretarias Municipais, professoras de Escolas da Rede Municipal de Ensino, alunos da Escola Municipal Taquaral, representantes de Clube de Mães, Idosos e Entidades Religiosas da comunidade.


A tarde iniciou com uma breve abertura do Projeto Horta Permacultural, com a leitura de uma mensagem e um vídeo apresentando a Etapa a ser realizada nesse dia referente ao preparo de receitas pesquisadas com as famílias, buscando assim a valorização das famílias no que se refere à alimentação.


Em seguida, realizaram-se quatro oficinas coordenadas pelas mães que contribuíram com a receita na pesquisa realizada com as famílias, sendo elas: Pão colorido de beterraba, cenoura, batata e espinafre, Couve-flor ao molho branco, Torta de legumes e Forma de abobrinha, todas as receitas utilizando diversos legumes e verduras.


As oficinas foram um sucesso, onde todos puderam acompanhar o processo passo a passo do preparo de cada receita, contando com as contribuições orais da Nutricionista Luciane.


Após o preparo dos pratos, deu-se seguimento ao evento com a Socialização do Projeto Horta Permacultural pelas professoras da Escola Municipal Taquaral para o público presente, dessa forma contribuindo para disseminar para a comunidade o Projeto desenvolvido na escola desde sua implantação em 2010 e no decorrer deste ano de 2011, com a exposição teórica e por meio de registros fotográficos.


Ao final do evento realizou-se o coquetel para a degustação dos pratos preparados na oficina, onde pudemos perceber que foram muito apreciados por todos.


AGRADECEMOS A TODOS PELA VALIOSA PRESENÇA NO EVENTO!





ABERTURA DO EVENTO






OFICINA 1:

PÃO COLORIDO (batata, cenoura, espinafre e beterraba)

A oficina do pão foi coordenada pela mãe Claudia Dani.






OFICINA 2: TORTA DE LEGUMES
A oficina foi coordenada pela mãe Rosmeri de Santi Borsoi





OFICINA 3: FORMA DE ABOBRINHA
A oficina foi coordenada pela mãe Noilves Rosa da Silva




OFICINA 4: COUVE-FLOR AO MOLHO BRANCO


A oficina foi coordenada pela mãe Janete K. da Silva


Foto do coquetel com os pratos preparados nas oficinas





Visualização da receita Couve-flor ao molho branco



Visualização da receita Forma de Abobrinha



Visualização da receita Torta de legumes



Visualização da receita do Pão Colorido


01 outubro 2011

PROJETO HORTA

ETAPA DE PALESTRA COM PROFISSIONAIS

Abaixo segue fotos e texto referentes à novas etapas do Projeto Horta Permacultural realizadas neste mês de Setembro/2011


PALESTRA NA ESCOLA



PROJETO HORTA PERMACULTURAL: Palestra com Técnico Agrícola

Data: 23/09/11

No dia 23 de setembro de 2011, nas dependências da Escola Centro Educacional de Ensino de 1º Grau, realizou-se uma palestra com o Técnico Agrícola Senhor Neucir Giacomin referente aos cuidados e manutenção da horta com a participação dos alunos de Pré-escola, alunos do Ensino Fundamental de 1º ao 4º ano e professores da Escola Municipal Taquaral. A palestra desenvolvida pelo técnico Neucir teve por objetivo buscar uma relação entre os conhecimentos populares das famílias dos alunos com os conhecimentos científicos sobre o tema Horta.

Para iniciar o técnico enfatizou sobre a importância de se ter uma horta tanto em casa quanto na escola pelo fato de a mesma ter vários benefícios para as famílias, como: economia na compra de legumes, verduras e hortaliças, produção de alimentos orgânicos e mais saudáveis, facilidade de acesso aos alimentos a qualquer momento, valorização do campo, entre outros. Em seguida fez-se uma explanação sobre os critérios que devem ser adotados para a escolha do local para a construção de uma horta (espaço com luminosidade, terra não compactada, sem a presença de pedras, com umidade em excesso, local próximo a casa para facilitar a manutenção e colheita, etc). Aproveitou-se também para falar sobre a forma mais adequada de distribuição dos canteiros para não sofrerem danos da chuva em excesso, o tamanho mais adequando para a construção dos canteiros, a importância da rotação de culturas na horta, bem como a forma mais correta de realizar a semeadura das verduras e legumes.

No decorrer da palestra enfatizou-se também os cuidados que as pessoas podem levar em consideração com relação às fases da lua para a realização dos plantios e semeadura das verduras e legumes, sendo que estes conhecimentos populares são trazidos ao longo da história por pessoas de mais idade e que ainda são cultuados nas famílias contemporâneas, contribuindo muito para melhoria nas qualidade da produção.

Durante a palestra o técnico agrícola sanou as dúvidas dos alunos sobre o tema horta, vindo a contribuir amplamente com o projeto Horta Permacultural e, para concluir, agendou-se uma nova etapa do projeto envolvendo uma Oficina de Semeadura de diversas culturas com os alunos da Escola Municipal Taquaral, no Viveiro Municipal localizado em anexo ao Aterro Sanitário com o objetivo de mostrar na prática como é o processo em si, acompanhamento de técnicos agrícolas da Secretaria de Agricultura/Epagri.



AULA PRÁTICA DE SEMEADURA COM ALUNOS
















PROJETO HORTA PERMACULTURAL: Como semear verduras e legumes?

Etapa de Semeadura no Viveiro com Técnico Agrícola

Data: 27/09/11

Realizamos mais uma etapa do projeto, desta vez com a semeadura de verduras e legumes no Viveiro Municipal, com palestra e acompanhamento dos técnicos agrícolas Neucir Giacomin, Arnildo Rech e Vanderlei Frigo.

Foi uma etapa muito interessante, pois as crianças puderam conhecer na prática como se dá o processo de produção das mudas que são distribuídas para as famílias no decorrer do ano.

Primeiramente apresentou-se o substrato que é colocado para o preenchimento das bandejas onde são colocadas as sementes, após mostrou-se de que forma são feitas os pequenos orifícios no substrato e, ao final, a colocação das sementes de alface, repolho, beterraba, couve-flor e brócolis.

Os alunos puderam conhecer as sementes especiais que são utilizadas nesta forma de semeadura que são sementes revestidas por uma espécies de gelatina para facilitar o manuseio da mesmas devido ao tamanho e que é dissolvida no decorrer do processo de germinação, bem como os cuidados com a irrigação para que a germinação ocorra com sucesso.

Segundo o técnico necessitam de aproximadamente 45 dias para estarem em tamanho adequado para o plantio definitivo em canteiros. É importante ressaltar que essas mudas serão distribuídas na Mostra Cultural no dia 18 de novembro pela Escola Municipal Taquaral.

Em seguida, realizamos um passeio de observação pelo Viveiro e Estufa e pudemos visualizar uma grande variedade de mudas de flores que estão sendo cultivadas para embelezamento da cidade, além de mudas de verduras, chás e plantas diversas.

Certamente foi uma experiência única para todos! Agradecemos muito pela colaboração dos profissionais na realização destra etapa do projeto.

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...