31 agosto 2010

Uma ideia musical...


MUSICALIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE MÃOS DADAS NA ESCOLA MUNICIPAL TAQUARAL

Por que não juntar a musicalidade, o ritmo e a música com ideias voltadas à Educação Ambiental? Esse é o objetivo das professoras Rozinei Forquezato, Claudia Borges e Cristina Zanesco com as crianças de Educação Infantil e alunos do 1º ao 4º ano, neste período em que se aproxima a Comemoração Cívica de 7 de Setembro no nosso município.
A música é muito importante, pois contribui para a integração da criança, desenvolve a linguagem oral e corporal, a percepção e a audição, isso quer dizer que a música faz parte da cultura humana. Sabe-se que tanto na pré-escola quanto nas séries iniciais do Ensino Fundamental, trabalhar a música, o ritmo, os diferentes sons, ou seja, a musicalidade da criança, é fator primordial para seu desenvolvimento.
A música estimula as múltiplas habilidades da criança, promovendo a autoestima e abrindo espaços para novas aprendizagens. O objetivo principal do trabalho foi possibilitar a produção de sons vindos de diferentes objetos produzidos pelas próprias crianças.
Para a confecção dos instrumentos de sucata foram utilizados material reaproveitáveis, como latas, litros, potes de iogurte, tampas e bandejas de alumínio, formas plásticas de ovos, jornal, com o acréscimo de grãos de milho, feijão, pipoca, sagu, pedrisco, bolas de isopor e palitos de churrasco e papel nas cores da bandeira, pois a ideia também esteve vinculada a data cívica de 7 de Setembro que se aproxima.
Os instrumentos musicais produzidos: bateria de latas com baquetas, o reco-reco, o prato e o xique-xique, produziram sons incríveis que fizeram as crianças perceberem que até mesmo a forma de tocar o instrumento e a quantia e espécie de grãos utilizados cria uma nova variação no som e um novo repertorio.
Uma das atividades desenvolvidas foi a exploração dos instrumentos com a discussão sobre os sons produzidos por cada um deles, sendo lançados a grupos de crianças o desafio de ensaiar e apresentar aos colegas uma cantiga acompanhada com os instrumentos. Foi muito interessante ver as crianças adaptarem o som produzido por cada instrumento ao ritmo da cantiga, o que as fez perceber que são capazes de produzir sons e música com os mais simples objetos.




23 agosto 2010

"Dia do estudante..."














Uma tarde mais que especial para nossos “estudantes”!

No dia 11 de agosto, comemoramos o Dia do Estudante de maneira animada e especial nas escolas da Rede Municipal de Ensino do município. Como forma de promover uma tarde de interação/socialização e descontração entre os “estudantes” das turmas do 1º ao 4º ano foi organizada uma programação especial no Ginásio de Esportes Castellão, coordenada pelas professoras de Educação Física, sendo elas auxiliadas pelas professoras regentes, auxiliares e funcionários da Secretaria de Educação.
Foi uma tarde muito alegre e proveitosa para todos os “estudantes” que participaram de diversas atividades envolvendo jogos e brincadeiras coletivas e individuais.
Para fechar com chave de ouro foi servido um lanche especial para todos os “estudantes” presentes no evento.

E para a educação infantil...

Já para os “estudantes” das turmas de Educação Infantil, a programação especial foi realizada na semana seguinte, dia 18 de agosto, com atividades diversificadas em espaço fechado e em locais abertos, como na praça municipal e no parque em anexo.
Também para eles foi servido um lanche especial e as atividades manuais, jogos e brincadeiras contaram com o auxílio das professoras regentes, auxiliares e membros do grupo de dança municipal que contribuíram com as atividades fazendo uma maior mediação com as crianças pequenas.

O que as crianças de Pré-escola acharam da Programação...

“Achei legal porque foi muito bonito passear. Gostei mais do parquinho porque é muito colorido e tem balanços diferentes”.
(Marcelo Henrique dos Santos - 06 anos).


“Eu gostei do lanche, do suco e do parquinho”.
(Andrei de Santi Borsoi - 05 anos).


“Eu gostei de tudo porque era muito bonito... eu fiz um cachorrinho com balão”. (William Carlos Gemi – 03 anos).


“É legal o balanço... gostei do lanche”. (Suelen Kirst - 03 anos).



“Gostei de tudo, do suco, gostei do balanço que segura a barriga para não cair. Eu vou de novo!”. (Joana Rosa da Silva Giacomini – 03 anos).

01 agosto 2010






Terrário: um pedaço da natureza na sala de aula

O que mantêm plantas e animais vivos?
De onde vem a água da chuva?
Alunos do 1º ao 4º ano da Escola Municipal Taquaral buscaram essas e outras respostas em um experimento simples realizado em sala de aula.

