27 junho 2011

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS JUNINAS

Neste período em que comemoramos São João, trabalhamos diferentes estratégia com as crianças: cantigas, dramatizações, jogos e brincadeiras, registros, contagem oral e concreta, recorte, colagem, pintura, receitas, etc.
O foco central foram as habilidades lógico-matemáticas das crianças, voltando as estratégias para a contagem, o raciocínio, a quantificação e a interpretação de questões orais e escritas.
Realizamos trabalho prático na cozinha com o preparo da pipoca...
Confeccionamos o jogo do boliche com as bandeirinhas coloridas (10 cores diferentes) com o objetivo de trabalhar o jogo em si, as cores, a contagem oral, o conceito de adição e subtração, comparação de quantias, esquema corporal, coordenação e direção, entre outras.
As crianças demonstraram uma maior compreensão e assimilação dos signos e símbolos numéricos, um resultado positivo a registrar.

PINTURA, RECORTE E MONTAGEM DA ROUPA DO CAIPIRA E DA NOIVA...



COORDENAÇÃO MOTORA...
IDENTIFICAÇÃO DE SÍMBOLO E SIGNO NUMÉRICO...
NOÇÃO DE ADIÇÃO...

REPRESENTAÇÃO DE QUANTIAS...
CONFECÇÃO DAS BANDEIRINHAS DO JOGO DO BOLICHE...



REGISTRO DOS RESULTADOS...

FESTA JUNINA NO ARRAIÁ!

FESTA JUNINA COM OS CAIPIRA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS!

A tarde da sábado foi uma tarde no Arraiá das Escolas Municipais, foi um dia divertido e de valorização da nossa cultura. Crianças vestidas a caráter, salão decorado com bandeiras coloridas, famílias reunidas e mesa farta de comidas típicas de são João.

Cada escola realizou sua apresentação artística com alegria e criatividade, divertindo e alegrando a todos os presentes na Festa Junina.

O grande público presente composto de alunos, professores, pais, mães, autoridades municipais e comunidade em geral, demonstra o quanto a cultura do caipira da roça ainda é cultivada e valorizada em nosso município.

AGRADECEMOS À TODAS AS PESSOAS PRESENTES NA FESTA JUNINA E VIVA SÃO JOÃO!


APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS CULTURAIS



PÚBLICO PRESENTE
AUTORIDADES MUNICIPAIS PRESTIGIANDO O EVENTO
MESA FARTA COM COMIDAS TÍPICAS DE SÃO JOÃO!
DECORAÇÃO!
E OS CAIPÍRA DA ISCOLA DE TAQUARAR, SÔ!

20 junho 2011

ARTE COM AS MÃOS

LIVRINHO COM AS MÃOS DESENHADAS, RECORTADAS E PINTADAS

Na semana do meio ambiente trabalhamos com a pré-escola uma proposta de livrinho com o uso de suas mãozinhas. A ideia foi bem aceita por todos e iniciamos nossa criação com uma roda de conversa sobre o Meio Ambiente e seus elementos (água, terra, animais, sol, plantas, etc).

O livro foi dividido em várias etapas:
* Primeiramente utilizamos papel dobradura nas cores rosa, verde, amarelo e vermelho para desenhar as mãos de cada criança e recortar as quantias necessárias para o desenho;

* Realizamos o recorte e colagem das frases que compunham o livro em páginas individuais;

* Coletivamente selecionamos as mãos coloridas anteriormente recortadas e montamos nas frases correspondentes (com intervenção da professora);
EX: que cor eu uso para fazer "um pato a nadar"? Onde os patos nadam? Se ele está nadando o que é preciso desenhar ainda?
Procedemos dessa maneira para fazer a árvore, a borboleta, o pato e o peixe.

* Após realizamos a parte do carimbo das mãos nas folhas, no chão da sala;
As crianças buscaram as cores e com intervenção da professora carimbaram as folhas conforme as frases do livro, elaborando a capa do livro, a flor e o sol.

* Ao final, as crianças utilizaram lápis preto para desenhar seu auto-retrato na parte do livro "E EU A BRINCAR", com posterior pintura.

*Após os carimbos secarem, o livro foi organizado de forma ordenada e realizou-se a escrita coletiva dos nomes dos elementos com as crianças de forma coletiva e a profe como escriba no quadro.

APRESENTAÇÃO:
Com a produção final do livrinho, em roda, as crianças fizeram a apresentação oram do mesmo, página a página para os colegas, que foi muito interessante.













RESULTADO FINAL COM O LIVRO CONFECCIONADO
PELA ALUNA SUELEN KIRST







17 junho 2011

PROJETO HORTA ESCOLAR - "MANDALA"

O Projeto da Horta Permacultural iniciado em 2010 tem continuidade neste ano de 2011, com parceria entre escola, pais e profissionais das Secretarias Municipais.
A horta foi projetada com canteiros em forma de mandalas que a tornam mais bonita, interessante e de fácil acesso para seu manejo, seja pelas crianças ou adultos.
Neste ano damos continuidade ao projeto com a organização de novos canteiros com a participação de pais, mães, professores e alunos, com a colocação de bambus e a adubação.
O plantio de mudas de alface, beterraba, couve-flor e repolho foi realizado com os alunos no período letivo com atividades pedagógicas específicas.
Serão desenvolvidas diversas atividades com o tema central HORTA no decorrer do ano letivo envolvendo alunos, famílias, professores e profissionais da área, buscando aprimorar e desenvolver novos conhecimentos.

ABAIXO SEGUEM REGISTROS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS MESES DE MAIO E JUNHO:

LIMPEZA GERAL DA HORTA COM MÃES



COLOCAÇÃO DE BAMBUS PARA FORMAÇÃO DE NOVOS CANTEIROS EM FORMA DE MANDALAS COM PARTICIPAÇÃO DE PAIS





ENTREGA DE MUDAS DE ALFACE CULTIVADAS NA HORTA
PARA CADA FAMÍLIA

DIA DE PLANTIO COM ALUNOS





(Linguagem oral) DEPOIMENTO ORAIS DE ALUNOS SOBRE:

"A IMPORTÂNCIA DE SE CULTIVAR UMA HORTA NA ESCOLA"

(Higor Schumann) "É importante para os alunos comerem mais salada, para aprender a plantar e eu acho essa horta muito bonita em forma de mandala".

(Paola Rosa da Silva Giacomini) "Eu acho que isso é importante para todos nós, para nossa saúde, eu gosto muito de comer saladas em casa e na escola".

(Gabriel Renan Kirst) "Eu gosto de alface, repolho, cenoura, chuchu e couve-flor e eu como porque a salada é importante para os olhos, para o intestino, para o corpo e para ter uma vida saudável".

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...