22 agosto 2011

Projeto Escola Sustentável: HORTA PERMACULTURAL

VISITA ÀS HORTAS FAMILIARES

Desenvolvemos mais uma etapa do Projeto Horta Permacultural da Escola Municipal Taquaral, com a realização de visitas às hortas de algumas famílias dos alunos.
O objetivo das visitas foi o de visualizar como são as hortas familiares, o que é cultivado, como está estruturada, como é realizada a manutenção dos canteiros, as formas de adubação, os conhecimentos das famílias a cerca das fases da lua e sua influência no plantio, entre outros e, sobretudo de valorizar a família em seu contexto.

Mais do que a visita era uma forma de valorizar a horta da família, independente de forma, tamanho, estrutura ou espécies cultivadas, principalmente diante das mudanças que a sociedade enfrenta nos modos de alimentação dos adultos e crianças. Sobretudo, é importante valorizar o cultivo de verduras e legumes de forma orgânica e em harmonia com o espaço ao seu redor no que se refere às formas de produção.

Pudemos perceber nas visitas que todas as famílias possuem uma horta e nela cultivam variadas espécies de verduras e legumes, que em suas formas de adubação prevalece o uso do adubo de origem animal, as hortas são protegidas de animais, estão localizadas próximas as residências o que facilita a manutenção das mesmas, as famílias tem por hábito uma alimentação balanceada, etc.

Foi uma tarde muito interessante e rica de informações para todos, com a troca de conhecimentos com as famílias dos alunos.

Os alunos foram recepcionados as 12:00 horas pela família do aluno Gustavo com um almoço a base de risoto, saladas, suco e pão preparado voluntariamente, com posterior início das visitas. Às 15:00 horas as crianças participaram de um lanche na casa do aluno Jean com bolos e sucos preparados pela merendeira Dione.

Ao final da tarde nos encaminhamos para a escola para realizar a colheita de repolho e alface na horta e observar os andamentos da reforma nas dependências da unidade escolar.

ALMOÇO

RECREAÇÃO


FAMÍLIA DE ALTIVO DANI


FAMÍLIA DE VALMIR KIRST



FAMÍLIA DE ADRIANI KIRST

FAMÍLIA DE ROGÉRIO DA SILVA





ESTRUTURA DA PROPRIEDADE NO TRABALHO COM O GADO LEITEIRO




FAMÍLIA DE FABIANO RABER
LANCHE E DESCANSO







FAMÍLIA DE DÉCIO FERRARI



FAMÍLIA GEMI

HORTA DA ESCOLA
COLHEITA DE CENOURAS
COLHEITA DE REPOLHO
OBSERVAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA



11 agosto 2011

SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL

"AROMATERAPIA: A INFLUÊNCIA DOS AROMAS NO COMPORTAMENTO HUMANO"

Esse é o título do projeto desenvolvido pela Escola Centro Educacional de Ensino de 1° Grau neste ano de 2011, tendo o foco a Aromaterapia.

Mais um evento envolvendo as turmas de 3º 4º e 5º anos matutino do Centro Educacional e alunos da Escola Municipal Taquaral foi realizado com o objetivo de Socialização das etapas desenvolvidas com os alunos do projeto que teve seu início em 2010 com o estudo e produção dos "Produtos Biodegradáveis" e neste ano tem continuidade.

As professoras Marli e Juliete apresentaram algumas técnicas utilizadas para se trabalhar com a Aromaterapia e como esse conceito já vem sendo cultuado desde os tempos dos nossos avós, mas sem a denominação que possui hoje, informações essas buscadas pelas professoras e alunos através de entrevistas com pessoas da comunidade Castellense.

Os alunos realizaram apresentações culturais referentes ao tema do Projeto com exposição de trabalhos produzidos por eles no decorrer do projeto.

Neste dia também pudemos participar de oficinas com todas as crianças que puderam trabalhar a questão do olfato na Aromaterapia.

Em comemoração ao Dia do Estudante as crianças tiveram cachorro-quente e atividades recreativas de socialização coordenadas pela professora de Educação Física.

Ficamos muito agradecidas pela recepção das professoras Juliete e Marli e por compartilharem seu trabalho conosco. Obrigada!


Técnica utilizada há tempos atrás com a queima em brasa de folhas de laranjeira e outras variedades para aromatizar o ambiente (abaixo)




Oficina de Produção do sabão



Apresentação de trabalhos pelos alunos

Trabalho realizado a partir de entrevista com Nona Itália sobre a Aromaterapia na época dos avós (abaixo)


Oficina "Aromas" na qual as crianças deveriam utilizar-se do olfato para identificar os cheiros


Lanche coletivo


Registro da Oficina Aromas


Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...