Partindo da idéia de que a alfabetização científica deve ser prioridade para todos e que esta deve ocorrer de forma dinâmica e interessante, é que se pensou em construir com as crianças um terrário. O mesmo permite explorar, desde os primeiros anos, os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. É testando e comprovando que as crianças fazem ciência, exatamente como os cientistas.

Cada criança confeccionou um terrário, possibilitando assim que cada uma desenvolvesse todos os passos do processo de construção do mesmo. Foi possível trabalhar de forma criativa assuntos diversificados relacionados á natureza e a forma como esta se desenvolve.

COMO FAZER UM TERRÁRIO?

Fazer um terrário é uma experiência curiosa e divertida, capaz de reproduzir os fenômenos observados na natureza. Também permite acompanhar de perto o comportamento de algumas espécies animais e o desenvolvimento dos vegetais.

QUE RECIPIENTE USAR?

Para fazer um terrário, você pode usar qualquer recipiente transparente: um aquário ou mesmo um garrafão de vidro ou de plástico com 20 cm de largura já está de bom tamanho. Antes de tudo, você deverá prepará-lo para receber suas espécies de fauna e flora. Proceda da seguinte forma:



• Lave-o com água e sabão para eliminar os resíduos.

• Desinfete-o bem com álcool. Assim, depois que o terrário estiver montado, não nascerão fungos ou bactérias que possam alterar o equilíbrio do ambiente interno.


CUIDADOS EM RELAÇÃO AO SOLO:

Depois que o recipiente estiver bem limpo e seco, siga as instruções:

• Coloque no fundo do recipiente a camada de terra e cubra-a com areia.

• Para evitar que o terrário exale um mau cheiro, cubra a camada de areia com cerca de 2 cm de carvão vegetal triturado.

• Não se esqueça de colocar terra vegetal: é a camada mais importante do terrário. Ela deve ter mais ou menos 4 cm de profundidade e ser recoberta, finalmente, com uma camada fina de pó de xaxim.


QUE PLANTAS ESCOLHER?



Você pode colocar no seu terrário pequenas plantas e musgos variados. O importante é manter-se atento para que não lhes falte água e luz em quantidade suficiente.Escolha mudinhas de suas plantas prediletas, dando preferência àquelas que apreciam solo úmido e temperatura constante – pequenas samambaias, heras, musgos, avencas. Preste atenção para não quebrar as raízes na hora de plantá-las.


DICA: Pequenas folhas são indicadas: têm boa resistência e podem crescer bem.

CUIDADO: Não coloque no terrário espécies que não gostam de água, como cactos, ou plantas com raízes muito grandes.


Cada planta tem sua preferência por um tipo de solo. Assim, se você plantar uma espécie vegetal num solo que não lhe agrada, ela certamente morrerá. Essa é a primeira lição que a natureza nos dá.

CUIDADOS BÁSICOS

Para que os bichinhos e as plantas do seu terrário vivam por bastante tempo, você tem de se manter atento. Observe, por exemplo, se as espécies vegetais não estão amarelando ou murchando e se os animais permanecem em atividade.

Achar o ponto de equilíbrio entre o ambiente e os seres vivos: isto é uma lição de Ciência!

ECOSSISTEMA NATURAL

Um terrário nada mais é do que um ecossistema natural em escala reduzida. Para preservá-lo, o grande desafio consiste em distribuir no interior desse miniviveiro plantas e animais na exata proporção de seu tamanho e impacto ambiental – isto é, encontrar o ponto de equilíbrio ecológico entre os fenômenos de evaporação, condensação, impermeabilização de materiais, camadas do solo, necessidades dos vegetais e fotossíntese.
Se uma espécie vegetal começar a murchar, é sinal de que não está se adaptando a esse microssistema. O mesmo acontece com os insetos que permanecem imóveis.

Se você sentir que algo está errado no terrário, não hesite em abri-lo e devolver as espécies para o lugar de onde você as tirou. Assim, talvez elas tenham uma chance de sobreviver.

VAI CHOVER DENTRO DO TERRÁRIO

Mesmo antes de povoar o terrário com pequenos insetos, você poderá observar fenômenos interessantes. Se ficar lacrado, por exemplo, vai constatar a formação de um ciclo de chuvas. A água que penetrou nas plantas pelas raízes vai evaporar-se e formar gotículas sobre as folhas.A atmosfera criada no terrário fechado não vai conseguir absorver todo o vapor, que se acumulará nas paredes do recipiente. Quando a umidade chegar ao ponto de saturação... vai chover no terrário! A água voltará ao solo e o ciclo recomeçará.

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...